Um avião de pequeno porte com cinco passageiros bateu em um morro e caiu em Paraibuna, em São Paulo, nesta quarta-feira (23). As informações são da Defesa Civil de São Paulo, que chegou a confirmar as mortes dos cinco ocupantes do avião, mas voltou atrás no começo desta manhã.
Queda ocorreu durante uma forte tempestade no município e aeronave pegou fogo por causa do impacto da colisão contra o morro. Moradores da região testemunharam o acidente aéreo e acionaram as autoridades.
Área do acidente é de difícil acesso. Os bombeiros precisaram se deslocar a pé devido à complexidade do terreno da região. A corporação foi acionada para a ocorrência às 18h46 (horário de Brasília). O acidente teria ocorrido próximo à Estrada da Fazenda Capela - Fazenda Caetê, entre os sítios Carpir e Caetê.
Equipes do Corpo de Bombeiros chegaram ao local da queda no fim da noite de quarta e encontraram os destroços da aeronave. Até às 23h (horário de Brasília), sinais de sobreviventes não haviam sido identificados. As condições adversas, como a forte chuva, a baixa visibilidade e o estado de destruição da aeronave dificultaram a localização das vítimas.
Ao UOL, a FAB (Força Aérea Brasileira) informou que a aeronave, cuja matrícula é PT-MBU, tem oito assentos. O avião é um modelo EMB-121A1, da Embraer, com fabricação em 1982. Conforme pesquisa no RAB (Registro Aeronáutico Brasileiro), da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), o avião tem "transporte aéreo" como categoria de registro, com status de operação permitido para táxi aéreo. A situação de aeronavegabilidade da aeronave é "normal".
Segundo o sistema da Anac, a proprietária e operadora da aeronave é a empresa "Abaeté Aviação". Nas redes sociais, a companhia diz ser "referência em transporte aéreo de passageiros, aeromédico e cargas. Com atendimento VIP, hangaragem e manutenção para aeronaves". A reportagem tenta contato com a empresa. O texto será atualizado tão logo haja manifestação.
"Infelizmente, queda de aeronave", escreveu o prefeito de Paraibuna, Vitão Miranda (PSD), confirmando a ocorrência no Instagram. Com o texto, ele compartilhou a notícia da queda publicada por um portal da região. Ele não deu mais detalhes sobre o caso.
Órgão regional do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) foi acionado para auxiliar no caso. Eles deverão realizar a "ação inicial da ocorrência" que, segundo a FAB, faz a coleta e confirmação de dados, preservação dos elementos, verificação inicial de danos causados à aeronave, ou pela aeronave, e o levantamento de outras informações necessárias à investigação.
Fonte: Beatriz Gomes/UOL
Foto: TV Vanguarda/Reprodução
Nenhum comentário:
Postar um comentário
COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.