MENU

RN POLITICA EM DIA 2012 ENTREVISTA:

domingo, 2 de outubro de 2011

BLOG ENTREVISTA LÍDIA GUEDES, PRÉ-POSTULANTE A DISPUTAR UMA VAGA NA CÂMARA DE VEREADORES DE SÃO MIGUEL.

UNIVERSITÁRIA, FILHA DO EX-VEREADOR TITICO GUEDES, LÍDIA PODE DISPUTAR O LEGISLATIVO MUNICIPAL EM SÃO MIGUEL, DEFENDENDO ENTRE OUTRAS BANDEIRAS A IMPLANTAÇÃO DE PROJETOS VOLTADOS PARA OS JOVENS.

Comenta-se na cidade de São Miguel, que você pode ser candidata ao legislativo municipal em 2012. Isso está em seus planos ou é apenas mais um boato da conturbada pré-campanha eleitoral do município?
São planos sim. O município necessita de uma representatividade,isso é um fato. Está em planos, pois por decorrência de uma vida acadêmica, teria de interrompê-la. Mas a possibilidade não é descartada, pelo contrário a possibilidade é tamanha.

Ao dizer que "o município necessita de uma representatividade", você sentencia os atuais vereadores a não ter esta representatividade?
O atual legislativo não representa como deveria e como pode representar. Principalmente aos jovens de todo município.

No caso, São Miguel precisa de uma representante legislativa da juventude, especificamente, que traga projetos voltados para esta faixa etária da população. Atrelada a uma maior desenvoltura política-partidária?
Necessita de uma representante para a juventude,sim. São tamanhos os projetos que o legislativo podem adentrar a sociedade seja ela jovem ou não, mas que seja projetos voltado a todo o município.

Seu pai, o ex-vereador Titico Guedes estaria mudando de domicílio eleitoral. Assim, você seria a “herdeira política” dele, em São Miguel?
Sempre tive um grande ensinamento de dignidade política que veio do meu pai. Venho demonstrando ao município de São Miguel essa dignidade, já que todo ensinamento que tenho de vida política veio dele, falo como herdeira política dele,SIM.

Mas Titico Guedes obteve apenas 391 votos em 2008. Um pouco mais da metade do último eleito pela aliança a qual ele foi candidato no último pleito. Isso não denota o sepultamento político dele, em São Miguel?
Não. Foram 391 votos com muita raça e honestidade. Se esta quantidade de votos fosse sinônimo de um "sepultamento político" o nome do Deputado Raimundo Fernandes estaria sepultado por não conseguir deixar sua marca e herança política no legislativo com seu sobrinho Junior Fernandes que obteve 329 votos e que hoje pretende eleger sua esposa Nirinha Fernandes, prefeita de São Miguel.

No momento, você disputa o diretório central acadêmico da UnP. Isso servirá de “estágio” para uma provável campanha?
Disputo uma chapa horizontal, onde não sou eu a candidata, e sim um grupo de acadêmicos na qual faço parte. Sem dúvidas é uma experiência política sim, onde cada vez mais aprendo a escutar, fazer e desenvolver para o bem coletivo.

Segundo uma fonte me repassou dias atrás, caso sejas candidata, terás o apoio de Pedro do Santa Clara. Já houve algum contato entre você e Pedro neste sentido?
Não. Pedro é amigo da família. Em sentido político sobre as eleições de 2012 não tivemos contato. Meu compromisso político é com o Deputado Estadual Gustavo Fernandes.

Mas é o deputado estadual Fernando Mineiro do PT que sempre atende seu chamado para participar de palestras e eventos da UnP?
Eu não tenho nenhuma ligação com o PT. Os chamados que são feitos à Fernando Mineiro, são chamados acadêmicos.

Qual a avaliação que você faz da administração do prefeito Galeno?
O prefeito Galeno Torquato tem no sangue uma competência política. Mas, como em toda administração tem seus altos e baixos, Galeno fez muito por São Miguel, porém no momento, ao que observo, ele não está em sua melhor fase administrativa. Mas tem a competência e capacidade de se erguer.

Como você ver a disputa interna entre Dario/Nirinha visando à candidatura da situação em 2012?
A disputa de Dario Vieira e Nirinha Fernandes é algo que a situação de São Miguel jamais imaginou, Dario é um político do povo, tem maior facilidade de ganhar a maioria no grupo da situação. Nirinha Fernandes é a política do seu esposo/deputado estadual Raimundo Fernandes.

E como seria o modelo político do deputado Raimundo Fernandes?
O deputado tem por sua vez o modelo de uma tradição política em São Miguel, que não conseguiu até hoje dar continuidade. Um modelo político de hierarquia, visando colocar seus sucessores no poder.

Você acredita em rompimento Dario/Raimundo Fernandes, devido a esta querela?
Acredito. Como já foi dito por Dario Vieira "VOCÊ JÁ VIU TREM DAR RÉ?"

Salismar seria o candidato que melhor enfrentaria o candidato na situação?
Salismar tem um nome forte no município e atualmente é o nome que inspira a oposição.

O que a população micaelense e em especial a juventude de são Miguel pode esperar e Lídia Guedes, caso seja candidata e eleita vereadora em 07 de outubro de 2012?
Me pergunto todos os dias, qual o pai de família que não sonha com seu filho em uma universidade? A juventude de São Miguel merece um programa de apoio para uma vida acadêmica, existem verbas para isso. O município necessita de um Projeto de Lei que propicie condições dignas para os estudantes micaelenses que sonham com uma formação superior. Além de tudo, os estudantes micaelenses não têm acesso a uma casa de estudante digna, mantida pelo poder público municipal. Esse é um dos muitos trabalhos que alguém tem que difundir no nosso município.

4 comentários:

  1. Me surpreende, a cada dia que passa, a precocidade da juventude atual, e porque não dizer... É os tempos. Outrora, candidatos a vereador numa cidade do porte da nossa São Miguel era simplesmente um arrumado que o aspitante a prefeito fazia dentro do partido e escolhia fulano e beltrano, um porque tinha mais dinheiro e outro por ser muito conhecido no sítio "tal" daí vinha neste bojo, candidatos sem condições nenhuma de sentar numa cadeira do poder legislativo. Analfabetos e apenas alfabetizados eram eleitos Vereador somente para ser uma marionete do prefeito ou se de oposição, o prefeito adorava, sabia que das mãos daquele edil, nada sairia a não ser o ferro de seu nome em lista de presença. Hoje, vemos uma jovem universitária demostrando conhecimento da política local, pleitear cadeira na Câmara Municipal, esta é uma demostração clara de que nada mais é e pode ser manipulado, contamos com reformulação do poder legislativo, colocar nas mãos de competentes e teremos um futuro brilhante. Resta a este comentarista uma preocupação, trata-se dos corruptos, vírus que ataca seres humanos com poder de decisão e não distingue sua formação. É lógico e claro que não estou aqui me referindo a Lídia Guedes e sim a muitos que estão somente esperando a oportunidade para destilar seu maior veneno, A CORRUPÇÃO, curruptos e corruptores sempre será o jóio no meio do trigo da política brasileira, resta o povo saber destinhuir e eliminá-los por um Brasil forte e próspero. Que venha a Lídia Guedes e mais e mais jovens disposto a lutar por uma São Miguel mais digna. Parabéns Titico Guedes, você é um dos pais orgulhosos da cidade ao ver seu esforço e de sua esposa começando a se realizar por dar condições aos filhos para o estudo, que DEUS ilumine a todos que fazem este ato por um futuro melhor.

    ResponderExcluir
  2. Voce se contradiz muito na sua entrevista. Procure ser mais coerente da proxima vez. Se voce quiser entender melhor o que eu estou falando, me procure na UnP da Salgado Filho que eu explico melhor e lhe mostro o que é hierarquia. Inclusive, voto em Sao Miguel e o meu voto NAO é seu.

    Beatriz FERNANDES

    ResponderExcluir
  3. Lídia Guedes: brilhante, é assim que analiso sua entrevista. Não a conheço, AINDA, mas percebe-se que tens potencial. RENOVAÇÃO é a palavra de ordem, para combater essa leva de IDOTAS que ocupam cargos eletivos no nosso país e especificamente no nosso estado. Aqui em serra Negra do Norte, já estamos nos organizando para dar um basta nestes VERMES, com exceções, claro.
    PARABÉNS e não dê ouvidos à críticas. Isso tem nome: desespero.
    Ao blog, tenho orgulho de dispor o rnpoliticaemdia2012.

    ResponderExcluir
  4. Beatriz Barth Fernandes,
    Gostaria de te dar um conselho e quem sabe, uma oportunidade?
    Porque você não anuncia a sua pré canidatura a vereadora e de igual condições dispute uma vaga como a Lídia Guedes se propõe?
    Corre em seu sangue o vírus da política herdada de seu tio-avô, assim sendo, o debate político seria legítimo.
    Ficou feio o seu convite para encontro de endereço marcado e inclusive a sua declaração de voto que é óbvio que não será da Lídia Guedes mas entendo perfeitamente o seu impulso e a sua vontade de ser guerreira, és novinha tanto quando a Lídia Guedes, ambas tem muito ainda a aprender, portanto, aproveite esta deixa e dê seu primeiro passo rumo a política, seja canidata e pise no primeiro degrau desta carreira que eu, particularmente, tenho como ingrata, suja e traiçoeira.
    Um grande abraço.
    Vanildo Rêgo

    ResponderExcluir

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.