Mesmo com tanta divulgação, a Audiência Pública realizada na tarde de ontem (05) não contou com o público esperado. E o que mais se ouviu foram lamentações pelas ausências.
Lamentou-se a falta da secretária de educação, de alguns vereadores, de pais dos estudantes, e principalmente dos próprios estudantes que sequer tiveram um representante para se pronunciar no momento em que a palavra foi facultada.
Estiveram presentes representantes da imprensa local, presidente do sindicato dos servidores públicos, representantes do poder público municipal e muitos motoristas compareceram.
A audiência foi regida pelo vereador Manoel Viana (Dr. Luzimar) que depois de fazer a abertura convidou as autoridades para o debate. Inicialmente passou a palavra para o vereador Luiz Bento, autor da proposta, que usou o espaço para falar da importância de uma audiência pública. O vereador destacou os pontos que seriam abordados no debate e convocou a todos para, através do diálogo, exercerem a sua cidadania, sem medo de represália ou perseguição. No entanto, mesmo com as várias tentativas do vereador Luiz Bento para avançar no debate, muita gente permaneceu calada.
Se pronunciaram os vereadores, os representantes da gestão municipal, o presidente do sindicato dos servidores públicos e representantes da imprensa. A discussão girou em torno da questão salarial e da carga horária dos motoristas, dos carros habilitados e do relacionamento entre motoristas e estudantes. O representante da gestão, José Jilsemar, expôs um balanço financeiro sobre o transporte escolar no município e respondeu as questões levantadas, até que os debatedores deram por satisfeitos.
Mas o debate que parecia estar se esgotando se estendeu um pouco mais quando na “prorrogação do segundo tempo” uma estudante universitária fez uso da palavra. Ela também lamentou a falta de estudantes na audiência e testemunhou que o maior problema é a dificuldade de relacionamento com o motorista que leva os estudantes para Pau dos Ferros-RN, no entanto, admitiu que o relacionamento está melhorando.
Em seguida, a estudante foi elogiada pelo vereador Luiz Bento, propositor da audiência.
A fala da universitária estendeu um pouco mais o debate, mas sem grandes novidades. Resumindo: tirando as lamentações da fala inicial, restaram ainda as muitas lamentações no final da audiência.
Mas uma coisa não se pode negar: São momentos como esse que, se bem aproveitados, geram bons resultados. Do Folha em Dia vai os parabéns pela iniciativa. Que venham outras Audiências Públicas.
Fonte: Folha em Dia
Nenhum comentário:
Postar um comentário
COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.