MENU

RN POLITICA EM DIA 2012 ENTREVISTA:

segunda-feira, 28 de março de 2022

PARANÁ/RN: ALTO DA BELA VISTA E SUA PROBLEMÁTICA

Semana passada, estando na cidade de Paraná, testemunhei o problema de esgoto a céu aberto, na comunidade do Alto da Bela Vista (ou Rua da Quadra, como é também conhecida), que em muito prejudica a saúde da população daquela localidade.

Uma situação bem desconfortante é estar andando por uma ruas e topar com água suja empossada ou até mesmo atolar o pé na lama que provoca e que podem gerar inúmeros problemas de saúde para a população e meio ambiente.

Muitas pessoas podem acreditar que esse esgoto a céu aberto não irá gerar nenhuma consequência na sua vida. Mas estão enganados, pois nesses locais há muitas bactérias e insetos que transmitem doenças e infecções para as pessoas, principalmente para crianças que ainda são inocentes e acabam por brincar próximo ao local, seja de bola, entre outras brincadeiras. Só em uma situação destas crianças que chegam perto devido a algumas brincadeiras, há uma grande chance de contaminação, por isso, é preciso evitar correr o risco. 

Esses esgotos podem transmitir doenças de diversas formas, principalmente com o contato da pele com a água suja além de moscas que pousam nesses locais e depois pousam em alimentos nas casas. O contato com o esgoto pode causar doenças como hepatite A, cólera, febre tifoide, diarreia aguda, entre outras. Além do mau cheiro que geralmente predomina no local. 

Questionei a moradores se o problema seria antigo ou se ocorria devido o início um suposto trabalho que estaria sendo realizado no local, já que percebi muita terra revirada nas ruas do aglomerado.

Pra minha surpresa, afirmaram que faz anos (desde as gestões passadas), que os residentes do Alto da Bela Vista convivem com o descaso de ausência de saneamento básico. Inclusive, um morador, para amenizar a situação, chegou a, com recursos próprios, canalizar o esgoto que corre em frente a sua casa, para livrar a moradia da "decoração" do esgoto ao pé de sua calçada.

Por ser um problema que entre outros pontos é pertinente a secretaria saúde, procuramos entrar em contato com a titular da pasta.

A secretária de saúde, Vânia Maria Fernandes Rocha gentilmente nos informou que levará tal questão para tratar com a gestora.

Entramos em contato com a gestora do município, Josiene Gomes, que nos informou está os rescursos para a pavimentação da comunidade, liberados, oriundo de emenda parlamentar e será iniciando o mais breve possível.

Procuramos saber outras informações, mas a prefeita estava na tarde de ontem, em reunião, e ficou de entrar em contato no dia de hoje, para nos passar maiores informações.

Um comentário:

  1. Me caro Mozart Maranhão, inicialmente faço meus cumprimentos e quero dizer que tenho respeito e apreço pelo seu trabalho, inclusive sempre concedendo espaço para a retórica. Quanto aos problemas de infra estrutura no citado bairro, informo que a gestão reconhece esses problemas existenciais e, como bem disse a prefeita Josiene Gomes, existe um projeto de melhorias daquela área que contempla a pavimentação do local. Agradeço a atenção. O meu abraço cordial. Lindomar Libanio, Sec. Comunicação - Paraná/RN.

    ResponderExcluir

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.