Na Secretaria de Educação, sob a gestão de Gisângella Cavalcante, o TCE-PE constatou que R$ 753 mil do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) foram aplicados na compra de cinco veículos de passeio (dois Fiat Strada, dois Fiat Argo e uma Chevrolet Spin), além de seguros para esses automóveis. O Tribunal considerou essas despesas irregulares, argumentando que não contribuem diretamente para a manutenção e valorização do ensino público. A gestora notificada não apresentou comprovação do uso dos veículos em atividades educacionais.
A auditoria também revelou irregularidades na Secretaria de Saúde, liderada por Dalma Maciel. Gastos totalizando R$ 130 mil foram realizados com recursos do setor para itens como fogos de artifício, picolés, multas de trânsito, serviços de propaganda e honorários advocatícios de um escritório que, conforme o TCE-PE, defende a própria gestora. O Tribunal classificou esses gastos como desvios de finalidade.
Como resultado da auditoria, o TCE-PE determinou a devolução integral dos valores desviados ao erário e a aplicação de multas às duas secretárias envolvidas.
A investigação teve origem em uma denúncia apresentada pelo vereador Sidcley do Hospital (PP), da Câmara Municipal de São Bento do Una.
Até o momento, as secretarias de Educação e de Saúde do município não emitiram pronunciamento oficial sobre as conclusões do Tribunal de Contas.
Fonte: Última Hora
Foto: Reprodução/Fala PE
Nenhum comentário:
Postar um comentário
COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.