MENU

RN POLITICA EM DIA 2012 ENTREVISTA:

terça-feira, 1 de novembro de 2011

LULA SAIU DE QUIMIO OTIMISTA, COM VOZ MELHOR E SEM NÁUSEAS, DIZ MÉDICO.

Ex-presidente recebeu alta nesta 3ª após primeiro tratamento contra câncer.
Primeiros efeitos colaterais devem se manifestar nas próximas semanas.


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva saiu nesta terça-feira (1º) de sua primeira sessão de quimioterapia "otimista", sem apresentar náuseas e já com melhoras na voz, prejudicada com rouquidão pelo câncer na laringe.
O quadro foi apresentado por Artur Katz, um dos médicos que tratam o tumor e que acompanharam Lula durante a primeira fase do tratamento, iniciado nesta segunda-feira (31) no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Ele recebeu alta nesta terça, por volta das 14h16.
"Ele não sentiu náuseas e a grande questão dele nesta manhã era saber quando poderia almoçar. É improvável que ele tenha náusea forte, uma vez que ele não teve nada até agora. Talvez um ligeiro mal-estar", afirmou Katz minutos após o ex-presidente deixar o hospital.
O médico disse também que a melhora na voz rouca ocorreu por causa do tratamento de um edema (inchaço) próximo ao tumor. "A voz melhorou muito em parte por causa do edema que existia junto à lesão que não existe mais. E a voz dele está praticamente normal. Ele está bem humorado, indo para casa e daqui a 21 dias ele volta", disse.
Por volta do dia 14 de novembro, o ex-presidente deve iniciar a segunda das três sessões de quimioterapia previstas. Os primeiros efeitos colaterais, ainda segundo Katz, já deverão se apresentar "nas próximas semanas".
"Ele deve se sentir um pouco cansado nos próximos dias. Mas nada que seja muito diferente do que um resfriado forte", afirmou Katz. Segundo ele, Lula terá uma "vida normal" nesse período, porém "sem a mesma agenda", em referência às constantes viagens.
Caso necessário, a bolsa de infusão, ligada a um catéter para injetar na veia novas doses de remédios nos próximos dias, pode ser retirada facilmente, em casa ou no hospital.
Segundo outro médico, Paulo Hoff, o ex-presidente não tirou a barba nem o cabelo. "A queda de cabelo e de pelos varia de paciente para paciente, mas por conta da quimioterapia, isso deve ocorrer em algumas semanas, a não ser que ele faça alguma coisa [a barba] por conta própria".
Após a quimioterapia, Lula foi submetido a novos exames, mas, segundo Katz, a equipe médica não notou nada diferente do que já havia sido diagnosticado.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.