RNPOLITICAEMDIA2012.BLOGSPOT.COM

quinta-feira, 17 de setembro de 2020

PESQUISA MOSTRA DESACELERAÇÃO DO CORONAVÍRUS E QUEDA NA PROPORÇÃO DE PESSOAS COM ANTICORPOS NO BRASIL

Maior estudo epidemiológico sobre coronavírus no Brasil mostrou, na fase mais recente, queda no número de pessoas que teve contato com o vírus, com relação ao estágio anterior. Coordenada pela Universidade Federal de Pelotas (Ufpel), pesquisa apontou ainda que a queda foi menor entre os idosos e as crianças.

O maior estudo epidemiológico sobre coronavírus no Brasil revelou que a Covid-19 está desacelerando no país. Coordenada pelo Centro de Pesquisas Epidemiológicas da Universidade Federal de Pelotas (Ufpel), a pesquisa mostrou, em sua etapa mais recente, que o número de brasileiros com anticorpos do Sars-Cov-2 - e que, portanto, tiveram contato com o vírus - diminuiu com relação ao período anterior avaliado.
Os dados divulgados nesta terça-feira (15) indicam que, na fase quatro da pesquisa (com amostras coletadas entre 27 e 30 de agosto), 1,4% dos entrevistados tiveram contato com o coronavírus. Na fase 3 (amostras coletadas entre 21 e 24 de junho), o número havia sido 3,8%. Veja, no infográfico abaixo, um comparativo de todas as fases.
Resultados gerais da pesquisa
Diminuiu a proporção da população que apresenta anticorpos, o que confirma a desaceleração da epidemia na maior parte do país. Os anticorpos detectáveis pelo teste duram apenas algumas semanas.
A interiorização da pandemia no Brasil foi confirmada.
Houve uma mudança no padrão etário dos infectados entre junho e agosto. O número de infectados teve queda mais expressiva entre adultos; já entre crianças e idosos, a queda foi menor.
Maior chance de infecção nos pretos e pardos, modelo já identificado nas fases anteriores. Com a redução da pandemia na Região Norte, a prevalência entre indígenas caiu bastante.
Pessoas com famílias entre as 20% mais pobres da população, em todas as fases do estudo, apresentam o dobro de risco de infecção na comparação entre os 20% mais ricos.
LEIA MATÉRIA COMPLETA AQUI

Fonte: Lilian Lima e Jonas Campos/G1e RBS TV
Foto: Daniela Xu/UFPel



Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.