MENU

RN POLITICA EM DIA 2012 ENTREVISTA:

quarta-feira, 4 de novembro de 2015

APÓS 133 ANOS DE SUA MORTE, LUIZ GAMA RECEBE O TÍTULO DE ADVOGADO.

Ele atuou na defesa jurídica de negros escravos.

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) homenageou na noite dessa terça-feira (3) Luiz Gonzaga de Pinto Gama, reconhecendo-o como advogado. A cerimônia ocorreu na Universidade Presbiteriana Macknzie, em São Paulo.
O baiano Luiz Gama nasceu em 1830, filho de um português com Luiza Mahin, negra livre que participou de insurreições de escravos. Gama foi para o Rio de Janeiro aos 10 anos após ser vendido pelo pai para pagar uma dívida. Sete anos depois, ele conseguiu a libertação e se transformou em um dos maiores líderes abolicionistas. Em 1869, ao lado de Rui Barbosa, fundou o jornal “Radical Paulistano”.
Em 1850, Gama tentou frequentar o curso da Faculdade de Direito do Largo do São Francisco, hoje da Universidade de São Paulo (USP), mas foi impedido por ser negro. Ele frequentou as aulas como ouvinte e o conhecimento adquirido permitiu que ele atuasse na defesa jurídica de negros escravos.
Seu tataraneto, Benemar França, 68 anos, recebeu a homenagem em nome de Luiz Gama. “Trata-se de uma reparação histórica e do reconhecimento da sua atuação jurídica para a qual foi proibido de se graduar. Trata-se de uma justíssima homenagem a quem tanto lutou pela liberdade, igualdade e respeito”, disse o presidente da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coelho.

Fonte: http://noticias.portalvox.com/ , com Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.