MENU

RN POLITICA EM DIA 2012 ENTREVISTA:

domingo, 30 de dezembro de 2018

ALEXANDRIA: BLOGUEIRO É AMEAÇADO, UM DIA DEPOIS DE RECEBER TÍTULO DE CIDADÃO.

GRANDE REPERCUSSÃO: 
COM MAIS DE 18.000 ACESSOS, MATÉRIA MERECE REPRISE.

Poucas horas depois de ter recebido o Título de Cidadão alexandriense, aprovação à unanimidade pela câmara de vereadores, eu, Mozart Maranhão, após denúncias  AQUI E AQUI relacionadas a esgotos estourados no centro da cidade, delatadas no blog rnpoliticaemdia do qual sou editor responsável, recebeu na manhã de hoje, na calçada de sua residência, a indesejável "visita" do secretário de obras da cidade de Alexandria, Isaías Ferreira, que acusou seus filhos de serem os responsáveis pelo entupimento da rede de esgoto supracitada na matéria.
O secretário de obras, Isaías Ferreira, além de ter ameaçado-me, afirmando em alto e bom tom, que: "você não sabe com quem está falando", frase típica de quem é ou tem as costas largas, como se diz comumente. Além de tecer termos impróprios que afronta o caráter de quem quer que seja.
Além da ameaça, Isaías cometeu constrangimento a minha pessoa, por citar fato ao qual não cabe ao mesmo expressar-se. Coisas típicas de quem não tem nenhuma, a mínima condição de gerir um órgão que é do povo e para o povo.
Estive na delegacia de polícia civil, para registrar o boletim de ocorrência. Gentilmente, o delegado regional, Dr. Célio Fonseca, comunicou-me que devida a suspensão dos serviços em todo estado do Rio Grande do Norte, não seria possível notificar a queixa em tela, porém, que como há 6 (seis) meses para fazê-la, e a paralisação deve ter seu término dentro em breve, voltarei a delegacia para o registro da ocorrência, no momento que houver o retorno aos trabalhos normais.
Destarte, fica aqui registrado, de forma pública e notória, meu desagrado e minha indignação para com a postura errônea, mesquinha e violenta do secretário de obras, Isaías Ferreira, que na verdade tem se comportado como o maior adversário da gestão atual. Este não é o primeiro caso que tem-se registro, de atitude semelhante, se não com ameaça, mas com maus-tratos e imposições.
Pessoalmente, vejo o secretário de obras, como alguém que imaginar ter amparo em alguma autoridade maior, até mesmo na esfera estadual, para agir de forma truculenta como o fez. Contudo, tenho plena convicção, que caso seja esse o motivo de tamanha arrogância, não encontra resguardo em nenhum ocupante de posto hierárquico maior.
Nossa luta, em mostrar o que por ventura de errôneo haja, continuará. Não é ações desta natureza que irão cessar nossa trajetória em divulgar o que entendermos crucial.


ANO NOVO COMEÇA COM ELEIÇÃO EM SANTA CRUZ/RN;

Em Santa Cruz, o ano novo começa com eleições para prefeito e vice-prefeito. Será no dia 3 de janeiro. A ex-prefeita Fernanda Costa (MDB) foi cassada do cargo. Mas, quem dá as cartas no município é o seu esposo e deputado estadual Tomba Farias (MDB). Que apresenta como candidato Ivanildinho Filho que é tido como favorito. O vice será Glauther Adriano. Todos os candidatos são do PSB.

Fonte: Robson Pires

ALEXANDRIA: O QUE A CÂMARA DE VEREADORES NEGOU POR DUAS VEZES, A ASSEMBLEIA OUTORGOU.

Um fato inusitado, ocorreu, com a Quadrilha Estilizada Dona Barriguda.
A câmara de vereadores, negou pela segunda vez, o reconhecimento da Dona Barriguda, como entidade de Utilidade Pública. O vereador Teixeira Figueiredo, entrou com Projeto de Lei, nos anos de 207 e 2018, entretanto em ambos os casos, foi negado pelo plenário da Casa.
E eis, que o Diário Oficial do Estado do Rio Grande do Norte, trouxe no dia de ontem, o reconhecimento do grupo cultural que mais divulga o nome de Alexandria e propicia o engajamento de jovens alexandriense, o citado título.
A Quadrilha Estilizada Dona Barriguda, é um patrimônio de todos nós. É muito além que um simples grupo que difunde a dança. É muito maior que qualquer predileção política-partidária. Merece e tem que ser apoiada por todos aqueles que possam ajudar.
Viva a Quadrilha Estilizada Dona Barriguda. Viva o povo alexandriense.

AGENTES E ESCRIVÃES ACABAM GREVE, MAS ENGATILHAM OUTRA.

Os agentes e escrivães da Polícia Civil do Rio Grande do Norte decidiram acatar ordem judicial (veja AQUI) e suspender a Operação Zero.
Após assembleia geral, no final da tarde desta sexta-feira (28), ficou definido que as delegacias de plantão serão reabertas para funcionamento normal.
No entanto, as categorias já marcaram uma nova assembleia geral para a próxima quarta-feira (02), quando vão decidir sobre os rumos de uma nova mobilização, cobrando atualização salarial.
Se acontecer nova greve, já será no início de nova gestão – Governo Fátima Bezerra (PT).

Fonte: Carlos Santos

FILHO PROPAGA VÍDEO COM BAIXARIAS DE BOLSONARO.

Não foi ninguém da oposição. Foi o vereador Carlos Bolsonaro, chamado pelo pai-presidente de "meu pitbull", quem difundiu nas redes sociais vídeo com uma coletânea de baixarias pronunciadas por Jair Bolsonaro. Em meio a palavrões, o novo presidente da República ensina na peça que "assaltante precisa é de pancada", revela o seu desejo de que "matassem 200 mil vagabundos" e exibe para a câmera uma camiseta onde se lê: "Direitos humanos: esterco da bandidagem."
Carlos Bolsonaro, o 'Zero Dois' da linhagem do capitão, trombeteou o vídeo no contexto do anúncio feito pelo pai, também nas redes sociais, de que garantirá por decreto "a posse de arma de fogo para cidadãos sem antecedentes criminais." Em tom de deboche, Carlos anotou acima do vídeo: "A esquerdalha chora."
O fundo musical da peça é Tropa de Elite. "Se matar alguém, foda-se", diz Jair Bolsonaro ao discorrer sobre a atividade policial. Ao comentar o ambiente inóspito das cadeias, ele pontificou: "É só você não estuprar, não sequestrar, não praticar latrocínio que você não vai pra lá, porra!"
Numa cena na Comissão de Direitos Humanos da Câmara, Bolsonaro ralhou: "Os senhores não estão preocupados com segurança pública, agindo como mocinhas, como maricas." Noutro trecho, defendeu que policiais devem passar bandidops nas armas. "Ah, atirou com a intenção de matar. É lógico que atirou com intenção de matar, porra. Ele tá com o fuzil na mão! É pra fazer carinho?".
Noutro trecho, Bolsonaro aparece rebatendo a pecha de que cultivaria um preconceito racial. "Racista é o caralho, porra!" Mais adiante, aparece desqualificando defensores do ensino sobre sexo nas escolas. "Isso é covardia com as crianças. Quer queimar a rosca vai queimar, porra. (…) Vai se foder, porra.
Em discussão com outro interlocutor, Bolsonaro aconselhou-o a "queimar sua rosquinha onde bem entender."
Dentro de poucas horas, o autor dos comentários vestirá a faixa de presidente da República.

Fonte: Josias de Souza/UOL


ARTISTAS MOSSOROENSES ENCERRAM ANO SEM O LEGALIZAÇÃO DO CONSELHO DE CULTURA.

Quase um mês depois de definidos os nomes que devem compor o Conselho Municipal de Cultura, a Prefeitura de Mossoró ainda não realizou a publicação no Jornal Oficial do Município (JOM), medida necessária para a efetivação do Conselho.
Segundo os artistas, a promessa do secretário Municipal de Cultura de Mossoró, Eduardo Falcão, na reunião entre a classe artística e a Prefeitura, seria a publicação na semana seguinte ao dia 30 de novembro, data do encontro que reafirmou os nomes.
A criação do Conselho foi provocada pelos artistas mossoroenses numa tentativa de efetivar políticas públicas na cidade, como o Prêmio Fomento e a criação do Fundo Municipal de Cultura.

Fonte: Carol Ribeiro

JUSTIÇA GARANTE POSSE DE IZABEL MONTENEGRO EM PRESIDÊNCIA.

A juíza de direito plantonista Giuliana Silveira de Souza emitiu despacho relativo à Ação Ordinária que visava impedir a posse da vereadora Izabel Montenegro (MDB), para novo mandato como presidente da Câmara Municipal de Mossoró. Ela indeferiu o pedido feito por seis vereadores da oposição e do governismo.
Sua manifestação aconteceu neste sábado (29).
Na inicial, os vereadores também queriam agilizar realização de novas eleições à mesa diretora em regime de urgência, alterando resultado do pleito interno acontecido há mais de um ano e dois meses – 24 de outubro de 2017 – em que eles mesmos votaram em Izabel para novo mandato presidencial. Ela é a atual presidente desde 1º de janeiro de 2017.
Giuliana Silveira de Souza entendeu, que os autores da ação - vereadores Alex do Frango (PMB), Aline Couto (sem partido), Didi de Arnor (PRB), Genilson Alves (PMN), Zé Peixeiro (MDB) e Sandra Rosado (PSDB) – não apresentaram argumentos que sustentassem os pedidos feitos para a liminar.
'Moralidade’ com atraso
“Os fatos alegados na inicial como sendo aqueles suscetíveis de invalidação por eventual desrespeito ao devido processo legislativo e inobservância ao princípio da moralidade, remontam ao ano de 2017, especificamente aos meses de outubro e novembro. Com efeito, as alterações promovidas no Regimento Interno da Câmara Municipal de Mossoró com relação aos fatos relatados na inicial não foram recentes, tampouco a eleição de Maria Izabel Araújo Montenegro como Presidente da Mesa Diretora (ocorrida em 24/10/2017)”, dissertou a magistrada.
“De fato, não se vislumbra nos documentos juntados com a inicial qualquer impugnação às alterações e à eleição da referida vereadora no período oportuno, inclusive não tendo sido interposta até a presente data qualquer ação judicial a este respeito (exceto esta, obviamente)”, reforçou Giuliana Silveira de Souza.
Dinheiro
Em sua defesa, Izabel Montenegro alertou que “num arroubo tardio de disfarçada ‘moralidade’”, os vereadores tentavam na verdade a sua destituição presidencial, com intuito de se apropriarem de direitos subjetivos. “O verdadeiro pano de fundo é a briga dos Vereadores para receber a verba de gabinete, sustada por medida cautelar do Tribunal de Contas do Estado (TCE)”, apontou.
Em face do pronunciamento judicial, a posse de Izabel Montenegro para presidir a Câmara Municipal de Mossoró por mais dois anos (2019-2020) está mantida. Acontecerá na próxima quinta-feira (3), às 10h, na sede desse poder.

Fonte: Carlos Santos

MÉDICO ALEXANDRIENSE EMITE NOTA SOBRE AMEAÇA A BLOGUEIRO.

O médico Napoleão Veras, manifestou em redes sociais e grupos de whatsapp, sobre a postura covarde com que comportou-se o secretário de obras de Alexandria, para com o editor deste blog.
Napoleão fez questão de frisar, que o fato trata-se de "autoritarismo fora de época e que a Lei é para todos. 











TEMPOS SOMBRIOS
É de se lamentar e repudiar a agressão sofrida pelo cidadão alexandriense - pois acaba de receber nosso título de cidadania, MOZART MARANHÃO.
Segundo noticiado pela redes sociais, o editor do prestigiado blog RN POLÍTICA EM DIA foi desacatado na calçada de sua própria residência por ISAÍAS FERREIRA, secretário de obras da Prefeitura Municipal de Alexandria, cunhado da prefeita Jeane Ferreira, insatisfeito por críticas dirigidas
democraticamente à administração pelo referido BLOG.
Uma espécie de autoritarismo fora de época, descambando às vezes para a truculência parece habitar a mente de pessoas despreparadas que não atentaram para o fato dos tempos atuais serem outros, onde a CIDADANIA é sim a grande marca dos nossos dias, e não há como querer demonstrar um poder que não existe mais.
Ou ainda não ouviram falar dos processos, das prisões cheias de “autoridades”, de notáveis, e o poder dessa gente cada vez mais contestado e minguado?
É bom baixar o topete, aterrissar, andar dentro das normas legais, pois a LEI É PARA TODOS, todos são iguais perante ela, e NINGUÉM ENGOLE MAIS ISSO DE MAIORAL!!!
Vamos respeitar as pessoas, respeitar os cidadãos e cidadãs, pois estamos numa DEMOCRACIA!
Alô, Alôôôôô!!!!

Ainda desta nota postadas na mídia, o médico Napoleão Veras, também enviou ao editor deste blog, nota de solidariedade:
NOTA DE SOLIDARIEDADE
Amigo, desculpe não lhe ter respondido antes. Estava numa praia sem internet.
Claro que pode publicar.
Acho que não assinei o texto. Pode acrescentar meu nome no final, Napoleão Veras.
Um abraço.
Precisamos contestar essa forma arcaica de administrar e lidar com as pessoas.
O que pensam que são?
Estão se enganando e tentando enganar os conterrâneos humildes.
No fundo, estão a anos-luz do Brasil real.
Lamentável!!!

NOTA DO RNPOLITICAEMDIA:
Foram centenas de manifestações, não só em redes sociais, como enviadas ao nosso whatsapp. Agradecemos muito a todos, que comungam da necessidade imediata de reciclagem, no modo com que alguém tentam empregar um regime que não mais cabe.
Quero aqui ressaltar, que não acredite que em nenhum instante, a postura medíocre e mesquinha deste cidadão agressor, encontre amparo em autoridades de maior grau. Isso ocorrendo, equiparam-se ao mesmo.
Como exposto está na matéria, estivemos na delegacia de polícia civil, minutos após o ocorrido, para prestar queixa, porém, com a greve da PC, não foi possível.
Viajando ontem pela madrugada, para passar o final de ano com minha família em terras pernambucanas, haveremos de dar entram no referido boletim de ocorrência, nos primeiros dias de janeiro, ao retornar a minha agora, terra de Alexandria, como ajustado ficou, junto ao delegado regional Célio Fonseca.
Acrescentando, que após o registro, no decorrer do mês de janeiro, haveremos de ir à Natal, para que asseguremos junto aos ocupantes dos órgãos pertinentes, o pronto. fiel e rápido cumprimento de todos os tramites legais, mesmo sabendo que no que depender da polícia civil de Alexandria, teremos o apoio necessário.
Ainda, haverei de recorrer aos órgãos que respondem pela imprensa em todos os âmbitos, para que tomem ciência do fatídico episódio.



LÍDER DO GOVERNO FÁTIMA NA ASSEMBLEIA ESTÁ DEFINIDO.

O deputado estadual George Soares será o líder da governadora eleita Fátima Bezerra na Assembleia Legislativa. A oficialização do convite ocorreu nesta sexta-feira (28). “Conto com George, um jovem e atuante parlamentar, para ser o porta-voz do nosso Governo no legislativo e para defender as iniciativas que encaminharemos em prol da população do Rio Grande do Norte”, disse Fátima.
O deputado agradeceu a confiança da governadora. “Conte comigo para que a Assembleia contribua com esse novo momento e para fazermos juntos a reconstrução do nosso estado”, disse George.

Fonte: Blog do Barreto

FÁTIMA VAI SE REUNIR COM PODERES, FIERN E FECOMÉRCIO NO DIA 02 DE JANEIRO.

A governadora eleita Fátima Bezerra (PT) terá uma reunião no próximo dia 02 de janeiro, na Governadoria, com os chefes de poderes do RN, representantes da FIERN e Fecomércio, para discutir uma série de medidas buscando o equilíbrio das contas públicas.
A pauta principal será a regularização da folha de pagamento dos servidores.
Entrarão em discussão a antecipação dos royalties de Petróleo e também questões como a dívida ativa do Estado.

Fonte: Heitor Gregório

GILTON SAMPAIO É O NOME DE FÁTIMA BEZERRA PARA A FAPERN.

Mestre e Doutor em Lingüística, o professor e ex-diretor do campi da Uern em Pau dos Ferros, Gilton Sampaio é mais um nome do Governo Fátima Bezerra.
Ele será o diretor-presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte (Fapern).

Fonte: Thaísa Galvão

ALEXANDRIA: OPERAÇÃO "CAÇA AO CAÇADOR" CHEGA AO FIM.

A equipe de polícia civil de Alexandria, tem sob o comando o delegado Aroldo Chaves, intensificando as investigações deste o assassinato da senhora Maria da Conceição Barbosa, no dia 23 de novembro último deflagrou a operação "Caça ao Caçador", e no dia de ontem, quando obtiveram o êxito final, na cidade cearense de Larvas da Mangabeira, mas especificamente nas proximidades da comunidade de Amânio Tuba, no sítio Correia de Baixo, ao prenderem o assassino confesso Francisco Auricélio Fidélis, autor do fato.
Uma morte com requinte de crueldade, com diversas facadas, que assustou todo o município, deixando em alerta a cidade potiguar, em virtude de, após o ocorrido, Francisco Auricélio, que autointitulava-se de "Coroinha Invocado", passou a enviar centenas de áudios para grupos de whatsapp e pessoas próximas a vítima, ameaçando não somente um policial militar reformado, como a própria filha.
Francisco Auricélio ficou foragido por 36 dias, chegando a esconder-se em diversas localidades rurais dos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba e Ceará.
Por ser caçador, Francisco Auricélio, tem amplo conhecimento de caminhos poucos usados, normalmente utilizados por daqueles que caçam. Isso, em muito facilitou a fuga por tempo.
A divulgação em redes sociais por centenas de pessoas, colaborou o trabalho investigativo da polícia civil. Alia-se a isso, o empenho do delegado Aroldo Chaves e sua equipe, assim como da polícia militar, que também não mediu esforço na caça ao foragido.





BOLSONARO ESTUDA AUMENTAR VALIDADE DA CNH DE 5 PARA 10 ANOS.

O presidente eleito, Jair Bolsonaro, avisou hoje (28) via Twitter que pretende aumentar o prazo de validade da carteira nacional de habilitação no Brasil. Ele pretende estender o prazo de validade dos atuais 5 para 10 anos.
“Informo que faremos gestões no sentido de passar para 10 anos a validade da carteira nacional de habilitação”, disse Bolsonaro que parabenizou o governo do Rio de Janeiro que anunciou a extinção da vistoria anual de veículos.
No início do ano o governo revogou uma resolução do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) que obrigava os motoristas a fazer curso teórico de dez horas e uma prova para renovar a carteira de habilitação. A exigência mantida é a realização de um exame médico.
A atribuição sobre as regras de trânsito passará, a partir de janeiro de 2019, para as mãos de Gustavo Canuto, que será o titular do Ministério do Desenvolvimento Regional. A pasta incorporará as atribuições das Cidades e Integração Nacional – dois ministérios que foram suprimidos pelo presidente eleito.
A quatro dias para o novo governo assumir, Bolsonaro tem indicado prioridades das 22 pastas que integrarão sua gestão. As orientações atingem vão desde ajustes de gastos a medidas pontuais para cada área.

Fonte: Agência Brasil/IstoÉ
Foto: AFP Arquivo

sexta-feira, 28 de dezembro de 2018

ALEXANDRIA: BLOGUEIRO É AMEAÇADO, UM DIA DEPOIS DE RECEBER TÍTULO DE CIDADÃO.

Poucas horas depois de ter recebido o Título de Cidadão alexandriense, aprovação à unanimidade pela câmara de vereadores, eu, Mozart Maranhão, após denúncias  AQUI E AQUI relacionadas a esgotos estourados no centro da cidade, delatadas no blog rnpoliticaemdia do qual sou editor responsável, recebeu na manhã de hoje, na calçada de sua residência, a indesejável "visita" do secretário de obras da cidade de Alexandria, Isaías Ferreira, que acusou seus filhos de serem os responsáveis pelo entupimento da rede de esgoto supracitada na matéria.
O secretário de obras, Isaías Ferreira, além de ter ameaçado-me, afirmando em alto e bom tom, que: "você não sabe com quem está falando", frase típica de quem é ou tem as costas largas, como se diz comumente. Além de tecer termos impróprios que afronta o caráter de quem quer que seja.
Além da ameaça, Isaías cometeu constrangimento a minha pessoa, por citar fato ao qual não cabe ao mesmo expressar-se. Coisas típicas de quem não tem nenhuma, a mínima condição de gerir um órgão que é do povo e para o povo.
Estive na delegacia de polícia civil, para registrar o boletim de ocorrência. Gentilmente, o delegado regional, Dr. Célio Fonseca, comunicou-me que devida a suspensão dos serviços em todo estado do Rio Grande do Norte, não seria possível notificar a queixa em tela, porém, que como há 6 (seis) meses para fazê-la, e a paralisação deve ter seu término dentro em breve, voltarei a delegacia para o registro da ocorrência, no momento que houver o retorno aos trabalhos normais.
Destarte, fica aqui registrado, de forma pública e notória, meu desagrado e minha indignação para com a postura errônea, mesquinha e violenta do secretário de obras, Isaías Ferreira, que na verdade tem se comportado como o maior adversário da gestão atual. Este não é o primeiro caso que tem-se registro, de atitude semelhante, se não com ameaça, mas com maus-tratos e imposições.
Pessoalmente, vejo o secretário de obras, como alguém que imaginar ter amparo em alguma autoridade maior, até mesmo na esfera estadual, para agir de forma truculenta como o fez. Contudo, tenho plena convicção, que caso seja esse o motivo de tamanha arrogância, não encontra resguardo em nenhum ocupante de posto hierárquico maior.
Nossa luta, em mostrar o que por ventura de errôneo haja, continuará. Não é ações desta natureza que irão cessar nossa trajetória em divulgar o que entendermos crucial.


quinta-feira, 27 de dezembro de 2018

EX-PRESIDENTE DA OAS DELATA MINISTRO DO STF DIAS TOFOLLI.

Em proposta de colaboração com a Justiça, Léo Pinheiro fala de suas relações com o magistrado e de uma obra em sua “mansão de revista”.

Era um encontro de trabalho como muitos que acontecem em Brasília. O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal, e o empreiteiro José Aldemário Pinheiro Filho, conhecido como Léo Pinheiro, então presidente da construtora OAS, já se conheciam, mas não eram amigos nem tinham intimidade. No meio da conversa, o ministro falou sobre um tema que lhe causava dor de cabeça. Sua casa, localizada num bairro nobre de Brasília, apresentava infiltrações e problemas na estrutura de alvenaria. De temperamento afável e voluntarioso, o empreiteiro não hesitou. Dias depois, mandou uma equipe de engenheiros da OAS até a residência de Toffoli para fazer uma vistoria. Os técnicos constataram as avarias, relataram a Léo Pinheiro que havia falhas na impermeabilização da cobertura e sugeriram a solução. É um serviço complicado e, em geral, de custo salgado. O empreiteiro indicou uma empresa especializada para executar o trabalho. Terminada a obra, os engenheiros da OAS fizeram uma nova vistoria para se certificarem de que tudo estava de acordo. Estava. O ministro não teria mais problemas com as infiltrações — mas só com as infiltrações.
A história descrita está relatada em um dos capítulos da proposta de delação do empreiteiro Léo Pinheiro, apresentada recentemente à Procuradoria-Ge­ral da República e à qual VEJA teve acesso.
Condenado a dezesseis anos e quatro meses de prisão por corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa no escândalo do petrolão, Léo Pinheiro decidiu confessar seus crimes para não passar o resto dos seus dias na cadeia. Para ganhar uma redução de pena, o executivo está disposto a sacrificar a fidelidade de longa data a alguns figurões da República com os quais conviveu de perto na última década. As histórias que se dispõe a contar, segundo os investigadores, só são comparáveis às do empreiteiro Marcelo Odebrecht em poder destrutivo. No anexo a que VEJA teve acesso, pela primeira vez uma delação no âmbito da Lava-Jato chega a um ministro do Supremo Tribunal Federal.
No documento, VEJA constatou que Léo Pinheiro, como é próprio nas propostas de delação, não fornece detalhes sobre o encontro entre ele e Dias Toffoli. Onde? Quando? Como? Por quê? Essas são perguntas a que o candidato a delator responde apenas numa segunda etapa, caso a colaboração seja aceita. Nessa primeira fase, ele apresenta apenas um cardápio de eventos que podem ajudar os investigadores a solucionar crimes, rastrear dinheiro, localizar contas secretas ou identificar personagens novos. É nesse contexto que se insere o capítulo que trata da obra na casa do ministro do STF.
Tal como está, a narrativa de Léo Pinheiro deixa uma dúvida central: existe algum problema em um ministro do STF pedir um favor despretensioso a um empreiteiro da OAS? Há um impedimento moral, pois esse tipo de pedido abre brecha para situações altamente indesejadas, mas qual é o crime? Léo Pinheiro conta que a empresa de im­per­mea­bi­li­za­ção que indicou para o serviço é de Brasília e diz mais: que a correção da tal impermeabilização foi integralmente custeada pelo ministro Tof­fo­li. Então, onde está o crime? A questão é que ninguém se propõe a fazer uma delação para contar frivolidades. Portanto, se Léo Pinheiro, depois de meses e meses de negociação, propôs um anexo em que menciona uma obra na casa do ministro Toffoli, isso é um sinal de que algo subterrâneo está para vir à luz no momento em que a delação for homologada e os detalhes começarem a aparecer.

Fonte: Robson Bonin, Thiago Bronzatto e Rodrigo Rangel/Veja
Foto: Carlos Humberto/SCO/STF/Veja

ALEXANDRIA: ESGOTO NA RUA PROFESSOR EMILIANO ARNAUD, SOLUCIONADO.

É mais do que direito da população, seja de que município for, reclamar e reivindicar melhorias na sua cidade. Inclusive, muitas vezes, a inoperância de determinados secretários, faz com que a própria administração municipal seja penalizada. Não sei se é o caso em tela.
Desde o último domingo, um esgoto estourou na rua professor Emiliano Arnaud, próximo a igreja matriz. Aguardamos a devida reparação que não veio, nos dias seguintes. Entendemos, estávamos nos festejos natalinos.
Mas, os riscos de problemas de saúde daqueles que naquela artéria residem, é prioridade. Como é prioridade, a saúde de todos os demais.
Ontem no período da tarde, noticiamos o caso neste blog. De pronto, pouco tempo depois, por coincidência ou não, uma equipe de trabalhadores estavam de prontidão no local, para detectar o problema. Ao entardecer, já diagnosticado, os serviços foram interrompidos, sendo dado sequencia e finalizado, na manhã de hoje.
Criticamos, entretanto, sabemos reconhecer o mérito, quando o é digno. Destarte, voltado ao assunto, para parabenizar a equipe de funcionários, friso bem, funcionários, que desempenharam com esmero e competência, suas atribuições. estes, sim, merecem nosso amplo, pleno e inteiro muito obrigado.
Outros, que pensam de forma apequenada, preferem rotular de sem necessidade, tais postagens, chegando ao ridículo que frisar que em outros locais, existem outros problemas semelhantes, com evidente tom de sagacidade.
Pois bem: haveremos sim, de ficar atentos, e para o bem de todos os moradores, onde houver descasos, problemas ligados a secretaria em questão, denunciaremos neste veículo de comunicação, sem nenhum temor, respeitando e dado mérito, quando o fizer necessário.  
A estes, que mediocremente preferem zombar e/ou ironizar a denúncia construtiva feitas ao blog, meu desprezo e insignificância a qual são merecedores.
Renovo meus agradecemos em nome de todos os moradores da Rua professor Emiliano Arnaud, aos funcionários que trabalharam para propiciar que voltássemos a normalidade e reforço a tese de que alguns, atrapalham muito mais do que auxiliam.

IPANGUAÇU: VEREADORES DESTITUEM PRESIDENTE DA CÂMARA.

A Federação das Câmara Municipais do Rio Grande do norte, FECAM-RN, publicou na edição ontem a destituição do ex presidente Batista Bertoldo de Ipanguaçu e homologação da eleição para o novo Biênio.
Na sexta feira dia 21, os vereadores Remo, Berguinho, Joildo Lobato, Júnior Alcântara, Vera Barbalho, Ray das Pedrinhas e Doel Soares realizaram sessão extraordinária e destituíram o Vereador Batista Bertoldo do cargo de Presidente da Câmara, e ainda elegeram Berguinho para o biênio 2019/2020.
A edição de ontem da Fecam além de trazer a destituição de Batista, trouxe a eleição de Berguinho, a aprovação das atas das sessões, a chapa eleita, e a proclamação do resultado, cuja mesa diretora é formada pelos vereadores Lindemberg Faustino Presidente, Vera Barbalho Vice Presidente, Júnior Alcântara Primeiro secretário e Rayres Alves segundo secretário.
Com os ânimos aflorados os vereadores da situação tentam a todo custo manter Batista no controle do Legislativo, o ex presidente só conta com o apoio de 3 vereadores do total de 11 da Câmara de Ipanguaçu.
Toda essa celeuma foi criada depois dos vereadores anularem a eleição de Batista, que segundo eles está cercada de irregularidades.
Comenta-se nos bastidores da política que a União dos sete vereadores poderá apontar para outros tempos naquele município.

Fonte: Blog do VT

GOVERNO FÁTIMA TERÁ MINEIRO NO GOVERNO CIDADÃO E ARTICULAÇÃO, CARAMURU NO IGARN E THEODORICO NO IPEM.

Três novos nomes serão anunciados em breve para compor o governo Fátima Bezerra. São eles o deputado estadual Fernando Mineiro, o suplente de senador Theodorico Neto e o agrônomo Caramuru Paiva.
Mineiro, que é deputado estadual e que não conseguiu se eleger deputado federal nas eleições desse ano, será deslocado para coordenar o Governo Cidadão, acumulando a função de coordenador político do governo junto às bancadas estadual e federal.
Caramuru Paiva, que foi candidato a deputado federal pelo PT com 23.813 votos, vai assumir o Instituto de Gestão das Águas do Estado do Rio Grande do Norte (Igarn).
Já Theodorico Neto, que em janeiro passa a ser o primeiro suplente do senador Jean-Paul Prates, vai assumir a chefia do Instituto de Pesos e Medidas (Ipem).

Fonte: Blog do BG

UMARIZAL: VEREADORA NEGA COMPOR BASE GOVERNISTA.

A vereadora Rizoneide Moura Freitas, "Neide de Marcos", usou as redes sociais, para negar boatos que surgiram, dando conta de sua ida para a base aliada da prefeita Elijane Paiva. 
Enfática, Neide de Marcos deixou claro, límpido e transparente, que "não ´mercadoria para está exposta a venda".
Neide foi eleita 1ª secretária da mesa diretora da câmara de Umarizal, para o biênio 2019/20, cujo presidente será Robério Dantas Delfino
Eis a nota divulgada pela parlamentar:

Quero deixar bem claro que jamais houve cogitação de eu ir fazer parte da situação, ir para o lado da senhora prefeita. Hoje eu soube que circula nas ruas de Umarizal, que eu havia deixado de ser oposição para fazer parte da situação, e mais, que eu teria 'me vendido'.
Pois bem, não sou mercadoria para está exposta a venda, isso nunca aconteceu. Sou oposição, e serei até o último dia do meu mandato. Tenho respeito pelo povo que me elegeu, e pela população umarizalense.
Um forte abraço a todos
Neide de Marcos


MÉDICOS CUBANOS QUE DEIXARAM O BRASIL SÃO RECEBIDOS COMO HERÓIS.

Médicos cubanos.

Os médicos cubanos que deixaram o Brasil estão sendo recebidos como heróis pela ditadura cubana. Miguel Diaz Canel e Raul Castro, o atual e o ex presidente, com frequência, vão esperá-los ao pé da escada do avião. E as histórias sobre o atendimento dos médicos no Brasil em regiões onde eles eram os únicos profissionais de saúde são destaques no horário nobre da TV.
...
Aliás, como anda a reposição desses médicos por profissionais brasileiros nos grotões?

Fonte: Ancelmo Góis/O Globo

MOSSORÓ VAI FECHAR O ANO COM UM SALDO DE R$ 25.925.824,71 DOS ROYALTIES DE PETRÓLEO.

O município de Mossoró vai fechar o ano com um saldo de R$ 25.925.824,71 oriundos dos royalties de petróleo. Crescimento de 36% em relação a 2017. De janeiro a dezembro do ano passado, a cidade recebeu R$ 19.052.542,18. A arrecadação é fruto do valor elevado do barril de petróleo no mercado internacional, que chegou a custar, em média, US$ 75. Aumento de 20%. Os números constam no Demonstrativo de Distribuição da Arrecadação do Banco do Brasil, responsável pela operacionalização da transferência de recursos para Estados e Municípios.

Fonte: Saulo Spinelly

VEREADOR DE SP RELATA ATAQUE APÓS VOTAÇÃO DA REFORMA DA PREVIDÊNCIA.

Fernando Holiday (DEM) teria sido alvo de atentado logo depois de deixar a plenária e ir para gabinete. Polícia vai fazer uma perícia na perfuração.

O vereador Fernando Holiday (DEM) disse, em suas redes sociais, que foi vítima de um ataque após a votação que aprovou a reforma da previdência municipal.
O vereador compartilhou uma publicação do MBL (Movimento Brasil Livre), que afirma que o parlamentar foi alvo de uma “tentativa de assassinato”.
Segundo a assessoria do vereador, Holiday saiu da plenária e estava em direção ao seu gabinete no momento do ataque. “O trajeto que é de vidro permitia que o vereador visse os manifestantes e vice-versa. De repente ouvimos os estilhaços”, relatou o assessor.
No entanto, o gabinete diz ainda não ser possível afirmar que a perfuração teria sido causada por um tiro. “Uma perícia técnica foi solicitada para a Polícia Militar”, de acordo com a assessoria, que informou que o vereador passa bem. “Foi só o susto.”
Confusão e aprovação
A Câmara Municipal de São Paulo aprovou nesta quarta-feira (26), em segunda votação, a reforma da previdência dos servidores municipais. A proposta foi aprovada com 33 votos favoráveis e 17 votos contrários.
A sessão plenária se encerrou às 15h20 e foi marcada por manifestações de servidores contrários às mudanças em frente ao prédio da Câmara, no Viaduto Jacareí, na Bela Vista, zona central da cidade.
A decisão seguirá para ser sancionada pelo prefeito Bruno Covas. Os parlamentares continuarão na Câmara para dar seguimento às votações. A próxima sessão prevista é em relação ao orçamento municipal de 2019.
Um grupo de servidores públicos que estava em frente à Câmara Municipal de São Paulo em um ato contra a reforma da previdência tentou invadir a sessão. Houve confusão entre os manifestantes e a Guarda Civil Metropolitana.

Fonte: Ingrid Alfaya/R7

quarta-feira, 26 de dezembro de 2018

"SOU UM CARA DE NEGÓCIOS. EU FAÇO DINHEIRO", DIZ QUEIROZ SOBRE CASO COAF.

Pivô do principal problema político do presidente eleito Jair Bolsonaro, ex-assessor de Flávio Bolsonaro falou pela primeira vez sobre movimentações atípicas em sua conta.

O ex-assessor do senador eleito Flávio Bolsonaro (PSL-RJ), Fabrício Queiroz, falou em público pela primeira vez sobre as movimentações atípicas de R$ 1,2 milhão em sua conta, apontadas pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) e que levantaram uma crise em torno do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL), pai de Flávio.
Em entrevista ao SBT, ele atribui o dinheiro a seus negócios com venda de carros, diz que não é laranja. Queiroz, contudo, não explica os depósitos feitos em sua conta por funcionários do gabinete e familiares empregados por Flávio e o presidente eleito.
"(Eu ganhava) cerca de R$ 10 mil por mês (como assessor)", disse Queiroz. "Ainda tinha da minha ex-funcao. cerca de R$ 10 mil a R$ 11 mil. (Por mês), em torno de R$ 23 mil. Sou um cara de negócios. Eu faço dinheiro", disse Queiroz. "Compro, revendo, compro, revendo, compro carro, revendo carro, sempre fui assim. Gosto muito de comprar carro em seguradora, na minha época lá atrás, eu comprava um carrinho, mandava arrumar, vendia."
Perguntado sobre os depósitos feitos em favor da futura primeira-dama Michelle Bolsonaro, Queiroz disse que "nosso presidente já esclareceu. Tinha um empréstimo de R$ 40 mil. Foram 10 cheques de R$ 4 mil. Nunca depositei R$ 24 mil."
Ele disse que falará apenas ao Ministério Público sobre depósitos feitos em sua conta por familiares e outros funcionários dos gabinetes de Flávio e de seu pai. "Esse mérito do dinheiro, eu quero explicar ao MP. São pessoas da minha família. Eu gero o dinehiro da minha família. Minhas filhas trabalham comigo desde os 15 anos. Quando tinha vaga (nos gabinetes), eu pedia para empregá-las. Minha filha que sempre cuidou da mídia do deputado dará esclarecimento."
Queiroz disse que não é "laranja" de Flávio Bolsonaro e saiu em defesa do senador eleito, com quem diz não ter mais contato. "Não tenho falado com ele. É a coisa mais triste do mundo. Me abati muito. O que ele está passando na rua achando que eu tenho negociata, pelo amor de Deus, isso não existe. No nosso gabinete, não se falava em dinheiro. Toda hora tinha gente pedindo dez reais, mas não se dá dinheiro, não se fala em dinheiro. É covardia atribuir a Flávio o que está acontecendo. Não sou laranja, sou trabalhador."
O ex-assessor diz não estar "fugindo" e diz que chegou a achar que seria preso. "Em momento algum estou fugindo. Quero depor na frente ao promotor. Agradeço ao promotor por não me prender. Falei: 'vou ser preso'. Pedi exoneração para cuidar da minha reforma e do meu problema de saúde. Foi uma surpresa isso. Caiu como uma bomba para mim e minha família."
LEIA MATÉRIA COMPLETA AQUI

Fonte: O Estado de São Paulo
Foto: Reprodução SBT

GÉRSON CAMATA, EX-GOVERNADOR DO ESPÍRITO SANTO É ASSASSINADO. SUSPEITO FOI PRESO.

Crime ocorreu nesta quarta-feira (26/12), em frente a um bar na Praia do Canto, em Vitória. Ainda não há informações sobre autoria.

O ex-governador do Espírito Santo e ex-senador pelo estado por três mandatos, Gerson Camata, de 77 anos, foi assassinado na tarde desta quarta-feira (26/12), na Praia do Canto, em Vitória. O crime ocorreu em frente a um bar de grande movimento da região. Camata teria sido morto com um tiro no pescoço. O suspeito fugiu do local, mas a Polícia Militar o deteve. Ele presta depoimento no Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). A motivação do homicídio é apurada.
De acordo com testemunhas, um homem em uma motocicleta passou pelo local, na esquina da Rua Joaquim Lírio com a Rua Chapot Presvot, e efetuou disparos contra o político. Ao ser atingido, na altura do pescoço, Camata morreu na hora.
Segundo informações do site Gazeta Online, o sobrinho do ex-governador, o policial rodoviário federal Edmar Camata foi até o local do crime e identificou o corpo do político. Para Edmar, “aparentemente foi uma execução”. O emedebista morava na Ilha do Frade, em Vitória, mas costumava ir à Praia do Canto, também na capital. O sobrinho de Camata acredita que ele estava sozinho na hora do assassinato.
Viaturas da Polícia Militar e uma ambulância do Samu foram até o local e acompanham a ocorrência. Ainda não há informações sobre quem teria efetuado o disparo ou as razões do crime. Informações sobre o homicídio podem ser dadas anonimamente pelo número 181.
Perfil
Gerson Camata exerceu mandato como senador por 24 anos, de 1987 até 2011. Ele ainda foi vereador de Vitória, deputado estadual e deputado federal.
Começou a vida profissional como jornalista e apresentador no programa Ronda Da Cidade, na Rádio Cidade de Vitória. Era formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Fonte: Thayna Schuquel/Metrópoles
Foto: Rossevelt Pinheiro/Agência Senado

DESEMBARGADOR CONCEDE LIBERDADE À MULHER PRESA HÁ 89 DIAS SEM MOTIVO NO RN.

Prevaleceu a lei e o bom senso. O desembargador de plantão do Tribunal de Justiça Amaury Moura Sobrinho deferiu nesta terça-feira (25) habeas corpus ajuizado pela defesa da desempregada Patrícia da Silva, 33 anos, presa há 89 dias sem que houvesse qualquer denúncia formal contra ela. Ele determinou a expedição do alvará de soltura em favor da vítima, que deverá ser imediatamente posta em liberdade.
Patrícia estava presa na unidade feminina Centro de Detenção Provisória de Parnamirim desde 28 de setembro, quando foram cumpridos 16 mandados de prisão em decorrência da operação Silêncio, que investiga suposta prática de crime de associação criminosa e tráfico de drogas no município de São José do Campestre, situado a 103 quilômetros de Natal (RN).
Após as investigações preliminares a partir das prisões, no entanto, o próprio Ministério Público pediu, em 13 de novembro, o arquivamento do inquérito policial contra Patrícia da Silva por não ter conseguido reunir provas suficientes para mantê-la encarcerada.
Mas o juiz da comarca de São José do Campestre Rainel Batista Pereira Filho ignorou o pedido.
A Agência Saiba Mais publicou a história na segunda-feira (24), com ampla repercussão. A pastoral Carcerária afirmou que a manutenção da prisão de Patrícia da Silva, nas circunstâncias em que ocorreu, representa uma “grave violação aos Direitos Humanos”.
O desembargador de plantão do TJRN Amaury Moura Sobrinho considerou “um possível constrangimento ilegal” sofrido por Patrícia, vez que mesmo diante do pedido do arquivamento do inquérito policial ofertado pelo Ministério Público, o juiz da comarca de São José do Campestre não se pronunciou a respeito:
– (…) verifico possível constrangimento ilegal advindo da conduta do magistrado da Vara Única da Comarca de São José de Campestre, quando deixou de revogar a prisão preventiva da paciente, mesmo quando o Titular da Ação Penal não denunciou a Paciente diante da ausência de provas.”, escreveu na decisão.
Patrícia da Silva é solteira, desempregada, negra e pobre. Os seis filhos da vítima ficaram durante o período da prisão dela espalhados na casa de parentes e vizinhos em São José do Campestre.
PARA LER A MATÉRIA COMPLETA CLIQUE AQUI

Fonte: Rafael Duarte/Saiba Mais

FÁTIMA VAI ASSUMIR GOVERNO DO RN EM CENÁRIO DE CAOS ABSOLUTO.

A governadora eleita Fátima Bezerra (PT) já vai assumir o Governo do Estado em um cenário de caos absoluto.
O rombo que vai herdar nas contas do Estado é de aproximadamente R$ 3 bilhões, segundo a equipe de transição.
Hoje ainda falta o atual governador Robinson Faria (PSD) concluir o pagamento do mês de novembro e do 13º salário de 2017, sem perspectiva para dezembro e o 13º de 2018.
Parte dos serviços da Segurança Pública já estão comprometidos com a paralisação da Polícia Civil.
E nas próximas horas os servidores da saúde poderão cruzar os braços.

Fonte: Heitor Gregório

DESSALINIZAÇÃO NO NORDESTE ANUNCIADA POR BOLSONARO OCORRE HÁ MAIS DE 15 ANOS.

O anúncio do presidente eleito Jair Bolsonaro na terça-feira (25) de que enviará em janeiro, ao Oriente Médio, o futuro ministro da Ciência e Tecnologia Marcos Pontes para conhecer o projeto de dessalinização de Israel e implementar a técnica para irrigar a agricultura familiar da região Nordeste usando água de poços é um combo de propaganda enganosa e desinformação.
Em Israel, 97% da água que abastece a agricultura irrigada tem origem em esgoto tratado e água de reuso. O custo da operação também seria muito alto para usar na irrigação. Isso porque 1 metro cúbico de água dessalinizada do mar custaria, em média, 1 dólar. Outro dado que demonstra o desconhecimento de Bolsonaro sobre o tema está na experiência do próprio Brasil na técnica de dessalinização extraindo água de poços.
Há mais de 15 anos, pelo menos, existem projetos em curso de sistemas de dessalinização sendo implementados no semiárido nordestino utilizando técnicas adaptadas para a realidade local brasileira, com tecnologia nacional chancelada pela Embrapa.
No Rio Grande do Norte há 225 dessalinizadores instalados, a maioria em comunidades rurais, que beneficiam, em média, mais de 80 mil pessoas. Só o município de Mossoró possui 50 sistemas.
Dos 225 dessalinizadores do Rio Grande do Norte, 136 são mantidos pela secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), 69 foram instalados com recursos do programa federal Água Doce e mais 20 através do programa federal Água para Todos. Os sistemas custeados com verba da União são administrados pelas próprias populações nas comunidades. A Semarh faz apenas a manutenção e eventuais consertos.
A primeira experiência de dessalinização usando água de poços no RN foi realizada na comunidade de Caatinga Grande, região de São José do Seridó, antes do programa Água Doce. Nessa comunidade, a água já era usada na produção de tilápia e para irrigar erva sal para consumo de gado caprino.
Criado pelo Ministério do Meio Ambiente na gestão do ex-presidente Lula, o programa Água Doce já instalou 575 dessalinizadores em sete estados nordestinos, dos quais 540 estão em funcionamento beneficiando diretamente 216 mil pessoas.
Na segunda etapa do projeto Água Doce a expectativa é de que sejam instalados mais 35 sistemas. Atualmente, levando em conta apenas sistemas desse programa, o RN fica atrás apenas do Ceará e da Bahia, com 234 e 145 dessalinizadores instalados, respectivamente.
AQUI VOCÊ LER A MATÉRIA COMPLETA

Fonte: Rafael Duarte/Saiba Mais