RNPOLITICAEMDIA2012.BLOGSPOT.COM

quarta-feira, 9 de maio de 2018

JOAQUIM BARBOSA DESISTE. EM AGOSTO, TEREMOS SEIS CANDIDATOS À PRESIDÊNCIA?

Com a negativa de Joaquim Barbosa de concorrer à Presidência da República, o espaço de uma candidatura que agrade a indecisos eleitores da centro-direita segue vago. Quem deve estar celebrando é o deputado federal Jair Bolsonaro.
A figura de um ex-juiz que se notabilizou pelo julgamento de um caso nacional de corrupção envolvendo o PT, mas que também votou a favor das cotas raciais e do Estatuto do Desarmamento no Supremo Tribunal Federal teria grandes chances de chegar ao segundo turno com o voto de uma parcela da população que quer efetivação de direitos sociais não votaria em um partido identificado com a esquerda. Afinal, uma candidatura de centro-direita, no cenário político brasileiro, tem maior chance de conter o avanço da extrema direita na disputa do primeiro turno. Alckmin, outro a se beneficiar da saída de Barbosa, tem outros grandes desafios para se firmar: precisa aumentar a aliança com outros partidos da centro-direita e direita e seu tempo de TV, mas não pode chegar muito perto de um contagioso Michel Temer.
Também não pode dar mole dentro de casa porque, pois seu ''aliado'' João Doria continua à espera de um vacilo seu para tomar seu lugar na corrida presidencial. Tem ainda o desgaste de anos administrando uma insatisfeita São Paulo e esqueletos que podem surgir com o andamento de investigações contra sua gestão ou de seus aliados mais próximos.
A saída do ex-ministro do STF limpa o caminho para Bolsonaro colher votos da direita e centro-direita como uma ''novidade'' – por mais que esteja há décadas na política e defenda a ditadura – o que é um discurso que, certamente, não exala frescor (Guilherme Boulos também é novidade, mas se coloca no outro lado do espectro político). Quem afirma que Bolsonaro atingiu o teto, com 17% (segundo a última pesquisa Datafolha), esquece que há cenários de segundo turno em que alcança 39% dos votos. Ou seja, quatro entre cada dez semoventes brasileiros, de algum modo, consideram a possibilidade de, em algum momento, votar nele.
LEIA AQUI MATÉRIA COMPLETA

Fonte: Blog do Sakamoto/UOL
Foto: Carlos Humberto/STF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.