RNPOLITICAEMDIA2012.BLOGSPOT.COM

domingo, 15 de junho de 2025

APOSENTADO PAGA, O IRMÃO DO PRESIDENTE ESCAPA

Eu acho que todo mundo estranhou que esse Sindicato Nacional dos Aposentados e Idosos — em que o vice-presidente é o irmão do Lula — tenha ficado de fora. Pelo menos ele, o Frei Chico, deu uma entrevista dizendo que o sindicato dele está fora.

Então, o líder da oposição no Senado, o senador Rogério Marinho (PL-RN), entrou com um requerimento — uma representação — na Comissão de Ética Pública da Presidência da República para saber por que o diretor da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, não incluiu esse sindicato na investigação. Ele quer que Rodrigues explique por que o sindicato, que recebeu milhões em repasses do governo via Previdência, está fora da apuração.

Fizeram um levantamento mostrando que, entre os descontos feitos a idosos fragilizados, pensionistas e aposentados, apenas 2% foram autorizados. Um escândalo grandioso. Por isso, a necessidade de uma CPI — até para separar essa falácia. Imaginem se Bolsonaro iria estimular isso para beneficiar sindicatos de esquerda, ou beneficiar o irmão do Lula. Ao contrário: ele editou uma medida provisória exigindo maior autenticação da vontade de quem autorizava o desconto.

Depoimento de 11 horas

Um outro assunto: mais dez viraram réus — entre eles, um general de quatro estrelas, de uma família com longa tradição no Exército, um agente da Polícia Federal e oito oficiais superiores. Dois ficaram de fora: o relator, ministro Alexandre de Moraes, deixou de fora o general Newton e o coronel Cleverson, alegando que não havia justa causa para torná-los réus. Segundo ele, o material enviado pela Procuradoria-Geral da República não era suficiente. Os outros ministros acompanharam o voto, e assim esses dez se tornaram réus.

Mas o que ainda repercute muito, inclusive entre juristas, é a situação do general Freire Gomes. Eles dizem que há algo estranho no caso dele, pois ele negou o conteúdo do inquérito da Polícia Federal. E algo interessante: ele depôs por 11 horas. Eu não sabia disso — nem o ministro Luiz Fux sabia. Levou um susto: “O quê? 11 horas de depoimento? Isso não é exatamente um depoimento, é um interrogatório.”

Freire Gomes agora negou, diante do ministro Moraes, que tenha dito as coisas que constam no inquérito. O ministro perguntou se ele estava mentindo. Ora, é difícil imaginar uma pessoa com quase 50 anos de profissão, aplicando o que aprendeu, se permitindo mentir. Ficou no ar.

LEIA MATÉRIA COMPLETA AQUI

Fonte: Alexandre Garcia/Gazeta do Povo

Foto: : Marcelo Camargo/Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.