MENU

RN POLITICA EM DIA 2012 ENTREVISTA:

domingo, 24 de junho de 2018

MEDO DO IMPREVISTO FAZ MERCADO COMPARAR ELEIÇÃO HOJE COM ADE LULA EM 2002.

O Brasil poderá viver nos próximos meses uma reprise das eleições de 2002. A polaridade ideológica nos discursos dos principais pré-candidatos à Presidência da República já causa calafrios entre os investidores.
Nas últimas semanas, o mercado financeiro começou a levar em conta a possibilidade de uma guinada na condução da política econômica e o engavetamento das reformas estruturais, como a da Previdência e a tributária.
O dólar disparou e chegou a valer R$ 3,96 no dia 7 de junho, trazendo a lembrança de 2002, quando a moeda passou dos R$ 4 pela primeira vez na história. Nos últimos dias, o dólar recuou um pouco, graças à atuação mais intensa do Banco Central no mercado de câmbio. O Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores de São Paulo, acumula perda de quase 20% desde o início de maio.
Cientistas políticos e economistas consultados pelo UOL traçaram um paralelo entre a atual realidade brasileira e os quadros econômico e político vividos pelo país há 16 anos. Veja quais são as principais semelhanças e diferenças entre as eleições de hoje e a disputa que levou Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à Presidência em 2002.
Medo do imprevisível
"Esta eleição será marcada pela divergência entre o discurso e a realidade. Temos candidatos com perfis exclusivos. O que eles dizem hoje simplesmente pode mudar amanhã. E a forma como eles falam e agem tende a acentuar o nervosismo dos mercados", afirma o cientista político Marco Antonio Teixeira, coordenador do curso de Administração Pública da FGV/EAESP.
Em 2002, o discurso de Lula gerou pânico entre os investidores, que temiam as medidas políticas e econômicas que o primeiro candidato de esquerda a chegar à Presidência da República poderia tomar. A preferência do mercado financeiro era pela eleição de José Serra (PSDB), candidato de centro que pertencia ao mesmo partido do então presidente Fernando Henrique Cardoso (FHC).
LEIA AQUI A MATÉRIA NA ÍNTEGRA

Fonte: Téo Takar/UOL
Foto: Arte UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.