MENU

RN POLITICA EM DIA 2012 ENTREVISTA:

domingo, 5 de fevereiro de 2023

CRESCE O NÚMERO DE CASOS DE CÂNCER DE INTESTINO NO BRASIL

O câncer de intestino, também conhecido como câncer de cólon e reto ou colorretal, é um dos tipos mais comuns de câncer no Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca). Infelizmente, nos últimos anos, este tipo de tumor está se tornando ainda mais comum e prevalente na população brasileira.

Câncer de intestino, por definição, é o diagnóstico dado a qualquer tumor que se inicie na região do intestino grosso (cólon), do reto (final do intestino) ou do ânus. Normalmente, surgem a partir do crescimento de lesões benignas, conhecidas como pólipos — quando identificadas, devem ser acompanhadas regularmente. Em caso de diagnóstico precoce, a chance de cura é alta.

Vale lembrar que, nos últimos meses, diversas celebridades anunciaram casos de câncer de intestino, como as cantoras Preta Gil, de 48 anos, e Simony, de 46, além dos ex-jogadores de futebol, Pelé e Roberto Dinamite, que faleceram em decorrência da doença. Embora tenham ganhado destaque na mídia, outros milhares de pacientes anônimos foram diagnosticados no mesmo período.

Diagnósticos de câncer de intestino estão aumentando no Brasil?

De acordo com levantamento do Inca, o câncer de intestino é o quarto tipo mais comum entre os brasileiros. No ranking nacional, o câncer de pele não melanoma, o câncer de mama feminina e o câncer de próstata configuram, respectivamente, as três primeiras posições.

Em 2022, foram estimados 45,6 mil novos casos do câncer de intestino no Brasil, sendo 21,9 mil em homens e 23,6 mil em mulheres. Neste período, foram contabilizados 20,2 mil mortes em decorrência do tumor, sendo 9,8 mil em homens e 10,3 mil em mulheres.

LEIA MATÉRIA COMPLETA AQUI

Fonte: Fidel Forato/Canal Tech

Imagem: Julost/Envato

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.