MENU

RN POLITICA EM DIA 2012 ENTREVISTA:

sábado, 13 de setembro de 2025

ESQUEMA DE DESVIO DE R$ 50 MILHÕES NA EDUCAÇÃO DO MARANHÃO INCLUÍA PROPINA CHAMADA DE "PRESENTINHO"

A polícia federal (PF) investiga um suposto esquema de desvios de recursos públicos destinados à Educação em cidades do Maranhão, que envolvia pagamento de propina a servidores, chamado pelos investigados de “presentinho”.

De acordo com os relatórios da PF, os desvios ocorreram principalmente por meio de fraudes em licitações para aquisição de materiais didáticos, totalizando cerca de R$ 50 milhões desviados.

Mensagens e áudios obtidos pela PF mostram detalhes do fluxo do dinheiro. Em uma conversa entre dois supostos intermediários do esquema, ambos atuando em várias cidades do estado, há referência a um “pagamento de Estreito”, em alusão ao município maranhense.

Um dos investigados diz em áudio: “O que teria que ter acontecido, um pagamento de Estreito pra quando a gente for levar o presentinho da secretária, entregar pra ela antes da reunião, entendeu? Pra quando chegar na reunião já tá totalmente no nosso lado”. Para a PF, a gravação evidencia o modus operandi da organização criminosa e o repasse de propina a servidores.

As investigações continuam, e a PF ainda analisa outros contratos e cidades para mapear a extensão do esquema.

Fonte: Metrópoles/Política Estreito

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.