MENU

RN POLITICA EM DIA 2012 ENTREVISTA:

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2021

ALUNOS DA PM PARTICIPAM DE VAN SOLIDÁRIA PARA DOAÇÃO DE SANGUE NO HEMONORTE

Os alunos do Curso de Formação de Praças da Polícia Militar foram os primeiros candidatos a doação de sangue a participar do projeto Van Solidária, que tem o objetivo de atrair novos doadores, oferecendo transporte gratuito até o Hemonorte, localizado na zona leste de Natal. 

A iniciativa contempla grupos compostos de dez a doze pessoas, de instituições ou empresas voluntárias. Na última sexta-feira (12), um grupo de alunos saiu do CAIC, no bairro de Lagoa Nova, na Van Solidária, rumo ao Hemonorte para realizar a doação de sangue. 

Para o coordenador do Curso de Formação de Praças da PMRN, Capitão William Pires, “incentivar os Alunos Soldados a doarem sangue visa incutir na mentalidade deles a ideia de que o policial militar está inserido num contexto social que exige a participação junto à comunidade, buscando sempre a solução de problemas e nesse momento nossa missão é contribuir com o estoque de sangue do Hemonorte para salvar vidas”. 

A diretora de Apoio Técnico do Hemonorte, Miriam Mafra, destacou: “parcerias como essa contribuem para equilibrar os estoques de sangue, para a compreensão do significado da doação de sangue enquanto gesto solidário e de cidadania. E por último, demonstra efetivamente a responsabilidade social da instituição. Desta forma, todos unificados para um só objetivo: levar vida através da doação, salvar vidas”.

Neste primeiro momento, o serviço estará disponível apenas para empresas e instituições localizadas em Natal e Região Metropolitana. Para participar, o doador deve ligar com antecedência de uma semana para o telefone 3232-6724 ou enviar e-mail para: hemodat@rn.gov.br.

Critérios básicos para ser um doador de sangue:

•    Ter idade entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos devem possuir consentimento formal do responsável legal);

•    Pesar no mínimo 50 kg;          

•    Estar alimentado. Evite alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação;

•    Caso seja após o almoço, aguardar 2 horas;

•    Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas;

•    Apresentar documento de identificação com fotografia, emitido por órgão oficial. (Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho, Passaporte, Registro Nacional de Estrangeiro, Certificado de Reservista ou Carteira Profissional emitida por classe);

•    Para os menores de 18 anos, é necessário o consentimento e a presença do responsável e, entre 60 e 69 anos, a pessoa só poderá doar se já o tiver feito antes dos 60 anos;

•    A frequência máxima é de quatro doações anuais para o homem e de três doações anuais para a mulher. O intervalo mínimo deve ser de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres.

Fonte: Glaucia Lima

Foto: O autor


Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.