As imagens da chefe de Estado croata com a seleção rodaram o mundo, mas quem é esse política de 50 anos que é a primeira mulher a chegar à Presidência de seu país?
Ela foi a torcedora mais popular do time croata. Vestida com a camisa da sua seleção e com gestos e poses entusiasmadas que fogem ao protocolo oficial, a presidente Kolinda Brabar-Kitarović tornou-se um dos personagens mais carismáticos da Copa do Mundo da Rússia.
À medida que a Croácia avançava na competição rumo à final, a chefe de Estado dessa pequena nação europeia estava nas machetes ao redor do mundo não só pelas efusivas demonstrações de apoio à sua equipe.
Como confirmou o próprio governo croata, Kolinda descontou de seu salário os dias em que se ausentou para ver o Mundial. Também pagou suas passagens de avião e ingressos para os estádios com seu próprio dinheiro, viajou de classe econômica e abriu mão da área VIP em algumas partidas para ficar na arquibancada com outros torcedores.
Ela só perdeu um jogo, e foi por uma boa razão: na semifinal contra a Inglaterra, estava na Bélgica para participar da cúpula da Otan, o organismo internacional para o qual trabalhou durante anos antes de se lançar na disputa pela Presidência.
Na ocasião, ela deu a camisa de sua seleção ao presidente americano, Donald Trump, e à premiê britânica, Theresa May. Mas a cúpula não a impediu de voltar a Moscou para a final.
E, apesar da derrota de sua equipe, a presidente não só abraçou os jogadores e até o presidente francês, Emmanuel Macron, de forma pouco ortodoxa para o cargo, mas também se molhou na chuva que caiu após o jogo enquanto outros, como o presidente russo, Vladimir Putin, se protegiam sob guarda-chuvas.
Foi uma sensação. Segundo o site de análise de dados Mediatoolkit, as histórias e publicações em redes sobre Kolinda durante a final superaram em 25% as menções de sua seleção e, inclusive, as de jogadores como Luka Modrić, o ganhador da Bola de Ouro.
LEIA MATÉRIA COMPLETA AQUI
Fonte: BBC/G1
Foto: AP Photo/Darko Bandic/Arquivo
Nenhum comentário:
Postar um comentário
COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.