RN POLITICA EM DIA
Este blog tem a imparcialidade como maior parâmetro para levar informação aos leitores. Muito obrigado por ser nosso parceiro. Que O GRANDE ARQUITETO DO UNIVERSO nos abençoe, perpetuamente. Whatsapp: (83) 999460031
segunda-feira, 16 de junho de 2025
REQUERIMENTO PARA CONSTRUÇÃO DA PASSAGEM MOLHADA DA COMUNIDADE CUMBRE FOI APROVADO E POPULAÇÃO ESPERA EXECUÇÃO
RODOLFO FERNANDES: FALTA DE INSTRUÇÃO E AUSÊNCIA DE INTERPRETAÇÃO
Não sei se o desespero, por ter perdido a condição de ocupante de cargo público comissionado ou somente falta de educação e inteligência. Mas, existe cada tipo de figura neste mundo...
Seja qual for a ação que retrata as festas tradicionais do São João ou São Pedro, é sim festejo junino. Assim, repito, o desespero e a ausência de massa cefálica, tem feito uma figura postar-se com a ignorância educacional que o fez, questionando o teor de uma matéria.
Cresça, evolua e aprenda a questionar o que se escreve, com a interpretação de quem tem, no mínimo, alguns neurônios ativos.
PATU: A CONTA COMEÇOU A CHEGAR E FALTA MUITOS OUTROS "PENDURICALHOS"
A cancela foi aberta.
TENÓRIO/PB: MINISTÉRIO PÚBLICO ELEITORAL PEDE CASSAÇÃO, MULTA E INELEGIBILIDADE DO PREFEITO E VICE-PREFEITA
O documento, assinado pelo promotor eleitoral Yuri Givago Araújo Rodrigues, aponta graves irregularidades na distribuição de auxílios financeiros durante o período eleitoral de 2024, configurando abuso de poder econômico e político.
A ação foi proposta por Evilázio de Araújo Souto e pela Coligação “Por Amor a Tenório”, que denunciaram a concessão irregular de benefícios em dinheiro para a população local, com valores que variaram entre R$ 150 e R$ 1.000 por beneficiário. O caso ganhou relevância especial devido ao tamanho reduzido do município, que conta com apenas 3.021 eleitores, e ao número expressivo de famílias contempladas pelos programas questionados.
A investigação da Polícia Federal, solicitada pelo MP para apurar a possível alteração irregular de documentos no site oficial da prefeitura, tramitará em processo separado e poderá resultar em novas denúncias contra os envolvidos.
O caso de Tenório ilustra a complexidade das questões envolvendo programas sociais em anos eleitorais e reforça a importância do controle rigoroso sobre a utilização de recursos públicos durante períodos de campanha, especialmente em municípios de pequeno porte, onde o impacto de tais práticas pode ser proporcionalmente maior sobre o eleitorado.
Fonte: PB Debate
Foto: Reprodução
domingo, 15 de junho de 2025
APENAS UM PALHAÇO IDIOTA NO SÃO JOÃO DE NATAL
Como sempre ela, a hipocrisia da turma da esquerda fechando os olhos para caso envolvendo a jornalista Andreyna Patrício, da TV Tropical, desrespeitada ao vivo durante a transmissão do São João de Natal, no polo Arena das Dunas.
Não demorou para o indivíduo ser identificado nas redes sociais. Renan Ollyver, se diz ator, drag queen, palhaço e poeta, conhecido como ‘Reizinho’, foi o autor de um gesto obsceno enquanto a jornalista exercia sua profissão.
Em relação ao desrespeito à mulher e profissional Adreyna Patrício, nada de vídeo, nota de repúdio ou sequer um comentário ou posicionamento por parte de políticos locais da esquerda detentores de algum mandato, nem do executivo, nem de parlamentares nos níveis municipal, estadual ou federal.
Não fosse o autor um militante esquerdista, estaria recebendo um tratamento diferente?
O silêncio da esquerda é conveniência, conivência ou ambos?
Fonte: Blog do BG
Foto: Reprodução
TÍTULO NOSSO
APOSENTADO PAGA, O IRMÃO DO PRESIDENTE ESCAPA
Então, o líder da oposição no Senado, o senador Rogério Marinho (PL-RN), entrou com um requerimento — uma representação — na Comissão de Ética Pública da Presidência da República para saber por que o diretor da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, não incluiu esse sindicato na investigação. Ele quer que Rodrigues explique por que o sindicato, que recebeu milhões em repasses do governo via Previdência, está fora da apuração.
Fizeram um levantamento mostrando que, entre os descontos feitos a idosos fragilizados, pensionistas e aposentados, apenas 2% foram autorizados. Um escândalo grandioso. Por isso, a necessidade de uma CPI — até para separar essa falácia. Imaginem se Bolsonaro iria estimular isso para beneficiar sindicatos de esquerda, ou beneficiar o irmão do Lula. Ao contrário: ele editou uma medida provisória exigindo maior autenticação da vontade de quem autorizava o desconto.
Depoimento de 11 horas
Um outro assunto: mais dez viraram réus — entre eles, um general de quatro estrelas, de uma família com longa tradição no Exército, um agente da Polícia Federal e oito oficiais superiores. Dois ficaram de fora: o relator, ministro Alexandre de Moraes, deixou de fora o general Newton e o coronel Cleverson, alegando que não havia justa causa para torná-los réus. Segundo ele, o material enviado pela Procuradoria-Geral da República não era suficiente. Os outros ministros acompanharam o voto, e assim esses dez se tornaram réus.
Mas o que ainda repercute muito, inclusive entre juristas, é a situação do general Freire Gomes. Eles dizem que há algo estranho no caso dele, pois ele negou o conteúdo do inquérito da Polícia Federal. E algo interessante: ele depôs por 11 horas. Eu não sabia disso — nem o ministro Luiz Fux sabia. Levou um susto: “O quê? 11 horas de depoimento? Isso não é exatamente um depoimento, é um interrogatório.”
Freire Gomes agora negou, diante do ministro Moraes, que tenha dito as coisas que constam no inquérito. O ministro perguntou se ele estava mentindo. Ora, é difícil imaginar uma pessoa com quase 50 anos de profissão, aplicando o que aprendeu, se permitindo mentir. Ficou no ar.
LEIA MATÉRIA COMPLETA AQUI
Fonte: Alexandre Garcia/Gazeta do Povo
Foto: : Marcelo Camargo/Agência Brasil
JOVEM DE 18 ANOS É DECAPITADA APÓS NÃO CORRESPONDER INTERESSE DE IDOSO DE 62 ANOS
De acordo com a Polícia Militar do Ceará (PMCE), após matar a jovem, o homem fugiu, e foi capturado pelo 23º Batalhão de Polícia Militar na localidade de Gualdrapas, onde foi agredido e sofreu uma tentativa de linchamento pela população.
O efetivo policial teve de ser reforçado no distrito por conta da confusão. “Após contida a situação, o homem foi encaminhado ao hospital municipal para atendimento médico e, posteriormente, será apresentado na Delegacia de Polícia Civil da cidade”, disse a PMCE.
Fonte: Diário do Nordeste/Blog Hélio Leite
sábado, 14 de junho de 2025
CONGRESSO FALA GROSO. MAS É CÚMPLICE NA SANGRIA DOS GASTOS
Parlamentares não abrem mão de emendas, prorrogam incentivos e deixam em banho-maria a reforma administrativa e a questão dos supersalários
Parlamentares não aceitam, por exemplo, abrir mão de um centavo de suas emendas, que atingiram a astronômica casa de 50 bilhões de reais no Orçamento deste ano. Não importa se elas são aplicadas sem transparência, sem levar em consideração as carências da população ou sem perseguir a eficiência no gasto público.
Cortar na própria carne está fora de cogitação. E qualquer tentativa de aperfeiçoar as regras sobre emendas vira logo motivo de insatisfação e rebelião no Legislativo. O próprio presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), admitiu essa situação ao participar de um evento com empresários.
“O que estamos tratando é que a situação do país é grave e é preciso ter responsabilidade. Ninguém quer abrir mão de nada, quem está ganhando acima do teto quer continuar ganhando. O parlamentar não quer corte de emenda. O governo não quer discutir determinado assunto porque desagrada a sua base. Tem que tratar as coisas com responsabilidade”, afirmou Motta.
Torneira aberta
O Congresso tem poder de sobra para mostrar responsabilidade nessa área, mas prefere falar grosso a analisar projetos estruturantes. Quando ainda era presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), declarou que tentaria tirar do papel a reforma administrativa, considerada fundamental para conter a expansão da dívida. Não conseguiu.
LEIA MATÉRIA COMPLETA AQUI
Fonte: Daniel Pereira/Veja
Foto: Renato Araújo/Câmara dos Deputados/Divulgação
DEPUTADA ESTADUAL MELISSA HORTMAN E MARIDO SÃO MORTOS POR HOMEM VESTIDO DE POLICIAL
O governador de Minnesota afirmou que os crimes foram "um ato de violência política direcionada"
O mesmo indivíduo também atirou contra o senador estadual de Minnesota John Hoffman e a esposa do político quando ambos estavam em casa. Os dois foram baleados várias vezes, mas foram levados ao hospital onde seguem sob cuidados após passarem por cirurgia.
O governador de Minnesota, Tim Walz, afirmou que os crimes foram "um ato de violência política direcionada" contra os políticos. Tanto Melissa Hortman como John Hoffman são do Partido Democrata. A deputada era, inclusive, a principal líder do partido na Câmara Legislativa do estado.
"Foi um ato de violência política direcionada. O debate pacífico é a base da nossa democracia. Não resolvemos nossas diferenças com violência", disse Walz, que também é democrata.
O autor dos tiros fugiu a pé após trocar tiros com a polícia. No veículo que ele usou para chega até a residência das vítimas, foi encontrado um manifesto e uma lista com nomes de outros legisladores e autoridades, incluindo os dois parlamentares atacados.
O presidente dos EUA, Donald Trump, se manifestou sobre os crimes e disse que o FBI se juntará a investigação junto as autoridades policiais locais.
"“Fui informado sobre o terrível tiroteio ocorrido em Minnesota, que parece ter sido um ataque direcionado contra legisladores estaduais. Uma violência tão horrível não será tolerada nos Estados Unidos da América. Deus abençoe o grande povo de Minnesota, um lugar verdadeiramente grandioso", disse em comunicado.
Fonte: Diário do Nordeste, com informações do G1
Foto: Reprodução/Instagram Melissa Hortman
AO SAIR DA PRISÃO, GILSON MACHADO REFORÇA TESE DE "MAL-ESTENDIDO"
Machado foi preso por, supostamente, tentar ajudar na emissão de um passaporte para o tenente-coronel Mauro Cid
A fala do ex-ministro de Bolsonaro foi feita logo após ele deixar a prisão por uma decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. Ele afirmou que a relação que teve com Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro e delator no inquérito que apura a suposta trama golpista de 2022, era “protocolar”.
“Foi tudo um grande mal-entendido e é importante salientar que a revogação da prisão foi feita pela mesma pessoa que decretou, pelo ministro Alexandre de Moraes. Agradecer a Deus que iluminou mais uma vez a Justiça brasileira e estou pronto para qualquer esclarecimento que, por ventura, seja oriundo desse mal-entendido. (…) Minha relação com Mauro Cid era profissional. Ele era ajudante de ordens do presidente e a gente sempre teve uma relação simples, normal, protocolar”, disse Machado.
O ex-ministro sustentou as mesmas informações que havia prestado à PF após ser preso. Ele admitiu ter feito contato com uma profissional do Consulado Português, mas que o interesse era ajudar o próprio pai.
“Todo mundo sabe que o passaporte português demora em torno de três anos para ser retirado. Isso aí foi um mal-entendido, porque eu pedi para o meu pai, inclusive, depois que eu pedi, meu pai foi no Consulado Português, mandei áudio inclusive para a funcionária do consulado, a J. pedindo para que ela solicitasse o passaporte de meu pai. Liguei para ela, meu pai foi atendido e está renovando o passaporte. Foi lá com meu irmão, não foi comigo”, acrescentou Machado.
LEIA MATÉRIA COMPLETA AQUI
Fonte: Deivid Souza e Augusto Tenório/Metrópoles
Foto: Tauã Leandro
DR. BERNARDO PRESTIGIA FESTEJOS JUNINOS EM RODOLFO FERNANDES
A PILANTRAGEM DO GOVERNO LULA SOBRE A ROUBALHEIRA NO INSS
Governo Lula pede que STF suspenda ações de restituição por fraude ao INSS. Advocacia Geral da União ainda solicita a liberação de um crédito para reparação das vítimas de fraudes
Nesta semana, o Partido Progressistas (PP) entrou com uma ação no STF na qual a legenda pede ao Judiciário que determine ao INSS “a restituição integral dos valores descontados indevidamente com a concreta indicação dos valores estimados e da respectiva fonte de custeio”.
Na manifestação, A AGU diz que “pretende enfrentar as causas que têm dificultado a estabilização de uma sistemática célere e segura de restituição de valores indevidamente descontados, dentre eles a existência de decisões judiciais com interpretações conflitantes a respeito dos requisitos de extensão de responsabilidade estatal pelos danos aos segurados e as contestações que têm sido lançadas em face do teor da instrução normativa de maio de 2025, tendo como preocupação central a preservação de preceitos fundamentais da segurança jurídica e da integridade do sistema previdenciário”.
A AGU diz que essas demandas “compartilham um inegável quadro de controvérsias constitucionais comuns, que decorrem dos empecilhos encontrados para a restituição adequada” e que “por imperativos de racionalidade processual, delas devem tramitar sob supervisão unificada”.
“Enquanto o governo federal adotava todas as providências para a solução administrativa do problema, buscando medidas aptas ao bloqueio de bens dos fraudadores e adotando medidas para restituição das vítimas, foi impacto com a notícia de uma judicialização sem precedentes que está inundando o Poder Judiciário com ações das mais diversas, além de notícias sobre litigância abusiva, que está a prejudicar ainda mais os aposentados e colocar em grave risco a previdência pública”, diz a ação da AGU.
O relator é o ministro Dias Toffoli.
Fonte: Caio Junqueira/CNN Brasil
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil
TÍTULO NOSSO
CÂMARAS DE VEREADORES PODERÃO PERDER FORÇAS
Nova decisão do STF altera dinâmica entre Legislativo e Executivo em milhares de municípios brasileiros. Em recente julgamento com repercussão geral, o Supremo Tribunal Federal (STF) definiu que as Câmaras Municipais não poderão mais rejeitar ou aprovar contas de prefeitos por motivação política. A decisão, firmada na ADI 849, estabelece que apenas os Tribunais de Contas possuem competência técnica para julgar a regularidade das contas dos gestores públicos.
Com isso, o parecer emitido pelos tribunais passa a ter efeito vinculante, e não mais opinativo. Ou seja, se o Tribunal de Contas aprovar as contas de um prefeito, a Câmara não poderá rejeitá-las — e vice-versa.
O que diz a decisão?
A tese fixada pelo STF foi clara:
“É inconstitucional dispositivo de Constituição Estadual que confere à Câmara Municipal a possibilidade de divergir, por juízo político, do parecer técnico do Tribunal de Contas na apreciação das contas do chefe do Poder Executivo.”
Especialista analisa impacto da medida
Segundo o jurista e professor de Direito Administrativo Doutor Rodrigo Vasconcelos, a decisão fortalece o papel técnico dos tribunais e reduz o uso político da fiscalização:
“É uma medida que busca equilibrar a responsabilidade na análise das contas públicas, evitando que fatores políticos interfiram na legalidade dos atos administrativos. A Câmara ainda tem papel fiscalizador, mas não pode contrariar a análise técnica dos tribunais.”
Fonte: Diário Tocantinense/Apodi Agora
Foto: Divulgação/Conselho Nacional de Justiça
TÍTULO NOSSO
PREFEITO EDNARDO MOURA RETORNA AO MUNICÍPIO DE PATU
sexta-feira, 13 de junho de 2025
NECESSIDADE URGENTE DE MUDANÇAS
Nenhum governo é perfeito. Muito menos começa perfeito. Ajustes são esperados e fundamentais para o sucesso de qualquer gestão.
O levantamento estatístico do blog NOSSO PARANÁ RN apontou uma aprovação perfeitamente aceitável e comemorável para as hostes governistas. Passou dos 50 pontos percentuais no que tange a aceitabilidade popular. Fato esse que particularmente nos surpreendeu.
Entretanto, nítido ficou que alterações em postos estratégicos é necessidade de "primeira grandeza". ou seja: ou muda agora ou haverá de correr risco profundo de decadência irremediável...
Há funções que deve-se trabalhar em consonância com as demandas da população. Se isso não ocorre, curar o mal que se tem feito agora, não tem "jeito que dê jeito", depois.
"Raimundo Andrade estaria só no começo do governo", podem dizer os céticos. Mas não. Já se passou até hoje, 11,22% de todo mandato. E pouco foi feito, no intento de acertar. Pelo mesmo no que deseja o gestor.
Algumas pastas que são mais visadas, por atender a população diretamente, não têm atendido os anseios dos munícipes. E, chegamos ao ponto em que, cortar a própria carne, é a única saída. Afinal, "cabeças nada pensantes" insistirem em fazer como querer, fará o atual gestor, que tem muito boa vontade, descer ao "limbo" da decadência.
E a história de Raimundo Andrade não merece isso. Concordemos.
OPERAÇÃO LEVIATÃ MIRA FACÇÃO CRIMINOSA E CUMPRE 14 MANDATOS DE PRISÃO
As prisões aconteceram nos bairros Monte Castelo, Bela Parnamirim, Vida Nova, Rosa dos Ventos, Santos Reis e Passagem de Areia, em Parnamirim, e no bairro Nossa Senhora de Nazaré, na Zona Oeste de Natal.
A investigação começou com a prisão em flagrante de um dos suspeitos na comunidade Mar da Galiléia, no bairro Vida Nova, por porte ilegal de arma de fogo, tráfico de drogas e receptação. A partir dessa prisão, a polícia identificou indícios da participação do investigado e de outros membros da facção em uma série de crimes, como organização criminosa, tráfico de drogas, ocultação de cadáver, homicídio, roubo, porte e comércio ilegal de armas de fogo e receptação.
O nome da operação faz referência ao “Leviatã”, criatura mitológica que representa uma ameaça imponente, simbolizando a atuação violenta e articulada da organização criminosa.
JÂNIA FERNANDES EXPRESSOU SATISFAÇÃO COM RESULTADO DE PESQUISA
Os índices tornaram a médica "fiel da balança" para qualquer interesse das alas políticas. Se bem que crucial é lembrar, que João maia, quase que eterno aliado "janista" teve o apoio de outros nomes, além de Jânia Fernandes.
A transformação por qual passa a política daquela cidade nos dias atuais, aponta para um diálogo mais claro e objetivo entre duas das três principais lideranças. Soubemos que já teria havido uma conversação em terreno paraibano, entre dois destes cabeças principais de blocos partidários, contudo, não nos foi assegurado por nenhum destes.
Se pensam em alianças para 2028, fundamental é que fechem questão logo para 2026, e não atropelar o pleito do ano vindouro e deixar 2028 para depois. Ninguém dará credibilidade a pactos de última hora. pensem bem.
GOVERNO FRUTUOSOGOMENSE REALIZA AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE LOA E PPA
É a administração municipal fazendo o que é extraordinário conforme a vontade popular
Com o objetivo principal de entender os desejos e as propostas da população para os próximos anos, o governo Ismael Juvêncio realizou um encontro com o povo, em formato de Audiência Pública, que teve como palco o auditório da secretaria de assistência social. O intento deste encontro foi a construção do Plano Plurianual (PPA) para o próximo quadriênio, 2026 a 2029, e a Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2026. Estas ações buscam aproximar a população da gestão municipal a partir do pensamento que um governo participativo e que respeita as leis e a vontade dos munícipes, buscando ouvir aqueles que verdadeiramente constroem uma cidade mais justa e coletiva.
A secretária de governo, Janda Jácome, que já governou a cidade por oito anos, fez explanação da necessidade e da obrigatoriedade de ouvir e compreender profundamente os anseios do povo:
quinta-feira, 12 de junho de 2025
ASFALTO "SONRISAL" EM ALEXANDRIA. RODOVIA COM MENOS DE 30 DIA DE ENTREGUE PELA GOVERNADORA FÁTIMA BEZERRA, COMEÇA A APRESENTAR BURACOS
Em 14 de maio passado, no caso a menos de 30 dias, a governadora Fátima Bezerra entregou a rodovia que corta o município de Alexandria, vindo da cidade potiguar de Marcelino Vieira e estendendo-se até a divisa com o município de Bom Sucesso, Paraíba.
Ontem, 11 de junho, recebemos fotos que mostra o asfalto cedendo às margens da rodovia. ou seja, começou a desintegrar. Os locais onde há a decomposição do asfalto, poderiam ter como alegação, ser por conta do acesso de veículos nas ruas de terra adjacentes.
Mas, tal possível justificativa cai por terra, já que ao passar pelo local, observamos que o próprio trecho da rodovia por onde passam os veículos, não margens, também começa a desagregar, mostrando fisuras e rachaduras.
No decorrer desta semana, vamos fazer uma gravação no local e mostrar tamanho descaso com o dinheiro público.
Ressaltar se faz necessário, que esta "obra" não é a primeira que em pouquíssimo tempo apresenta falhas claras da falta de respeito com o dinheiro dos potiguares.
CLÍNICA DO TERROR: FALSO VETERINÁRIO MATOU CÃES E GATOS APÓS CIRURGIAS
No início deste ano, homem fez procedimentos cirúrgicos em duas cadelas que vieram a falecer dias depois. Polícia civil investigava há três meses
A polícia civil do Distrito Federal (PCDF) prendeu em flagrante, na noite desta quarta-feira (11/6), um homem que se passava por veterinário em Brazlândia. Ele foi encontrado em casa, na quadra 5 do Setor Norte.
Foram encontrados testículos de cães recém-castrados na residência do suspeito. Ele também guardava ampolas, seringas, remédios, ataduras e um jaleco.
O nome do investigado — que não divulgado pela PCDF — não consta nos cadastros dos conselhos Federal (CFMV) e Regional (CRMV-DF) de Medicina Veterinária e, por isso, a alcunha de falso veterinário.
Mortes de cadelas
A PCDF investigava o indivíduo há três meses, quando uma mulher procurou a corporação para denunciar que levou a cadela dela até o falso veterinário com sintomas de febre. O indivíduo disse que o animal teria de passar por cirurgia e cobrou R$ 400 pelo serviço. Dias depois, a cachorra morreu.
Esse não foi o único episódio que terminou com morte de animais. Em fevereiro deste ano, uma mulher levou uma cadela ao falso médico para castração. O homem cobrou R$ 500 pelo procedimento e, assim como no primeiro caso, a cachorra também faleceu dias depois.
“Há inúmeros outros relatos de castração, atendimentos e prescrições feitos pelo falso veterinário. A investigação aponta que ele atuava como médico veterinário há vários anos”, afirma a Polícia Civil do DF.
O sujeito foi preso em flagrante por crime ambiental de maus-tratos a animais, cuja pena vai de dois a cinco anos de reclusão. Ele também responderá pela contravenção penal de exercício ilegal de profissão, punida com prisão simples que pode durar até três meses.
Fonte: Willian Matos e Carlos Carone/Metrópoles
Foto: PCDF/Divulgação
quarta-feira, 11 de junho de 2025
PF INVESTIGA REDE DE FALSIFICAÇÃO DE DIPLOMAS COM ATUAÇÃO NO RN. REGISTROS EM CONSELHOS REGIONAIS FORAM OBTIDOS COM DOCUMENTOS FALSOS
A polícia dederal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (11), a Operação Código 451, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa especializada na falsificação e comercialização de diplomas de ensino superior. O esquema, que já resultou na emissão de ao menos 33 diplomas fraudulentos, também teve alvos no Rio Grande do Norte.
Segundo a PF, o RN está entre os 11 estados onde foram cumpridos 25 mandados de busca e apreensão, além do Distrito Federal. No estado, os agentes estiveram em endereços ligados a suspeitos de utilizar documentos falsos para obter registro em conselhos profissionais e exercer ilegalmente funções em áreas como saúde, engenharia, direito, psicologia, educação física e administração.
A investigação começou após a tentativa de registro profissional com um diploma falso. A partir daí, a Polícia Federal identificou um site fraudulento, hospedado em uma plataforma pública, que simulava um sistema oficial de verificação de diplomas universitários. Nesse ambiente, era possível acessar diversos documentos falsificados, vendidos pelas redes sociais e aplicativos de mensagens.
De acordo com a corporação, os diplomas eram utilizados para garantir atuação profissional em áreas regulamentadas, mesmo sem a formação necessária. Pelo menos oito pessoas já atuavam formalmente em suas profissões com registros obtidos de forma fraudulenta.
Fonte: Portal da Tropical/Blog do BG
Foto: Reprodução
DIRETO DA PRISÃO EM ISRAEL, THIAGO ÁVILA ENVIA CARTA À FILHA DE UM ANO
A carta foi enviada à mulher do brasiliense pela advogada que acompanha o caso de Thiago em Israel
Preso na solitária em Israel, o ativista brasiliense Thiago Ávila conseguiu enviar uma carta à filha Tereza, de apenas um ano. A carta foi entregue à advogada da Adalah (Centro Legal para os Direitos das Minorias Árabes em Israel), que está acompanhando o caso dele, e enviada à mulher de Thiago, Lara Souza.
"Querida Tereza, me desculpe por não estar por perto nos últimos dias, mas o papai estava tentando levar comida para outras crianças tão lindas como você. Infelizmente, elas estão passando fome por causa de pessoas que não entendem que todo ser humano tem o direito à liberdade. Seu pai é uma das milhões de pessoas que estão fazendo algo para acabar com a maior violação de direitos da nossa geração", disse um trecho da carta. "Eu realmente espero chegar em casa em breve. Penso em você e na sua mãe todos os dias. E por isso, não posso aceitar que o mundo em que vivemos tem tanta exploração, opressão e destruição. Não sinta medo pelo seu pai. Estou bem e estou esperançoso", escreveu o brasiliense.
Lara Souza disse estar angustiada devido à falta de contato com o marido. "Eu estou muito nervosa, eu não sei o que está acontecendo. Eu estava tranquila até o momento da detenção dele. Eu sabia que esta missão era necessária. Ele estava falando comigo todos os dias, mas, desde então, eles só têm permitido que ele fale com a advogada. Ela chegou a me ligar e tentar me colocar em contato com ele, mas as forças israelenses não permitiram", disse Lara. "Eu o conheço e ele é puro coração. Ele deve estar pensando neste momento que isso não é nada comparado ao que as pessoas estão vivendo em Gaza", acrescentou.
O ativista está preso em Israel desde segunda-feira, quando o barco Madleen, onde estava, foi interceptado pelo exército israelense. A embarcação levava Thiago e mais 11 ativistas da Flotilla pela Liberdade até a Faixa de Gaza com ajuda humanitária, no entanto, não chegou ao destino.
Fonte: Mila Ferreira/Correio Braziliense
Foto: Ed Alves/CB/DA Press
PESQUISA NOSSO PARANÁ RN EM ALEXANDRIA: HOJE, COMO PENSA A POPULAÇÃO SOBRE O PLEITO PARA DEPUTADO FEDERAL
A ex-vice-prefeita, médica Jânia Fernandes comanda, neste instante, a intenção de voto, no que tange lideranças, quanto a uma cadeira na câmara federal. Ou seja, 15,84% do eleitorado, hoje, pretende seguir o candidato a deputado federal apoiado pela herdeira política do ex-prefeito Jandui Fernandes.
Já 11,88% deverão, hoje, seguir o escolhido para apoiar para a assembleia legislativa aquele que a ex-prefeita Jeane Saraiva apoiar.
O prefeito Raimundo Andrade, que está em seu 160 dias de gestão, hoje, agregaria 10,89% dos votos para o candidato a deputado federal que apoiar para a câmara federal. Curiosamente, mesmo percentual que concederia ao postulante a assembleia. O que, particularmente, nos leva a acreditar serem votos carimbados.
O presidente da câmara de vereadores de Alexandria, Francisco de Assis, 6,93% dos votos para o seu preferido na corrida por um assento no parlamento estadual.
Índice maior que todos os supracitados, foi creditado a opção "votar para deputado estadual por conta própria". Ou seja, o entrevistado votará em que entender merecedor, não por influência de terceiros. Estes são 19,80%.
Outros 3,96% estariam aptos ao voto, conforme as lideranças venham a sugerir. Estariam no aguardo do anúncio dos nomes apresentados pelas lideranças.
Não pretende votar para deputado estadual, 5,94% e não souberam ou preferiram não responder, totaliza 24,75% dos entrevistados.
PESQUISA NOSSO PARANÁ RN EM ALEXANDRIA: HOJE, COMO PENSA A POPULAÇÃO SOBRE O PLEITO PARA DEPUTADO ESTADUAL
Não pretende votar para deputado estadual, 6,93% e não souberam ou preferiram não responder, totaliza 23,76% dos entrevistados.
Já 12,87% deverão, hoje, seguir o escolhido para apoiar para a assembleia legislativa com o aval da médica Jânia Fernandes.
O prefeito Raimundo Andrade, que está em seu 5º mês de governo, hoje, aglutinaria 10,89% dos votos para o candidato a deputado estadual que apoiar.
O presidente da câmara de vereadores de Alexandria, Francisco de Assis, 8,91% dos votos para o seu preferido na corrida por um assento no parlamento estadual.
Índice maior que todos os supracitados, foi creditado a opção "votar para deputado estadual por conta própria". Ou seja, o entrevistado votará em que entender merecedor, não por influência de terceiros. Estes são 18,81%.
Outros 2,97% estariam aptos ao voto, conforme as lideranças venham a sugerir. Estariam no aguardo do anúncio dos nomes apresentados pelas lideranças.
Não pretende votar para deputado estadual, 6,93% e não souberam ou preferiram não responder, totaliza 23,76% dos entrevistados.
MANIÇOBA MORRE AOS 27 ANOS
Comediante paraense conhecido nas redes por vídeos de humor com a família morreu em Belém
"OPERAÇÃO INSURRETOS" É DEFLAGRADA E DOIS HOMENS SÃO PRESOS EM FLAGRANTE NO ALTO OESTE POTIGUAR
A investigação foi iniciada a partir de uma denúncia anônima, que informava que dois suspeitos estavam envolvidos com o tráfico de drogas na região. De acordo com as informações, um dos envolvidos também seria um ex-policial militar do RN, que atuava como segurança particular dos investigados.
Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão. Os dois suspeitos foram presos em flagrante com uma porção de cocaína, três armas de fogo, sendo duas de uso restrito e uma de uso permitido, além de carregadores e munições de calibres variados. A ação resultou em um prejuízo superior a R$ 20 mil para o crime organizado. O ex-policial continua foragido e, contra ele, consta um mandado de prisão em relacionado a um processo anterior.
Durante a ação, também foram apreendidos aparelhos celulares, que serão analisados e utilizados para aprofundar as investigações.
A ação contou com o apoio da Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE), Canil, Divisão de Polícia Civil do Oeste (DIVIPOE), Diretoria de Polícia Civil do Interior (DPCIN), 7ª Delegacia Regional de Patu, 8ª Delegacia Regional de Alexandria, 57ª Delegacia de Polícia Civil de Apodi, além do apoio do Destacamento policial militar de Coronel João Pessoa.
Os suspeitos presos foram conduzidos à delegacia para a realização dos procedimentos legais e, em seguida, encaminhados ao sistema prisional, onde permanecerão à disposição da Justiça.
O nome da operação faz referência a investigados que se insurgem contra a ordem estabelecida, muitas vezes por meio de ações violentas ou armados. O termo é associado a palavras como “rebelde”, “revoltoso” e “insurgente”.
A polícia civil solicita que a população continue enviando informações, de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181.
Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Polícia Civil/RN – SECOMS/Nosso Paraná RN
VEREADOR SUSPEITO DE MATAR ADOLESCENTES PEDE RENÚNCIA DO MANDATO
A previsão é que o documento protocolado pelo vereador seja lido na próxima sessão, que deve ocorrer nesta quinta-feira (12)
A informação foi confirmada ao Diário do Nordeste pelo presidente da Câmara Municipal de Paraipaba, o vereador Felipe Rodrigues (Republicanos), que disse ter assinado a solicitação e dado encaminhamento para o procedimento.
O político ainda enviou uma nota, publicada pela Casa Legislativa. No comunicado, o Legislativo alegou que “os trâmites necessários já estão sendo realizados para a nomeação do vereador suplente que assumirá o cargo em definitivo”.
No ofício que formalizou o pedido de renúncia, ao qual a reportagem teve acesso, Renan Martins afirmou que as razões que motivaram a decisão “são de cunho estritamente pessoal e por motivos de saúde” dele e dos familiares.
A previsão é que o documento protocolado pelo vereador seja lido na próxima sessão, para o suplente ser empossado, que deve ocorrer nesta quinta-feira (12).
RETORNO SOB PROTESTOS
Renan ficou de licença da cadeira de vereador por 90 dias e retornou para o exercício do mandato na última quinta-feira (5). No retorno, ele foi alvo de protesto pela população local durante a sessão legislativa.
De volta ao Plenário, ele foi recebido com gritos de “assassino” por familiares das meninas e populares, que carregavam cartazes pedindo a sua prisão. Agentes da Polícia Militar e da Guarda Municipal foram convocados para reforçar a segurança no local.
Os trabalhos duraram cerca de 15 minutos e foram encerrados após o presidente da Casa afirmar que há um processo administrativo contra Renan em andamento e que mais esclarecimentos serão dados no momento oportuno. “A família já está ciente, a justiça está sendo feita”, disse ele na oportunidade.
Em março, o Legislativo começou a analisar um pedido de cassação do mandato. Foi instalada uma comissão processante para verificar se o incidente envolvendo Renan caracterizou quebra de decoro parlamentar.
Devido ao impasse, o Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou a continuidade do processo administrativo na Câmara, em decisão proferida na última terça-feira (3). A expectativa era de que o relatório fosse concluído no fim deste mês.
A reportagem não conseguiu localizar o vereador Renan Martins. O conteúdo será atualizado no caso de uma eventual manifestação do parlamentar.
Fonte: Bruno Leite/Diário do Nordeste
Foto: Reprodução/Google Street View
PESQUISA NOSSO PARANÁ RN EM ALEXANDRIA: COMO TEM ATUADO AS SECRETARIAS E ÓRGÃOS MUNICIPAIS?
ALEXANDRIA ERALIZA A 11ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
A prefeitura de Alexandria, por meio da secretaria de assistência social, realizará a 11ª Conferência Municipal de Assistência Social na próxima quinta-feira, 12 de junho. Com tema: “20 anos do SUAS: construção, proteção social e resistência”. Proporcionando o diálogo, a avaliação e o fortalecimento das políticas públicas de assistência social em nosso município.
A conferência ocorrerá das 07h às 17h, no auditório da secretaria de assistência social (antigo PETI). As inscrições serão realizadas no momento do credenciamento, e a participação é aberta a população e interessados em contribuir com ideias e propostas.
Participe deste importante momento de construção coletiva da política de Assistência Social.
terça-feira, 10 de junho de 2025
BLOG NOSSO PARANÁ RN DEVE VEICULAR AMANHÃ, ÍNDICES DE APROVAÇÃO DAS SECRETARIAS MUNICIPAIS DE ALEXANDRIA
Em contato com o editor do Blog Nosso Paraná RN tivemos ciência que amanhã serão veiculados os dados da pesquisa de opinião pública realizada em Alexandria, entre 04 e 06 de junho, sobre a aprovação/rejeição das secretarias municipais e órgãos ligados a administração pública alexandriense.
Agricultura; Administração; Assistência Social; Cultura; Educação; Esportes; Finanças; Gabinete; Obras; Planejamento; Saúde; SAAE e IPHAMA.
Também amanhã, deve ser veiculada a intenção de voto para 2026, com base nas principais lideranças políticas de Alexandria. Contudo não nos foi assegurado se estes índices serão ventilados amanhã ou no dia seguinte. Esta decisão cabe ao contratante do levantamento estatístico.
PESQUISA NOSSO PARANÁ RN EM ALEXANDRIA: CONHEÇA OS TRÊS VEREADORES MAIS ATUANTE EM 160 DIAS DE MANDATO
Entre os alexandrienses, 22,76% não indicaram nenhum dos atuais vereadores como mais atuante ou não souberam responder ao questionamento
Em terceiro lugar, que na pesquisa anterior ocupava a vice-liderança, aparece muito próximo ao segundo colocado, Raul Bezerra, com 11,88% da opinião dos alexandrienses. Uma diferença de 0,99%.
Os outros seis vereadores totalizaram 35,64 pontos percentuais.
Avaliaram que "nenhum" merece ser considerado como mais atuante, alcança 8,91% e não souberam ou preferiram não mencionar o nome de nenhum dos parlamentares alexandrienses, 13,85% dos entrevistados.
Foram ouvidas 303 pessoas em todo o município, em consulta popular coordenada pela LOGOS - Assessoria & Pesquisa de Gestão.
Fonte: Nosso Paraná RN
VÍTIMA DE HOMEM ACUSADO DE ESTUPRO GRAVA VÍDEO MOSTRANDO MEDO POR ELE TER GANHO O DIREITO DE RESPONDER EM LIBERDADE
Uma mulher, que foi vítima de estupro, usou as redes sociais, para expressar sua indignação pela soltura do acusado de ter lhe estuprado.
Assista o vídeo por completo e entenda todo o receio que domina essa senhora.