MENU

RN POLITICA EM DIA 2012 ENTREVISTA:

quarta-feira, 27 de março de 2013

CORONEL JOÃO PESSOA: ESGOTO A CÉU ABERTO.


O município de Coronel João Pessoa, encravado no alto oeste potiguar, parece viver em outro tempo. Ao menos no tocante a esgoto a céu aberto, plenamente visível, tanto na sede da cidade, como no povoado de Caldeirão.
Valas que atravessam as avenidas e ruas, por onde escorre a água utilizada nas residências. Na verdade, não notamos esgoto com dejetos fecais, porém, água que vem de casas, também é esgoto. E estas valas são verdadeiros focos de diversas doenças, já que crianças brincam nas ruas, sendo, mesmo que esporadicamente, inevitável o contato com tal água. Além de diarreias, outras infecções causadas pela falta de tratamento de esgoto, prejudicam o desenvolvimento e condenam essas crianças em longo prazo.
Saneamento básico é um conjunto de procedimentos adotados numa determinada região que visa proporcionar uma situação higiênica saudável para os habitantes. Entre os procedimentos do saneamento básico, podemos citar: tratamento de água, canalização e tratamento de esgotos. Com estas medidas de saneamento básico, é possível garantir melhores condições de saúde para as pessoas, evitando a contaminação e proliferação de doenças. Ao mesmo tempo, garante-se a preservação do meio ambiente.
O curioso é que faz muitos tempos que esta situação perdura. Moradores estão à merce da sorte, diante do quadro ao qual a foto desta matéria mostra.
A secretaria de saúde municipal deve tomar uma atitudes. Cobrar da atual gestão, providências urgentes. Se não há verbas para o saneamento básico, que busquem junto aos órgãos competentes e políticos de esfera maior. mas que tem que ser feito algo, isso é dever.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.