Pedido ao ministro Fachin é para usar em processo de suposto favorecimento de Lula à Odebrecht informações do inquérito que apura se PT formou organização criminosa para fraudar Petrobras.
O juiz Vallisney de Oliveira, da 10ª Vara da Justiça Federal de Brasília, pediu nesta terça-feira (8) o compartilhamento de provas e acesso às investigações do inquérito que investiga se os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva, Dilma Rousseff, políticos e integrantes da cúpula do PT formaram uma organização criminosa para desviar dinheiro da Petrobras.
O pedido foi feito ao ministro Edson Fachin, relator da Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), que não tem prazo para decidir. Além de Lula e Dilma, são investigados no mesmo caso os ex-ministros Antonio Palocci Filho, Guido Mantega, Edinho Silva e Paulo Bernardo; a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR), presidente nacional do PT; e o ex-tesoureiro do partido João Vaccari Neto.
Em março, Fachin enviou parte dessa investigação à Justiça Federal em Brasília. Agora, o objetivo do compartilhamento, solicitado ao juiz Vallisney de Oliveira pela Procuradoria da República no Distrito Federal, é usar as informações desse inquérito em um processo no qual o ex-presidente Lula, Taiguara Rodrigues (sobrinho da primeira mulher de Lula) e o empresário Marcelo Odebrecht são réus.
Nesse processo, derivado da Operação Janus, da Polícia Federal, Lula é acusado de usar seu poder e influência na época em que ocupou a Presidência para que a Odebrecht conseguisse empréstimos no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Em troca, a empreiteira teria contratado uma empresa de Taiguara. A defesa de Lula nega as acusações.
Investigadores afirmam, reservadamente, que há paralelos entre os dois casos e , com o compartilhamento de provas, o processo sobre Lula deve crescer e novos personagens podem ser incluídos.
Em setembro do ano passado, a Procuradoria Geral da República denunciou Lula, Dilma e cinco ex-ministros petistas .
O então procurador-geral Rodrigo Janot afirmou que Lula “foi o grande idealizador da organização criminosa” e os demais políticos se associaram com o ex-presidente para desviar dinheiro da Petrobras.
Fonte: Camila Bonfim - TV Globo/G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário
COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.