MENU

RN POLITICA EM DIA 2012 ENTREVISTA:

terça-feira, 26 de julho de 2022

ALEXANDRIA: A "BRIGA" PELO VOTO PARA ESTADUAL É MUITO MAIS DO QUE UM TERMÔMETRO PARA 2024

Será a auto afirmação de muitos, diante das mudanças, quando diversos expoentes mudaram de lado e passaram a compor com antigos adversários.

São quatro, as correntes partidárias da política alexandriense. pelo menos no tocante ao apoio para a assembleia legislativa. E a luta pelo voto, apesar de ainda morna, promete ser acirrada.

A atual gestora, Jeane Saraiva, declarou apoio ao deputado estadual Galeno Torquato. Será o grande teste de autoafimação, para a prefeita de Alexandria, após o rompimento com parte da ala que a ajudou no processo de reeleição, em 2020. Afinal, Galeno Torquato nunca recebeu um apoio de tamanha envergadura, antes. Em 2018, o médico obteve somente 147 votos, ficando em 8º lugar no cômputo geral em Alexandria.
O grande embate é fazer de Galeno Torquato o majoritário na "Terra da Barriguda", ou no mínimo que ele equipare-se a Raimundo Fernandes, que teve o apoio da prefeita em 2018 e conseguiu 2.157 votos, ficando em 2º lugar no município.



O ex-candidato a prefeito em 2020, médico David Abrantes, líder da oposição, depois de compor uma dobradinha com Expedito Ferreira, a priori, deve apoiar Ezequiel Ferreira, que é o atual presidente da assembleia e no pleito de 2018 alcançou 716 votos na terra de todos os alexandrienses, foi o 3º colocado. Porém, pode ser que após alguns ajustes, a dupla passe a apoiar Júlia Arruda, ex-vereadora de Natal e cuja mãe é natural de Alexandria. O objetivo, ao que vejo, seria "combater" o eventual crescimento de Christiane Dantas, esposa do candidato a governador, Fábio Dantas.
 

Napoleão Veras e Júnior Abrantes, ambos herdeiros políticos do ex-prefeito Waldemar Veras, apoiarão Christiane Dantas, que em 2011 teve 2.169 votos, sendo majoritária naquela eleição no município.

Na época, a deputada contava com quase toda a ala oposicionista. Hoje, muitos estão longes, em outras hostes partidárias. O que faz com que a votação de Christiane Dantas seja o grande termômetro de quem é quem em 2022, visando 2024.

Júnior Abrantes foi vereador e candidato a prefeito de Alexandria, em 2016, quando teve 4.242 votos, sendo derrotado por apenas 368 votos, quando aficionados propagavam uma diferença esmagadora, mesmo pesquisas da LOGOS mostrando que o embate seria difícil.
Na época, júnior fez dupla na majoritária com o advogado e professor Karli Robson, ficando conhecida a chapa por "Os Meninos".

Já o vereador Teixeira Figueiredo e o ex-candidato a vereador, José Maria, que preside a Colônia dos Pescadores na cidade, vem com um nome novo. Ivanilson Oliveira, que é estabelecido no município de Baraúna, é a incógnita do embate de outubro. Teixeira obteve 439 votos quando reeleito em 2020 e José Maria conseguiu 349 votos, sendo o 12º colocado. No caso, os apoiadores de Ivanilson Oliveira obtiveram 788 votos.

Teixeira Figueiredo contou por muitos anos, com o apoio do ex-prefeito Nei Rossatto de Medeiros. mas em 2022 teve segir carreira solo, tendo Zé Maria como parceiro na luta para tornar popular, o desconhecido Ivanilson Oliveira.

Será um verdadeiro trabalho de Hércules, ambos conseguir a mesma quantidade de votos que alcançaram em 2020 para vereança. Mas creio que se sentirão satisfeitos, se o postulante chegar a votação que um dos dois conseguiram no último pleito municipal.

Correndo por fora, os médicos Dr. Bernardo, que é pré-candidato a reeleição e Kerginaldo Jácome, que busca um lugar ao sol, no cenário estadual, haverão de ter um certo número de votos.
   

Um comentário:

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.