MENU

RN POLITICA EM DIA 2012 ENTREVISTA:

quinta-feira, 11 de agosto de 2022

HOSPITAIS E FARMÁCIAS DO BRASIL REGISTRAM FALTA DE REMÉDIOS

Pesquisa mostra que o problema persiste em todo o país. Faltam medicamentos básicos como antibióticos, antialérgicos e analgésicos.

O problema da falta de remédios em farmácias de várias partes do país está longe do fim. Novo levantamento do Conselho Regional de Farmácia de São Paulo mostra que 98% dos farmacêuticos dizem que faltam remédios nos locais em que trabalham. A falta de medicamentos se repete pelo país.

A lista de remédios que sumiram das farmácias é grande e inclui principalmente antibióticos, como amoxicilina e a azitromicina, antialérgicos, como a loratadina, e até mesmo analgésicos, como a dipirona e o paracetamol. Desde maio o Bom Dia Brasil vem mostrando o problema da falta de medicamentos.

A vice-presidente do CRF-SP diz que as indústrias alegam problemas para trazer matéria-prima para a produção dos medicamentos no Brasil.

“A questão da importação, sabemos que 95% dos medicamentos, da matéria-prima utilizada nesses medicamentos o Brasil é dependente. A importação está comprometida por conta da guerra, da China, da questão do Covid”, diz Luciana Canetto.

A falta de remédios se repete pelo país. No Paraná, donos de farmácia têm dificuldade em abastecer o estoque. No Piauí, cirurgias podem ser canceladas, por falta de soro.

“Já não tem mais nas farmácias particulares. Por exemplo, quem tem que fazer um curativo, quem tem que lavar alguma ferida com soro já não tem”, diz o presidente da Fundação Municipal de Saúde do PI, Gilberto Albuquerque.

LEIA MATÉRIA COMPLETA AQUI

Fonte: Bom Dia Brasil

Foto: TV Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.