MENU

RN POLITICA EM DIA 2012 ENTREVISTA:

A DURA CRÍTICA DA PRESIDENTE DO PODEMOS A MORO, APÓS O ABANDONO

Nesta quinta, o partido soube pela imprensa que seu pré-candidato já andava acompanhado por outras figuras, em um novo partido, o União Brasil.

Presidente nacional do Podemos, Renata Abreu não perdoou Sergio Moro pela rasteira desta quinta. O ex-ministro de Jair Bolsonaro se filiou ao partido, passou semanas montando um projeto presidencial e fazendo a turma do Podemos acreditar que a corrida ao Planalto, com uma campanha baseada em propostas, seria possível.

Nesta quinta, o partido soube pela imprensa que seu pré-candidato já andava acompanhado por outras figuras, em uma nova sigla mais endinheirada, o União Brasil. A cooptação, sem qualquer aviso ou mensagem de despedida — sem consideração, mesmo –, doeu. E Renata Abreu foi sutil ao bater no ex-aliado, ao falar de sua falta de firmeza nas conversas políticas.

Na nota em que divulgou há pouco, ela disse que o partido seguirá atrás de um nome “que olhe nos olhos sem titubear”. Essa era a principal crítica dos políticos a Moro. Não conseguir conversar “olho no olho”.

“Seguiremos focados para apresentar aos brasileiros e brasileiras uma alternativa que olhe nos olhos sem titubear. E que, com firmeza de propósitos, nunca desista de sonhar. Porque, sim, juntos podemos mudar o Brasil”, diz Renata.

Para a presidente do Podemos, Moro desistiu de sonhar.

Fonte: Robson Bonin/Veja

Foto: Podemos/Divulgação

SÉRGIO MORO DESISTE DE CANDIDATURA À PRESIDÊNCIA "NESTE MOMENTO"

Ex-juiz se filiou ao União Brasil nesta quinta (31) e disse que será "um soldado da democracia para recuperar o sonho de um Brasil melhor.

Veja Vídeo AQUI

O ex-juiz Sergio Moro desistiu nesta quinta-feira (31) da sua pré-candidatura à Presidência da República “neste momento”. Mais cedo, ele havia assinado a ficha de filiação ao partido União Brasil.

Moro se reuniu com dirigentes da sigla em um hotel na capital paulista hoje para cravar sua decisão. A movimentação para a mudança já havia sido informada pela âncora da CNN, Daniela Lima, após uma reunião entre Moro e Luciano Bivar, presidente nacional do União Brasil.

O União Brasil, partido que foi originado da fusão do PSL com o DEM, mantém diálogos com o PSDB, de João Doria (pré-candidato ao Planalto) e o MDB (que tem Simone Tebet como pré-candidata) para buscar uma candidatura única alternativa ao presidente Jair Bolsonaro (PL) e ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Filiação e incômodo ao Podemos

Moro se filiou ao Podemos em 10 de novembro de 2021 já com ares de que disputaria a campanha presidencial pela sigla. Na ocasião, ele defendeu o legado do combate à corrupção pela Operação Lava Jato, que o projetou nacionalmente devido a sua atuação como juiz federal, e criticou o governo de Jair Bolsonaro (PL), que integrou como ministro da Justiça e Segurança Pública. por 15 meses.

Nas últimas pesquisas eleitorais, o ex-ministro vinha empatando com o pré-candidato pelo PDT, Ciro Gomes, nas posições atrás do ex-presidente Lula (PT) e de Bolsonaro, que assumiram a dianteira das intenções de voto.

A CNN realizará o primeiro debate presidencial de 2022. O confronto entre os candidatos será transmitido ao vivo em 6 de agosto, pela TV e por nossas plataformas digitais.

Fonte: Marcio Tumen Pinheiro/CNN

SÃO FRANCISCO/PB: PESQUISADORES BUSCARAM INTENÇÃO DE VOTO PARA O PLEITO 2022 E APROVAÇÃO/REJEIÇÃO DO GOVERNO MUNICIPAL

Durante todo o dia de hoje, pesquisadores estiveram visitando domicílios da cidade paraibana de São Francisco, aferindo a pretensão destes de em quem votaram no embate eleitoral de 02 de outubro vindouro.

Também foi avaliado a administração do atual gestor e sua equipe.

Aproveitou-se para verificar como anda a intenção de voto para o pleito de 2024, que apesar de faltar aproximadamente 30 meses, já começa a ser mexida as peças dos tabuleiros, com as inclinações das lideranças politicas no que tange o apoio de candidatos na eleição deste ano. Neste quesito, analisou-se questão espontânea; estimulada e de rejeição.

LUÍS GOMES: MUNICÍPIO RECEBEU PESQUISADORES NO DIA DE HOJE

A cidade de Luís Gomes, no oeste potiguar, fronteiriço com o estado da Paraíba, recebeu uma equipe de pesquisadores, que sondaram a população sobre diversos itens.

O objetivo primordial, foi traçar o cenário visando o pleito vindouro. Os dados obtidos têm cunho de consumo interno e não serão divulgados.

Outro ponto abordado, diz respeito a administração municipal. Os luisgomenses opinaram sobre como veem a gestão Carlos Augusto de Paiva, "Tututa" ,que foi eleito com 57,15% dos votos validados.

O município tem 7.182 eleitores e no último embate municipal, teve abstenção de 16,49%; votos nulos 5,72% e 1,45% de votos em branco. Ou seja, 23,66% dos eleitores não escolheram nenhuma dos três nomes que concorreram ao executivo municipal. mais de 1 em cada 5 votantes.

Também foi aferido, um comparativo entre a gestão atual e a administração anterior, que tinha Mariana Fernandes como prefeita.

Apesar de se ter uma eleição este ano e faltar 30 meses para o pleito municipal, questionou-se os entrevistados, sobre quem gostariam de ter como prefeito em 2024, com perguntas espontânea; estimulada e de rejeição.

Este pesquisa, no tocante aos índices de 2022, fazem parte de um painel que está sendo confeccionado, composto por 06 municípios, que incluem Luís Gomes; Paraná, Tenente Ananias; Major Sales; Riacho de Santana e José da Penha. Somente estas duas últimas ainda não receberam as equipes de pesquisadores.

LEITE ADMITE VONTADE DE SER PRESIDENTE: "JÁ FUI PREFEITO E GOVERNADOR"

O governador do Rio Grande do Sul Eduardo Leite (PSDB), que anunciou na segunda-feira (28) que irá renunciar ao cargo, disse hoje durante o UOL News que, como qualquer político, gostaria de ser presidente da República, mas que não coloca "aspiração pessoal acima da vontade de contribuir com o país".

"Eu já fui prefeito e governador. É evidente que todos têm esse pensamento de poder ocupar um espaço de protagonismo, mas não é simplesmente isso que me move, porque não é sobre um projeto pessoal. Eu gostaria de ser o presidente da República, sim, mas tudo isso é muito dinâmico dentro da política"

Ao citar o que se propõe a fazer no PSDB, Leite afirma que quer ajudar o partido a ajudar o país. "Se eu quisesse simplesmente ser candidato, me foi ofertado um caminho pelo Kassab (PSD), mas ele foi sensível para entender por que eu continuaria onde estou. Atuo desde os 19 anos na vida pública. Fui vereador, secretário municipal, não preciso ter comparação com nenhuma outra figura política". 

Questionado se seis meses seriam suficientes para a viabilização de um terceiro nome à candidatura para a Presidência, o governador do Rio Grande do Sul disse acreditar que sim. "O Brasil está cheio de exemplo e eleições com candidaturas que estavam bem atrás em pesquisas e acabaram vencendo. Eu mesmo sou exemplo disso. Como prefeito eu era o quinto lugar e ganhei no segundo turno. Essa análise de pesquisas sobre a situação atual acaba sendo até simplória". 

Leite ressaltou ainda que não dá para assistir essa eleição como se ela fosse só mais uma, já que ela define bem mais do que os quatro anos do país. Além disso, citou que é preciso ter todos os esforços com os partidos que estão no centro democrático para haver opções na mesa.

LEIA MATÉRIA COMPLETA AQUI

Fonte: UOL

ALEXANDRIA: MORADORA DA COMUNIDADE DA ILHA SOFRE QUEDA EM LAMAÇAL E ENVIA NOTA AO BLOG SOBRE ESTRADA DA ILHA

A moradora da comunidade de Ilha de Baixo, Maria da Conceição da Silva Curioso, que na noite de ontem sofreu uma queda no lamaçal que transformou-se o trecho onde a secretaria de obras fez um reparo.

Abaixo, o comentário da moradora:

"Como residente próximo ao trecho em questão, afirmo a informação postada que a situação é péssima com relação a passagem. Pedimos que as medidas cabíveis sejam tomadas para que possamos assim trafegar de maneira que não tenhamos o perigo de nos acidentar, pois corremos esse risco. Então desde já, agradecemos pela providência da obra, que se faça o mais rápido possível para darmos acesso a todos que dela depende para estudar, trabalhar ou simplesmente chegar até sua casa. Agradeço aos responsáveis"

Mais uma vez, recorremos a secretaria de obras que seja sensível ao apelo dos moradores da Ilha.

GERALDO ALCKMIN É UM VICE DE FACHADA, DIZ MORO

Para o ex-juiz, "tem que se perguntar, por exemplo, ao ex-governador de SP, o que ele pensa das propostas econômicas que estão sendo feitas pelo Lula".

Sergio Moro (foto) disse nesta terça-feira (29), em entrevista coletiva na Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ), que Geraldo Alckmin é “um vice de fachada que contraria suas próprias declarações”. 

Alckmin é ex-governador de São Paulo e pode ser anunciado como vice de Lula nas próximas semanas. 

“Tudo que ele falou no passado, em campanhas anteriores. Se colocou como anti-Lula, denunciando a corrupção do PT de forma tão veemente, como pode agora estar segurando como vice? Isso não implicou em uma mudança do discurso do principal componente da chapa do Lula”, disse.

Segundo Moro, Lula continua falando em rever as reformas que foram feitas e as privatizações.

“Então, a presença de um vice de fachada não mudou o quadro. Se o vice tivesse um papel real ali, mas não vejo isso. Tem que se perguntar, por exemplo, ao Alckmin, então, o que ele pensa das propostas econômicas que estão sendo feitas pelo Lula, o que ele pensa sobre a roubalheira que aconteceu no governo do PT? Para ver se ele tem autonomia e independência para estar compondo uma chapa, o que ele pensa”, afirmou o pré-candidato.

Fonte: O Antagonista

Foto: Adriano Machado/Crusoé

MORAES É "SUJEITO MEDÍOCRE QUE DESONRA O STF", DIZ DANIEL SILVEIRA

Deputado bateu de frente contra o ministro, que impôs ao parlamentar o uso de tornozeleira eletrônica. 

O deputado bolsonarista Daniel Silveira foi ao plenário da Câmara nesta terça para bater de frente com o ministro Alexandre de Moraes, do STF.

O ministro determinou a Silveira que ele volte a usar tornozeleira eletrônica, depois de desrespeitar ordens do Supremo para não ter contato com outros investigado no inquérito das milícias digitais na Corte.

“Sujeito medíocre que desonra o STF adotou medidas protetivas contra este parlamentar. Acontece que monocraticamente, e por força do Judiciário, isso não cabe”, diz Silveira.

Para Silveira, o ministro extrapolou suas funções ao adotar a medida contra ele. “Alexandre de Moraes não tem notório saber jurídico. Acontece que Moraes afronta o Poder Legislativo. Não respeita a Constituição”, disse o deputado.

Fonte: Robson Bonin/Veja

Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

MAJOR SALES: PESQUISA AFERIU INTENÇÃO DE VOTO E APROVAÇÃO/REJEIÇÃO DO GOVERNO MARIA ELCE

Pesquisadores visitaram populares na cidade de major Sales, para traçar o perfil político-administrativo daquela cidade oestana.

Governada por décadas por um único bloco político, a cidade tem aproximadamente 3 mil eleitores. No último pleito, a abstenção chegou a 13,21% e os votos brancos e nulos, alcançaram, 4,96% e 2,08%. ou seja,  pouco mais de 79% do contingente eleitoral escolheu um dos candidatos a prefeito.

Além de questionar a população sobre a intenção de voto para 2022, (que tem o objetivo de consumo interno, ou seja, não será veiculado, somente para readequação de projetos futuros), os pesquisadores sondaram os majorsalenses, como avaliam a gestão Maria Elce e o panorama para a longuíqua eleição municipal que ocorrerá em 2024. Neste caso, questões espontânea; estimulada e de rejeição.

Esta pesquisa faz parte da confecção do painel de número 04, que está sendo realizado no município. Além de Major Sales; este levantamento conta com os índices dos municípios de José da Penha; Luís Gomes; Paraná; Riacho de Santana; Tenente Ananias

ALEXANDRIA: ESTRADA DA ILHA DE BAIXO QUE TINHA RECEBIDO REPARO, VOLTA A FICAR INTRANSITÁVEL

Recebemos novas fotos no dia de hoje, da estrada de acesso ao Rancho do Vaqueiro e dezenas de residências na comunidade da ilha de baixo, que havia recebido conserto da prefeitura de Alexandria, na última sexta-feira.

Hoje, após as chuvas que caíram no município, voltou a ficar muito difícil de trafegar. o lamaçal está muito maior do que o dia em que veiculamos matéria. VER AQUI

É bem verdade, que o período de inverno, todo reparo é facilmente em vão. Contudo, no local, segundo moradores, paliativo não resolve. Necessário se faz que haja a colocação de manilhas ou assemelhados para que a água possa escorrer e não crie poças d'água no local.

"O barro que colocaram aqui, criou um a espécie de "liga" que dará muito trabalho para retirar. Ficou muito mais difícil para os moradores que residem após o local e para os estudantes, já que o ônibus terá dificuldade de transpor o lamaçal que se criou. Seria necessário um material que não gerasse o caos que o barro gerou", afirmou.

PARANÁ/RN: GOVERNO JOSIENE GOMES TEM 81,89% DE ACEITAÇÃO POPULAR

Na primeira oportunidade em que disputou um cargo eletivo, a empresária Josiene Gomes da Silva Andrade venceu o pleito.

Herdeira política do saudoso José Gomes da Silva, ex-prefeito da cidade potiguar de Paraná, no Oeste do RN entre 01/01/1989 à 16/11/1991, Josiene Gomes, chega aos 15 primeiros meses de gestão, mostrando que ganhou a confiabilidade da população paranaense.


Pesquisa de opinião pública realizada na última quinta-feira (24), mostrou que 81,89% dos paranaenses, aprovam a administração municipal.

Este índice divide-se em 34,48% que avaliaram como sendo "ÓTIMO", o modelo administrativo implantado pela prefeita Josiene Gomes e 47,41% que analisam como "BOM", a forma de gerir o município de Paraná.

Já 12,93% dos entrevistados, veem a gestão como "REGULAR".

Em contrapartida, 3,44% rejeitam veementemente a administração municipal. Este percentual conta com 2,58% que compreendem que a administração é "RUIM" e 0,86% que observam ser o governo municipal, "PÉSSIMO".

Não souberam ou preferiram não responder, 1,72% dos ouvidos.

A pesquisa ouviu 232 pessoas nas zonas rural e urbana. Número que equivale a 5,70% do contingente eleitoral do município, que é de 4.069 eleitores. A margem de erro é de 1,48%.

FÁTIMA AINDA LIDERA PESQUISAS... ESPEREMOS 60 DIAS


Uma pesquisa de opinião pública que ouviu 1.200 pessoas em todas as regiões do estado do Rio Grande do Norte, mostra uma larga diferença entre a atual governadora, Fátima Bezerra, do Partido dos Trabalhadores, em relação a outros nomes que podem vir a compor chapa ao governo potiguar. Particularmente, acredito piamente que os índices mostrados refletem a realidade de momento. Entretanto, não tenho a menor dúvida, que seja qual for o nome que venha a disputar com a petista, fatalmente no prazo de 60 dias, estará á frente da mandatária norte-rio-grandense.

Fátima Bezerra, além de está fazendo um trabalho medíocre, muito ruim como gestora, sem uma só grande obra, é péssima no tocante a votos. Venceu em 2018, um verdadeiro "pato morto" que era Robinson Faria. 

O "grande" feito de Fátima Bezerra foi pagar os salários da educação, que irresponsavelmente o seu antecessor deixou. o que é dever de quem quer que venha ocupar a chefia do executivo, e tenha o governante anterior, deixado dívidas com funcionalismo.

Enquanto a aliada de Lula tem 36,5% da intenção de votos, conforme a pesquisa, Ezequiel Ferreira, atual presidente da assembleia legislativa, aparece com 6,2%, ocupando o 3º lugar. Entre estes, o capitão Styvenson Valentim, surge com 7,4%.

Tenho observado que uma grande fatia da população não conhece Ezequiel Ferreira. E, após um trabalho de divulgação de quem é Ezequiel, o nome dele ecoará nos quatro cantos do estado, e fatalmente tomará o "pódio" da corrida eleitoral do RN.

E olha que na falta de bons nomes, o de Ezequiel é o menos ruim... o RN está carente de políticos com vontade e disposição. Nos últimos pleitos, temos amargado a péssima qualidade de governantes.

Infelizmente...

APÓS DETERMINAÇÃO DE BOLSONARO, PL DESISTE DE AÇÃO CONTRA LOLLAPALOOZA

Partido pediu o arquivamento do caso.

O PL desistiu da ação em que o ministro Raul Araújo, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), proibiu o que chamou de "manifestação de propaganda eleitoral ostensiva" no festival Lollapalooza. Conforme relevado pelo colunista do GLOBO Lauro Jardim, foi o presidente Jair Bolsonaro, que é filiado ao partido, quem determinou que a legenda desistisse do pedido. A petição é curta, e o PL se resume a, "respeitosamente, requerer a desistência da ação, com consequente arquivamento do feito", sem dar maiores detalhes.

A decisão de Araújo não tinha sido bem recebida por outros integrantes do TSE. A medida também tinha provocado uma reação do presidente do tribunal, Edson Fachin. Ele disse que submeteria o processo ao plenário assim que o caso fosse liberado por Araújo, que é relator da ação, para ser pautado.

— Assim que o relator [Raul Araújo] liberar para a pauta, irei incluir imediatamente. A posição do Tribunal será a decisão majoritária da Corte, cujo histórico é o da defesa intransigente da liberdade de expressão — disse Fachin antes de o PL anunciar a desistência da ação.

A determinação de Araújo foi dada durante o fim de semana. Ele alegou que os artistas do festival de música, que terminou ontem em São Paulo, fizeram "comentários elogiosos" ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e "pediram expressamente que a plateia presente exercesse o sufrágio em seu nome, vocalizando palavras de apoio e empunhando bandeira e adereço em referência ao pré-candidato de sua preferência".

O PL acionou a Corte no sábado, após a cantora Pabllo Vittar levantar, durante o seu show, uma bandeira com a foto de Lula. O ministro também estabeleceu uma multa de R$ 50 mil por cada ato de desrespeito à decisão. A empresa T4F Entretenimento, organizadora do festival, recorreu na noite de domingo. No mesmo dia, o relator deu 24 horas para o PL se manifestar a respeito do recurso.

Mais cedo, antes da desistência da ação, a advogada Caroline Lacerda, do PL, havia avaliado que, mesmo com o fim do festival, a ação contra o Lollapalooza ainda deveria ser julgada pelo plenário do TSE, para analisar alguns pontos que poderão se aplicar a outros casos futuros. Ela também disse que sua equipe estava orientando artistas simpáticos a Bolsonaro a não se manifestarem a favor de sua candidatura, lembrando, por exemplo, que a lei eleitoral proíbe showmícios.

LEIA MATÉRIA COMPLETA AQUI

Fonte: Agência O Globo/Último Segundo

Foto: Redes Sociais

MEC: POLÍTICOS PEDEM INVESTIGAÇÃO E COBRAM EXPLICAÇÕES DE RIBEIRO

Exoneração do comando do MEC nesta segunda-feira ocorre após denúncias de ilegalidades envolvendo distribuição de verbas da pasta.

Após a saída de Milton Ribeiro do comando do Ministério da Educação , parlamentares se manifestaram pela continuidade das investigações e cobraram explicações sobre as denúncias envolvendo um suposto esquema de liberação de verbas a prefeituras indicadas por dois pastores que não possuem cargo na pasta.

Ribeiro foi exonerado do cargo nesta segunda-feira após pedir demissão. Em carta entregue ao presidente Jair Bolsonaro mais cedo, afirmou que estava se afastando devido a um senso de "responsabilidade política e patriotismo". Ele é o quarto ministro a cair da pasta durante o atual governo.

Líder da oposição no Senado, o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) afirmou que "a saída do Ministro da Educação não será aceita como tentativa de livramento das responsabilizações cabíveis".

"A partir de agora entendemos que é dever do parlamento cobrar investigações minuciosas desse, que já é um dos maiores escândalos de corrupção do Brasil. Hoje vamos pedir a instalação de uma CPI no Senado para investigação do BOLSOLÃO do MEC!", publicou.

O deputado federal Luis Miranda (Republicanos-DF) escreveu que a exoneração "não altera que ele deve explicações ao povo brasileiro", além de dever esclarecer o áudio em que afirma serem indicações de Bolsonaro, conforme publicado pelo jornal Folha de S. Paulo.

A senadora Leila do Vôlei, que deve se filiar ao PDT esta semana, também afirmou que Ribeiro deve explicações bem como esclares a participação do presidente da República na indicação dos pastores que comandavam as operações ilícitas.

A deputada Joenia Wapichana publicou que "os crimes precisam ser apurados e os envolvidos responsabilizados". "A EDUCAÇÃO é uma prioridade e vamos defendê-la!", postou.

A deputada Talíria Petrone (PSOL-RJ) chamou Ribeiro de "fundamentalista" e cobrou apurações. "Não podemos esquecer que ele e os pastores envolvidos no esquema ainda precisam ser investigados!", disse.

Fonte: Agência O Globo/Último Segundo

Foto: Catarina Chaves/Ministério da Educação

BOLSONARO DÁ ENTRADA EM HOSPITAL DE BRASÍLIA APÓS SE SENTIR MAL

Presidente teve refluxo e desconforto abdominal na noite desta segunda-feira (28/3) e deu entrada no HFA.

O presidente Jair Bolsonaro (PL) passou mal na noite desta segunda-feira (28/3) e foi encaminhado ao Hospital Forças Armadas (HFA). Ele teve indisposição, dores na barriga e refluxo. Bolsonaro foi atendido por uma equipe médica do Palácio do Planalto e em seguida encaminhado para o HFA, onde passa por uma bateria de exames.

As suspeitas dos profissionais são de que o presidente esteja com um novo quadro de obstrução intestinal. O chefe do Executivo era aguardado para a cerimônia de filiação de dois de seus ministros — Tarcísio Gomes de Freitas (Infraestrutura) e Damares Alves (Família, Mulher e Direitos Humanos) ao Republicanos, mas, devido ao mal-estar, não compareceu. Um parlamentar governista afirma que o presidente sentiu dores abdominais e foi ao HFA fazer novos exames.

Em janeiro, Jair Bolsonaro ficou dois dias internado no Hospital Vila Nova Star, na Zona Sul de São Paulo, devido a uma obstrução no intestino. Na ocasião, o médico que acompanha o presidente desde 2018, Antônio Luiz Macedo, disse que o problema tinha sido provocado por um camarão não mastigado corretamente. Desta vez, assessores palacianos afirmaram que Bolsonaro consumiu camarão novamente, há cerca de dois dias.

Por volta das 23h20, o chefe de segurança de Bolsonaro entrou no HFA, mas deixou o local sem o presidente.

Bolsonaro passava mal desde domingo (28/3)

Segundo informações apuradas pelo Correio, Bolsonaro já estava se sentindo mal desde o domingo (28/3). O presidente discursou em um evento do Partido Liberal (PL), na manhã de domingo, no centro de Convenções, em Brasília. Ele já estava se sentindo mal na ocasião e teria até mudado a ordem de apresentação do evento por conta do mal estar.

Fonte: Luana Patriolino e Deborah Hana Cardoso/Correio Braziliense

Foto: Ed Alves/Correio Braziliense

AUTOR DE DECISÃO QUE PROIBIU MANIFESTAÇÕES NO LOLLAPALOOZA, RAUL ARAÚJO É CONDECORADO NO TSE

Ele e mais 27 pessoas receberam medalhas pelos serviços prestados à Justiça Eleitoral.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) condecorou nesta segunda-feira 28 pessoas, entre elas o ministro Raul Araújo, autor da decisão de proibir o que ele chamou de "manifestação de propaganda eleitoral ostensiva" no festival Lollapalooza. Ele determinou a medida a pedido do PL, partido do presidente Jair Bolsonaro. A legenda, porém, já protocolou na noite desta segunda-feira uma petição anunciando a desistência da ação.

Mais cedo, o presidente do TSE, Edson Fachin, disse que submeteria o processo ao plenário assim que o caso fosse liberado por Araújo para ser pautado. Fachin também tinha indicado ser contra a decisão do colega, ao destacar que a Corte tem um histórico de "defesa intransigente da liberdade de expressão". O presidente do TSE participou da cerimônia de condecoração, mas quem deu a medalha a Araújo foi outro ministro do tribunal: Sérgio Banhos.

Raul Araújo foi condecorado com o "Grau Grande Oficial". Ele é ministro substituto do TSE e um dos responsáveis por analisar ações de propaganda eleitoral. Outros ministros substitutos e titulares também receberam medalhas. Segundo a Corte, as condecorações são dadas a personalidades que se destacaram por prestar serviços relevantes à Justiça Eleitoral em suas áreas de atuação.

Raul Araújo nasceu em Fortaleza em 1959 e se formou na Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará. Em 2010,a partir de uma lista tríplice elaborada pelo próprio Superior Tribunal de Justiça (STJ), ele foi indicado pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva para integrar a Corte, tendo seu nome posteriormente aprovado pelo Senado. Antes de ser ministro, ele foi promotor de Justiça, procurador-geral do Ceará, e desembargador do Tribunal de Justiça do Ceará.

O TSE é composto de sete ministros titulares e sete substitutos. Parte de seus componentes são oriundos do STJ, que acumulam as duas funções. Assim, Araújo é ministro substituto desde novembro de 2020.

LEIA MATÉRIA COMPLETA AQUI

Fonte: André de Souza/O Globo

Foto: Reprodução

PSDB E EZEQUIEL MOSTRAM FORÇA E VÃO FAZER EVENTO GIGANTE QUINTA-FEIRA NO VERSAILLES

Com participação de deputados, prefeitos e lideranças de vários municípios do Rio Grande do Norte, o PSDB do RN vai promover o evento “Como será o mundo influenciado por você?”, na quinta-feira (31), às 9h no Versailles Recepções.

Os influencers Tiago Dionísio e Leila Maia serão atrações com painéis sobre a importância da política para os jovens e novos nomes.

O evento tem apoio do PSDB Nacional.

Personalidades e novos nomes vão assinar a ficha do partido, que é presidido no Rio Grande do Norte pelo deputado Ezequiel Ferreira.

O pré-candidato à presidência do PSDB, o governador de São Paulo, João Dória também vai participar através de vídeoconferência.

A nominata do PSDB para deputado estadual terá 25 nomes, com 15 pelo menos com votações expressivas e chances de vitória.

Fonte: Blog do BG

MAJOR BRILHANTE DEIXA ALEXANDRIA E PASSA A COMANDAR A 6ª COMPANHIA INDEPENDENTE DE APODI

A população de Apodi clamou durante muito tempo, pelo retorno o Major Brilhante Filho para aquela cidade. E, a partir de ontem (29), o militar passou a comandar a 6ª Companhia Independente de polícia militar sediada naquela cidade.

Brilhante tem uma longa história em terras Apodienses, assim como em dezenas de cidades potiguares, onde trabalhou.

Reconhecidamente um dos maiores policias militares da história da briosa PMRN, Inácio Brilhante de Araújo Filho construiu uma carreira de sucesso, diante da bravura com que enfrenta a criminalidade.


Na cidade de Apodi, um dos grandes marcos da brava carreira militar, deu-se quando enfrentou bandidos que assaltaram o Banco do Brasil de Apodi, em 2013, deixando a agência quase de completamente destruída, pelo uso de explosivos.

“Tenho boas lembranças e muitos amigos aqui em Apodi, como tenho em diversas cidades do meu querido Rio Grande do Norte. Minha missão é servir aos potiguares e assim continuarei minha luta, defendendo meu estado e seu povo", disse ao blog RN POLÍTICA EM DIA, o Major Brilhante, que deixa a cidade de Alexandria e parte do Alto oeste órfão, com sua saída.

PAU DOS FERROS: HOMEM É ATROPELADO E MORRE NA RUA SÃO JOÃO

Logo no início da noite de hoje (segunda-feira, 28), um atropelamento corrido na Rua São João, na cidade de Pau dos Ferros, ocasionou a morte de um homem conhecido por "Neto de Greu".

Conforme informações, o homem caminhava por aquela rua, quando foi colhido por um veículo não identificado, que após o acidente evadiu-se do local, sem prestar o socorro devido.

O cidadão que é muito conhecido na cidade, ainda chegou a ser socorrido pela viatura do SAMU, mas não resistiu a gravidade dos ferimentos e veio à óbito logo após. A vítima era dependente do álcool e por vezes deitava-se no meio das ruas.

MILTON RIBEIRO PEDE EXONERAÇÃO DO MEC EM MEIO AO ESCÂNDALO DO GABINETE PARALELO

A decisão ocorre dias após as primeiras revelações sobre a influência de pastores na liberação de verbas do MEC.

O pastor Milton Ribeiro pediu exoneração do cargo de ministro da Educação nesta segunda-feira 28, em meio a revelações sobre a atuação de um gabinete paralelo na pasta. Falta o presidente Jair Bolsonaro acatar a solicitação.  

A decisão ocorre em meio a revelações sobre o protagonismo de dois pastores na liberação de recursos do MEC, em uma espécie de gabinete paralelo. Na semana passada, o jornal Folha de S.Paulo divulgou um áudio que confirma a influência de líderes religiosos sobre o repasse de recursos.

Na gravação, Ribeiro admite priorizar, a pedido de Bolsonaro, o envio de verbas a prefeituras indicadas por Gilmar Santos e Arilton Moura, da Convenção Nacional de Igrejas e Ministros das Assembleias de Deus no Brasil.

“Foi um pedido especial que o presidente da República fez para mim sobre a questão do [pastor] Gilmar”, disse Ribeiro em reunião com prefeitos e os dois líderes religiosos. “Minha prioridade é atender primeiro os municípios que mais precisam e, em segundo, atender a todos que são amigos do pastor Gilmar.”

Em carta entregue ao ex-capitão e publicada nesta segunda 28 pelo G1, Ribeiro diz ter “plena convicção que jamais realizei um único ato de gestão na minha pasta que não fosse pautado pela correção, pela probidade e pelo compromisso com o erário”.

“Levando-se em consideração os aspectos já citados, decidi solicitar ao Presidente Bolsonaro a minha exoneração do cargo, com a finalidade de que não paire nenhuma incerteza sobre a minha conduta e a do Governo Federal, que vem transformando este país por meio do compromisso firme da luta contra a corrupção”, diz ainda o texto.

LEIA MATÉRIA COMPLETA AQUI

Fonte: Carta Capital

Foto: Evaristo Sá/AFP

PARANÁ/RN: SECRETÁRIO DE COMUNICAÇÃO RESPONDE AO BLOG SOBRE MATÉRIA RELATIVA A ESGOTO A CÉU ABERTO

O secretário Lindomar Libânio, titular da área de comunicação do governo municipal da cidade pestana de Paraná, entrou em contato com o RN POLÍTICA EM DIA, e afirmou que a gestão Josiene Gomes tem conhecimento  do problema que enfrenta a população do Conjunto Alto Bela Vista.

Disse Lindomar Libânio:
 
Meu caro Mozart Maranhão, inicialmente faço meus cumprimentos e quero dizer que tenho respeito e apreço pelo seu trabalho, inclusive sempre concedendo espaço para a retórica.

Quanto aos problemas de infraestrutura no citado bairro, informo que a gestão reconhece esses problemas existenciais e, como bem disse a prefeita Josiene Gomes, existe um projeto de melhorias daquela área que contempla a pavimentação do local.

Agradeço a atenção. O meu abraço cordial. Lindomar Libanio, Sec. Comunicação - Paraná/RN.

NOTA DO RN POLÍTICA EM DIA

É exatamente desta forma, como portou-se o secretário de comunicação, Lindomar Libânio e a prefeita Josiene Gomes, que deve-se portar o ocupando de cargo público, que, representa a administração.

Que a educação, ausente na postura de um determinado membro da administração atual, tenha sido um momento único, e que não se repita.

NUMA CIDADEZINHA ACOLÁ... SERIA O "PREPARO" PARA A TRAIÇÃO?

Todos sabem que na pré-campanha de 2020, um determinado "primeiro-cavalheiro", esteve reunido com o candidato contrário a sua candidata, para se negociar o apoio do grupo da então gestora ao opositor.

Ou seja, já se ensaiou um bote, que pode também ser chamado de golpe...

Mas, o angu desandou, talvez, um lapso de consciência tenha pairado na cabeça do então consorte, que mudou de ideia... deixo quieto.

Hoje, estava em um ambiente público, quando soube que nova reunião ocorreu dias atrás, mas parecesse que também não agradou a gregos e troianos... se bem que ainda tem tempo para um acordo pensando em 2024.

Só que em 2024, muito diferente de 2020 e 2022, a história será outra. A esposa de uma das partes tem total; amplo; completo e interesse em voltar ao poder...

Mas a outra banda, para isso, precisa de uma ajuda, hoje, agora, para 02 de outubro vindouro...

Entendeu? Ou preciso desenhar?


FACHIN DIZ QUE LEVARÁ CASO LOLLAPALOZA "IMEDIATAMENTE" AO PLENÁRIO DO TSE

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Edson Fachin, afirmou ao blog nesta segunda-feira (28) que vai levar "imediatamente" ao plenário da Corte a decisão que proibiu manifestações eleitorais no festival Lollapalooza.

O ministro Raul Araújo, do TSE, tomou a decisão de vetar as manifestações monocraticamente (individualmente) neste domingo (27). Ele ainda estipulou multa de R$ 50 mil ao festival toda vez que houvesse desobediência da determinação. O Lollapalooza recorreu.

Araújo proibiu as manifestações no Lollapalooza após o PL, partido do presidente Jair Bolsonaro, ter acionado a Justiça alegando que falas do artista Pablo Vittar, no palco do festival, a favor do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva configuravam propaganda eleitoral antecipada.

Decisões monocráticas são levadas ao plenário do tribunal pelo presidente da Corte, para os demais ministros manterem ou cancelarem a determinação.

Ao afirmar que deve pautar em breve o tema, Fachin deu um sinal. Disse que o histórico do TSE é de defesa "intransigente" da liberdade de expressão.

“Assim que o relator liberar para a pauta, irei incluir imediatamente”, informou o ministro. “A posição do tribunal será a decisão majoritária da Corte, cujo histórico é o da defesa intransigente da liberdade de expressão”, completou.

Há a expectativa entre juristas e advogados de que o TSE já analise o caso nesta terça-feira (29).

LEIA MATÉRIA COMPLETA AQUI

Fonte: Ana Flor/G1

Foto: 

PARANÁ/RN: ALTO DA BELA VISTA E SUA PROBLEMÁTICA

Semana passada, estando na cidade de Paraná, testemunhei o problema de esgoto a céu aberto, na comunidade do Alto da Bela Vista (ou Rua da Quadra, como é também conhecida), que em muito prejudica a saúde da população daquela localidade.

Uma situação bem desconfortante é estar andando por uma ruas e topar com água suja empossada ou até mesmo atolar o pé na lama que provoca e que podem gerar inúmeros problemas de saúde para a população e meio ambiente.

Muitas pessoas podem acreditar que esse esgoto a céu aberto não irá gerar nenhuma consequência na sua vida. Mas estão enganados, pois nesses locais há muitas bactérias e insetos que transmitem doenças e infecções para as pessoas, principalmente para crianças que ainda são inocentes e acabam por brincar próximo ao local, seja de bola, entre outras brincadeiras. Só em uma situação destas crianças que chegam perto devido a algumas brincadeiras, há uma grande chance de contaminação, por isso, é preciso evitar correr o risco. 

Esses esgotos podem transmitir doenças de diversas formas, principalmente com o contato da pele com a água suja além de moscas que pousam nesses locais e depois pousam em alimentos nas casas. O contato com o esgoto pode causar doenças como hepatite A, cólera, febre tifoide, diarreia aguda, entre outras. Além do mau cheiro que geralmente predomina no local. 

Questionei a moradores se o problema seria antigo ou se ocorria devido o início um suposto trabalho que estaria sendo realizado no local, já que percebi muita terra revirada nas ruas do aglomerado.

Pra minha surpresa, afirmaram que faz anos (desde as gestões passadas), que os residentes do Alto da Bela Vista convivem com o descaso de ausência de saneamento básico. Inclusive, um morador, para amenizar a situação, chegou a, com recursos próprios, canalizar o esgoto que corre em frente a sua casa, para livrar a moradia da "decoração" do esgoto ao pé de sua calçada.

Por ser um problema que entre outros pontos é pertinente a secretaria saúde, procuramos entrar em contato com a titular da pasta.

A secretária de saúde, Vânia Maria Fernandes Rocha gentilmente nos informou que levará tal questão para tratar com a gestora.

Entramos em contato com a gestora do município, Josiene Gomes, que nos informou está os rescursos para a pavimentação da comunidade, liberados, oriundo de emenda parlamentar e será iniciando o mais breve possível.

Procuramos saber outras informações, mas a prefeita estava na tarde de ontem, em reunião, e ficou de entrar em contato no dia de hoje, para nos passar maiores informações.

MAIS UM ANO DE DIANA, POR NAPOLEÃO VERAS

A vida brindou-me com um irmão e cinco irmãs. Casa grande cheia, energia pra acender lâmpada de 500 velas, rio caudaloso de conversas, afeto, discussões, mil aprendizados, tudo ao vivo e a cores, em tempo real, já que por então nem se sonhava com internet, smartphones e mais outros aparelhinhos — que tiraram a humanidade do chão, levando-a ao mundo virtual solitário, de silêncio fundo e incomunicabilidade entre pessoas.

O irmão me abriu portas e janelas, e desvendou segredos próprios da idade. Muito bom.

As irmãs trouxeram-me a sensibilidade, a maneira própria de ver o mundo, os detalhes das coisas e seus refinados processos, que o bicho homem — sem um empurrãozinho delas — não consegue enxergar.

DIANA  sempre despontou nesse universo. Apesar da timidez aparente, aos poucos foi mostrando suas aptidões, sua natureza refinada, multimídia: cantava, pintava, bordava, lia e escrevia bem, além de um pensamento qualificado, conciliador e solidário, que nos aconselhava e nos ajudava inclusive nas tarefas escolares. 

Com o nascimento de Kátia, fim de rama, voltou-se para criá-la com carinho e obsessão, dando um refresco à ‘mama’,  que já levava seis — uma escadinha — nas costas.

Com esse rico mundo interior chegou ao casamento. E imprimiu-lhe a  marca: esposa dedicada e afetuosa, dentro de uma relação feliz e amorosa, do princípio ao fim. Por extensão, veio a mãe exemplar, amiga dos filhos, professora desde os primeiros anos, orientadora e confidente desde sempre.

Celebrar mais um ano da querida irmã é um prazer e um privilégio. Desejar-lhe ‘felicidade, saúde e paz’ não é o chavão que muitos supõem. É repetir algo prazeroso, desejoso, que enche de alegria meu coração.

E que se repita por muitos e muitos anos… também não é algo mecânico. É desejo mesmo, sentido no fundo d’alma. 

Com amor e admiração

CAMPO GRANDE/RN: JOVEM FAZ TURNÊ NO EXTERIOR

Potiguar de Campo Grande, no Médio Oeste potiguar do RN, Grácio Zaqueu é hoje integrante de nada menos que de Filarmônica do Mar Báltico, orquestra que reúne músicos de países como a Dinamarca, Finlândia, Alemanha, Estônia Noruega, Suécia, Letônia, Lituânia, Polônia e Rússia.

Atua como trompetista e está  em turnê pela Europa.

Iniciou-se na música com a Flauta Doce, ainda criança, no ótimo protejo do Instituto Gentil, em Campo Grande. Depois se encantou pelo trompete. Os estudos continuaram na Escola de Música da UFRN. 

Hoje ele mora em Helsinque, na Finlândia, onde faz mestrado na Academia Sibelius, um dos maiores conservatórios europeus.

Sempre que fala sobre sua carreira remete ao início: no Instituto Gentil, onde, além da música, teve acesso a livros, aula de informática e cursos que foram pilares para os palcos em que hoje se apresenta.

Nesta sexta-feira (25), Zaqueu seguiu viagem para mais uma apresentação, e postou cheio de orgulho no Instagram:

– Eu nem sei o que falar nesse momento… 

Estou à caminho de Gdańsk no trem para o último concerto dessa turnê e, desde então, não consigo encontrar palavras para descrever o quão incrível foi a noite de ontem. Me lembro bem quando comecei a estudar trompete e levar a música a sério em minha vida, ouvia muitas gravações da Filarmônica de Berlin, admirando todos esses músicos e o nível altíssimo de música que eles conseguem trazer para o público. Nunca, nos meus maiores sonhos quando adolescente, imaginaria que algum dia iria tocar no Philharmonie. Esse dia aconteceu ontem, e que dia espetacular. Sempre trabalhei duro na música, dedicado todos os dias e ontem, foi a recompensa de todos os dias de estudo, foco, dedicação que tive. Pisar nessa sala de concerto é algo mágico, cada nota que tocava, pensava em toda trajetória que tive que percorrer para chegar aqui. 

Costumo dizer que a caminhada é longa mas muito prazerosa e que pequenos passos significam grandes passos e, algumas vezes é necessário dar dois passos para trás para dar um passo á frente. O foco e determinação só aumenta daqui em diante. Viva a música Sempre! 

Fonte: Revista BZNotícia/Gláucia Lima

Foto: Reprodução Instagram

TÍTULO NOSSO

PARTIDO DE BOLSONARO ERRA CNPJ, E LOLLA NÃO É INTIMADO PELO TSE

Decisão proibia manifestações políticas no evento, que encerra neste domingo, 27. 

O Partido Liberal (PL), ao qual o presidente Jair Bolsonaro é afiliado, errou as informações no pedido que fez ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que alegou que a cantora Pabllo Vittar fez campanha eleitoral antecipada ao segurar durante show uma toalha com o rosto do ex-presidente Lula. O TSE chegou a proibir novas manifestações sob risco de multa de R$ 50 mil, mas a organização não pôde ser intimada devido ao erro das informações.

No pedido, o partido preencheu como representados as empresas Lollapalooza Brasil Servicos de Internet LTDA e Latin Investment Solutions Participacoes Ltda, administradora da primeira. Ambas são empresas já encerradas, com e-mails e endereços antigos.

Neste domingo, 27, dando cumprimento à intimação, o oficial de justiça informou que, sobre a administradora, "não foi declinado endereço de correspondência e o endereço de correio eletrônico informado é inexistente, conforme mensagem automática anexa à presente certidão". Já quanto à empresa de serviços de internet homônima do festival, a resposta foi que havia apenas o endereço de correspondência.

Mesmo assim, uma oficial de justiça foi até o festival para entregar a intimação em mãos, no que se encontrou com a advogada da verdadeira organizadora do evento no país, a Tickets For Fun (T4F). Após ler e tomar ciência do acontecido, a advogada Fernanda Sanches Pinheiro Soares informou que desconhecia as empresas citadas na decisão e que elas não são as produtoras do evento. 

Com o erro e com o fim do evento neste domingo, 27, a decisão não terá efeito prático, já que decisões começam a valer após a citação das partes. O Terra tenta contato com a assessoria de imprensa do Lollapalooza Brasil mas, até a última atualização desta matéria, mas não obteve retorno.

Fonte: Juliana Steil/Terra

Fotos: Alex Silva - Estadão e Reprodução MultiShow 

JURISTAS VEEM CENSURA E CRITICAM DECISÃO DO TSE QUE PROIBIU MANIFESTAÇÕES NO LOLLAPALOOZA

Ex-presidente da Corte, Marco Aurélio diz temer "arroubos autoritários". Já Carlos Velloso, outro ex-presidente do TSE, entende que houve propaganda eleitoral fora de época.

A decisão do ministro Raul Araújo, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), proibindo "manifestação de propaganda eleitoral ostensiva" durante as apresentações do festival Lollapalooza, foi criticada pelo ex-ministro Marco Aurélio Mello, que já presidiu o TSE e o Supremo Tribunal Federal (STF), por advogados eleitorais, e pela seccional paulista da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Marco Aurélio chamou a decisão, tomada a pedido do PL, o partido do presidente Jair Bolsonaro, de censura.

Embora a decisão tenha recebido muitas críticas, houve também alguns apoios. O também ex-presidente do TSE do STF Carlos Velloso avaliou que houve propaganda eleitoral fora de época e que Araújo está apenas impedido que o episódio se repita.

O PL acionou a Corte no sábado, após a cantora Pabllo Vittar levantar, durante o show que fez no evento, uma bandeira com a foto do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Raul Araújo, um dos ministros do TSE responsáveis por analisar ações relacionadas à propaganda eleitoral, também determinou uma multa de R$ 50.000 por cada ato de descumprimento da decisão.

Questionado se entende que houve censura, Marco Aurélio respondeu:

— Concordo. Quando se proíbe que se levante cartaz, isso parte para a censura, o que é inadmissível em ares democráticos. O que se pode depois é averiguar o abuso na utilização do meio de comunicação visando o êxito de uma candidatura futura, que ainda não existe sequer. Eu receio muitos esses arroubos autoritários. Não sou saudosista de uma época de exceção.

Ele também defendeu a liberdade de expressão. Segundo ele, o que pode ser feito é um controle posterior, ou seja, procurar a Justiça após alguma irregularidade ter sido cometida, e não um controle anterior, proibindo manifestações desse tipo.

— O pessoal está confundindo muito as coisas, e deixando em plano secundário a liberdade de expressão, que é um bem maior. Você não pode obstaculizar a liberdade de expressão. Você pode sim buscar as consequências, se houver abuso.

LEIA MATÉRIA COMPLETA AQUI

Fonte: André de Souza

Foto: Fellipe Sampaio/SCO/STF

NO INSTAGRAM, PT CORTA IMAGEM DE RELÓGIO PIAGET DE LULA

Modelo é avaliado em R$ 79 mil.

A página oficial do PT no Instagram compartilhou neste sábado uma foto em que Lula acena para a sua claque, durante evento em Niterói, usando um relógio Piaget avaliado em R$ 79 mil reais. 

A imagem foi inicialmente publicada por Gleisi Hoffmann. Na manhã deste domingo, porém, a foto aparecia cortada, sem detalhes que mostram o acessório de luxo.

Na semana passada, o STJ condenou o ex-procurador Deltan Dallagnol a indenizar Lula em R$ 75 mil devido à famosa coletiva concedida pelo ex-procurador em 2016 com o auxílio de um PowerPoint.

Fonte: O Antagonista

Fotos: Instagram

PROFESSOR CHAMA ATENÇÃO POR SUPOSTO DESCASO DA EMPRESA BRISA NET POR ACIDENTE COM FIOS SOLTOS

O professor Raimundo, que reside no bairro de Novo Horizonte, na cidade paraibana de Patos, denunciou a imprensa o descaso da empresa potiguar BRISA NET, que teria deixado fios soltos nas ruas daquele bairro, após realizarem manutenção e reparos, provocando inclusive acidente.

"Um casal amigo meu, ao trafegar com sua moto, enroscou os fios no pneu e chegou a cair. Graças a DEUS não ocorreu nada além de escoriações. Mas poderiam ter sofrido, inclusive ter provocado um acidente maior, caso caísse ao lado de outro veículo", frisou.

BRISA NET

O educador relatou que enfrente a sua própria casa, deixaram fios soltos:

"A empresa BRISA NET fez reparos recentemente minha residência, mas deixou os fios usados expostos em via pública do bairro. Tenho visto estes fios espalhados por diversos bairros da cidade de Patos. A minha intenção não é denegrir a imagem da empresa, mas de chamar atenção para que esses fios usados sejam recolhidos adequadamente para evitar problemas", disse o professor a um site Polêmica Patos.

O próprio site que veiculou a matéria originalmente, também presenciou fios deixados em várias vias da cidade de Patos. Os fios, por vezes, não ficam rentes ao chão, mas também em altura que pode causar acidentes graves com motociclistas, ciclistas e até pedestres. 

VEJA AQUI

PARANÁ/RN: ALTO DA BELA VISTA E SUA PROBLEMÁTICA

Comunidade merece maior atenção.

Matéria exclusiva, amanhã, tendo em vista que estamos colhendo maiores informações.

ATUALIZANDO:
Matéria AQUI

PARA ONDE CAMINHA O RN EM 2022? POR NEY LOPES

Faltam praticamente seis meses para a eleição geral de 2022. No RN, somente a reeleição da governadora Fátima Bezerra coloca-se na disputa, além de partidos menores.

A oposição está sem definição.

O quadro já é consumado?

Não. Pode mudar.

Marco Maciel dizia, que “enquanto há prazo, há tempo”.

O que se comenta é o deputado Ezequiel Ferreira de Souza como candidato da oposição ao governo, entretanto sem confirmação oficial.

Um bom nome. Mas, será que o “silêncio” dele o beneficia?

Ou assemelha-se ao aforisma de Adriana Falcão, roteirista da Rede Globo, quando diz: “Indecisão é quando você sabe muito bem o que quer, mas acha que devia querer outra coisa”.

O cenário indefinido revela a falta de ações compatíveis com a conjuntura política que vivemos.

A classe política local teima em não querer enxergar.

Sempre raciocina com base em precedentes passados, que deram certo, tais como, “apoios”, “colégios eleitorais”, “marketing” sofisticado, “nominatas”, “caixa de campanha” e vai por aí.

Atualmente, tais fatores influem, em parte,  na eleição proporcional.

Na majoritária, a realidade é outra, totalmente diferente.

Em período pós pandemia e violenta crise econômica, uma campanha política não pode ser unicamente “tática”, mas sim “estratégia”.

Sun Tzu, o chinês, alertava que “tática sem estratégia é o ruído antes da derrota”.

Abraham Lincoln dizia, “que nunca se conseguirá convencer um rato de que um gato traz boa sorte”.

Pavarotti afirmava que fazer política sem estratégia, é o mesmo que fazer amor por correspondência.

Candidato majoritário competitivo necessita apresentar-se com “algo mais”, que seriam experiência e propostas concretas, causando impacto de gestão e criatividade política ao eleitor.

Essa exigência acentua-se diante da descrença na classe política.

Aliás, há exemplos passados, que justificam essa cautela..

Em 1994, no RN, a ex-prefeita de Natal Vilma de Faria candidatou-se ao Governo do Estado, como o “novo”.

Perdeu a eleição.

Fernando Bezerra, senador e candidato a governador, encarnou o empresário novo, líder nacional da indústria e amargou a mesma experiência.

Ambos eram nomes dignos, mas falharam na estratégia.

Consideraram-se vitoriosos, antes das urnas abrirem.

Já em 2002, Vilma na largada da campanha era a última colocada nas pesquisas.

Montou estratégia ousada, embora não somasse apoio sequer de dez prefeitos.

Ganhou a eleição.

Vamos esperar e ver como ficarão as coisas em 2022.

Debilitado na economia, o RN dá sinais de colapso político, quase caminhando para o WO na disputa pelo governo, que seria a vitória dada pelo fato do adversário não competir.

No passado, não era assim.

O estado era dos mais politizados do país.

Recordo que em 1960 recebi convite de Sales da Cunha e Hélio Vasconcelos para presidir um “Comitê” de estudantes, em prol da candidatura de Djalma Marinho, ao Governo do Estado.

A primeira providência foi realizar debates para sugerir ideias e propostas ao candidato.

Hoje, existem inegavelmente nomes capazes, mas não se sabe “para onde caminha o RN”.

Tudo é escondido em “cúpulas partidárias” hermeticamente fechadas, que não dão chances a ninguém e só favorecem escolhas de algibeira, sem a credibilidade que inspire confiança ao eleitor.

Na falta dessa credibilidade, até na escolha dos vices e suplentes, o naufrágio torna-se iminente e abre portas para aventureiros.

Essa conjuntura estadual reflete o país, transformado em latifúndio privado, com os partidos na defesa de interesses pessoais e de grupos.

As siglas são propriedades privadas, custeadas pelo dinheiro público.  

Praticam crimes de responsabilidade, todos aqueles que, com deveres públicos, cruzaram os braços e facilitam a propagação dessas distorções, por não terem eliminado as causas da doença, através de mudanças políticas.

Quando um dia for indagada a causa desse quadro desolador, a resposta será a omissão da atual classe dirigente.  

Afinal, no frigir dos ovos, o que foi feito de concreto para combater essa pandemia política?

Nada. Absolutamente nada.

Vergonhosamente, o governo e o Congresso Nacional engavetaram a reforma político-eleitoral.

E deu no que está dando.

Fonte: Tribuna do Norte

CAMPANHA DE BOLSONARO VAI AO TSE CONTRA LOLLAPALOOZA APÓS SHOW DE PABLLO VITTAR

A peça também menciona a apresentação da britânica Marina, que criticou o ex-capitão.

O PL acionou o Tribunal Superior Eleitoral neste sábado 26 contra a organização do Lollapalooza sob alegação de propaganda eleitoral irregular a favor do ex-presidente Lula (PT).

A sigla de Jair Bolsonaro menciona a apresentação da cantora Pabllo Vittar no festival em São Paulo. Na sexta 25, antes de deixar o palco, ela pegou uma bandeira vermelha com o rosto de Lula. Em outros momentos, fez o sinal da letra L com a mão.

A peça também cita o show da britânica Marina, que protestou contra Bolsonaro e o presidente da Rússia, Vladimir Putin.

“A manifestação política realizada em evento de responsabilidade da representada [organização do Lollapalooza] fere inúmeros dispositivos legais”, alegam os advogados do PL.

“Eis porque a manifestação política em mais de um show, uma em absoluto desabono ao pré-candidato Jair Bolsonaro e outra em escancarada propaganda antecipada em favor de Luiz Inácio negativa e antecipada em favor de Luiz Inácio negativa e antecipada além de promoverem verdadeiro showmício, sendo indiferente se o evento foi custeado pelo candidato ou se o mesmo esteve presente no ato.”

Os advogados argumentam, ainda, que manifestações políticas durante apresentações musicais em ano eleitoral se assemelham a showmício e, por isso, supostamente configuram propaganda eleitoral irregular.

“O ato induz a concluir que o beneficiário Lula seria o mais apto nas eleições, posto que conta com o apoio de artista renomado e gritos de apoio do público”, diz a representação do PL, que pede à empresa organizadora do Lollapalooza uma advertência  a artistas. “Impedindo a prática de ilícitos aqui incluídos os cíveis, administrativos, criminais e eleitorais sob aqueles que, naquele momento, atuam em seu nome”.

Fonte: Carta Capital

Foto: Reprodução/Multishow

PARAÍBA TEM 411 NOVOS CASOS COMPUTADOS NAS ÚLTIMAS 24 HORAS E DUAS MORTES REGISTRADAS

A Paraíba tem 594.358 casos confirmados de contaminação pelo novo coronavírus, segundo informações da Secretaria de Estado da Saúde (SES), divulgadas neste sábado (26). O número de mortes confirmadas por Covid-19 é de 10.187 no estado desde o início da pandemia. São 411 novos casos foram computados nas últimas 24 horas e duas mortes registradas.

A ocupação total de leitos de UTI na Paraíba é de 17%. Em João Pessoa, o percentual é de 31%. Em Campina Grande, 9% dos leitos estão ocupados. Já a ocupação no Sertão é 11%.

As mortes divulgadas neste boletim ocorreram entre os dias 28 de fevereiro e 20 de março, todos em hospitais públicos. As vítimas foram um homem e uma mulher, com idades de 58 e 67 anos, residentes dos municípios de Campina Grande (1) e Uirauna (1). Ambas tinham cardiopatia.

Até o momento, 3.435.381 pessoas foram vacinadas com a primeira dose (84,63% do total) e 3.154.784 completaram os esquemas vacinais, o que representa 77,72% da população total do estado. Do total de vacinados com o esquema primário completo, 3.070.695 tomaram as duas doses e 84.089 utilizaram imunizante de dose única. Sobre as doses adicionais, foram aplicadas 37.521 em pessoas com alto grau de imunossupressão e 1.553.462 doses de reforço na população com idade a partir de 18 anos. A Paraíba já distribuiu um total de 8.792.926 doses de vacina aos municípios.

Fonte: Polêmica Paraíba