RNPOLITICAEMDIA2012.BLOGSPOT.COM

terça-feira, 10 de janeiro de 2023

ENCOLHIMENTO DA POPULAÇÃO: ERRO NO CENSO OU FALTA DE OPORTUNIDADE DE EMPREGO?


Na sua cidade, qual o incentivo que o prefeito(a) concede para ver o comércio crescer?

Falta de vontade política é o principal elemento para a "fuga" da população para outros centros.

O censo 2022 que está na reta final, já com a divulgação de dados preliminares, mostra que algumas cidades encolheram seu contingente populacional.

No Rio Grande do Norte, conforme os índices do IBGE, vinte e sete cidades tiveram queda no número de habitantes.

Alexandria; Alto do Rodrigues; Arez; Boa Saúde; Bom Jesus; Canguaretama; Carnaubais; Currais Novos; Grossos; Ielmo Marinho; Lajes; Luís Gomes; Macau; Nova Cruz; Passa e Fica; Pau dos Ferros; Pendência; Poço Branco; Santa Cruz; São Antônio; São Miguel; São Paulo do Potengi; São Tomé; Serra Caiada; Tangará; Umarizal e Upanema, foram os municípios do Rio Grande do Norte em que a dedução foi constatada.

A grande questão é:

Erro na aplicação dos questionários ou saída das populações destas cidades, que procuram em outros municípios uma oportunidade de emprego que por ventura não encontram em sua terra natal.

Particularmente fico com a segunda opção. De longe, abraço e aposto na maior queixa do povo, que é a ausência de uma atividade onde possa sustentar-se e manter sua família no torrão natal.

Não consigo (e olha que já queime muitos neurônios), imaginando o que leva governantes, principalmente de cidades menores, em não procura trazer para seus municípios, empresa que possam, com a isenção de impostos, instalar-se nas suas cidades.

Seria falta de vontade ou falta de interesse que o povo seja independente e não mais venha humilhar-se para receber migalhas do poder público?

Vejam o exemplo de cidades como Serra Negra do Norte, onde grande parte da população tem como principal fonte de renda, a produção de boné. Isso mesmo: boné. A produção escoa para além das fronteiras do país.

Naquela cidade seridoense, dificilmente encontra-se boutique de roupas. mas boutiques de boné, tem para se escolher onde comprar. Creiam.

Já em Jardim de Piranhas, a "grande sacada" é a confecção de pano de chão e guardanapo (pano de prato). Uma grandiosa fatia da população, tem como principal fonte de recursos, este serviços.

São Bento, um dos principais municípios paraibanos, sobrevive da produção de redes e similares. Um município riquíssimo, onde este produto reina absoluto. Impossível encontrar uma só família que não tenha ramificações com o tear.

Santa Cruz da Baixa Verde, em meu Pernambuco, gira em torno da produção de rapadura e seus derivados, 24 horas por dia; sete dias por semana; 30 dias por mês e 365 dias por ano. Moagem é perene. por que o pequeno município exporta seus produtos para muito longe.

A escala de enriquecimento da população destas cidades, somente é possível por que pequenos empresários (que depois se tornaram grandes), tiveram quem acreditasse neles. E o poder público colaborou de forma efetiva, para que os serviços deslanchassem.

Na sua cidade, qual o incentivo que o prefeito(a) concede para ver o comércio crescer?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.