MENU

RN POLITICA EM DIA 2012 ENTREVISTA:

domingo, 25 de dezembro de 2022

METEOROLOGIA DOS EUA: PESSOAS PODEM CONGELAR NA RUA EM MINUTOS

Frio extraordinário associado a uma massa de ar do Ártico de origem siberiana avança pelos Estados Unidos e ciclone bomba piorará o quadro. 

Uma brutal onda polar vinda da Sivéria avança pelos Estados Unidos e provoca queda fenomenal da temperatura que impressiona os mais experientes meteorologistas. Mais de 1.800 voos foram cancelados nos Estados Unidos nesta quinta-feira devido a uma grande tempestade de inverno que atrapalhou os planos de viagens para as festas de fim de ano com fortes nevascas e ventos muito fortes, além de frio extraordinário. 

Ao menos cinco estados (Kentucky, Missouri, Oklahoma, Geórgia e Carolina do Norte) já implementaram planos de emergência e é provável que outros façam o mesmo. “Isto não é como um dia de neve quando você era criança”, disse o presidente Joe Biden aos jornalistas, em uma reunião informativa na Casa Branca sobre a situação do clima e do transporte.

“Isto é algo sério”, acrescentou, instando as pessoas a estarem atentas às advertências das autoridades locais. Em algumas partes do país, atingidas por uma perigosa frente fria do Ártico, já havia registro de nevascas que impedem a visibilidade e tornam perigosas as condições nas estradas. 

Os meteorologistas antecipam que a tormenta vai se transformar rapidamente no que se conhece como um “ciclone bomba” congelante, quando a pressão cai 24hPa em ao menos em 24 hora se uma massa de ar frio se encontra com outra de ar quente.

O meteorologista do Serviço Meteorológico Nacional (NWS) Michael Charnick publicou um vídeo no Twitter no qual é possível observar motoristas lutando contra o tempo ruim em uma estrada entre Colorado e Wyoming, onde a temperatura com ventos gelados despencou para 40°C negativos. 

O NWS emitiu mensagens de advertência no Twitter, afirmando que rajadas de neve já estavam ocorrendo ou eram esperadas das planícies centrais até a costas Leste e Nordeste do país. 

“As pessoas expostas ao frio extremo estão suscetíveis ao congelamento em questão de minutos”, advertiu o serviço de meteorologia. “As áreas mais propensas ao congelamento são a pele desprotegida e as extremidades, como mãos e pés. A hipotermia é outra ameaça durante o frio extremo”.

Fonte: Estael Sias/Metsul.com

Foto: Spencer Platt/Getty Images

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.