Sobre o caso, denunciado pelo capitão Styvenson Valentim, coordenador da Operação Lei Seca, o Detran disse que a operação vem sendo tratada como prioridade, recebendo apoio, incentivo e investimentos necessários com o intuito de reduzir a violência no trânsito e preservar vidas. Segundo o Detran, o órgão inclusive já ampliou o efetivo pessoal de operações e a quantidade de viaturas, além de ter dado total autonomia e transparência a coordenação da Lei Seca.
A equipe do portal Nominuto.com tentou entrar em contato com o capitão Styveson Valentim, mas nossas ligações não foram atendidas. O possível esquema de corrupção foi informado pelo coordenador da Operação em entrevista a uma emissora de Tevê da capital.
O órgão revelou ainda que desde 24/11/2015, por decisão da atual gestão, a coordenação da operação passou a ser responsável pelo lançamento das infrações no sistema do Detran, possibilitando assim que não haja qualquer interferência externa no serviço.
Durante a entrevista, o militar revelou que 72 autos de infração desapareceram do sistema do Detran. “O Detran não está completando a punição como deveria ser, a lei não está sendo cumprida e isso têm gerado impunidade”, destacou.
Sem o auto de infração é como se o motorista nunca tivesse sido flagrado por dirigir sob efeito do álcool. Ainda durante a entrevista, o capitão desabafou. “Isso prejudica nosso trabalho porque causa uma sensação de impunidade. Em uma mesma blitz uma pessoa que está conduzindo uma motocicleta Pop é condenada a pagar a multa, mas o motorista de uma Mercedes acaba se isentando”, critica.
Diante da denúncia, o órgão comunicou que possíveis servidores envolvidos em esquema de corrupção já foram afastados dos cargos. “A direção-geral já afastou servidores do setor em questão e abriu sindicância administrativa para investigar e punir, de acordo com a legislação em vigor, caso haja comprovação de prática de irregularidade por qualquer servidor do órgão”, revela o comunicado do Detran.
O Departamento Estadual de Trânsito ressaltou ainda que para a cassação da CNH ou suspensão do direito de dirigir, é preciso que o processo seja concluído, respeitando os trâmites legais.
Fonte: Gláucia Lima
Nenhum comentário:
Postar um comentário
COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.