O deputado federal Chico Alencar apresentou um requerimento questionando a falta de providências por parte do ministro da Previdência
No pedido, Alencar questiona Lupi sobre o período entre os primeiros alertas emitidos pela Controladoria-Geral da União (CGU) ao Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), sobre os motivos pelos quais houve aumento expressivo no desconto de aposentadorias a partir de 2023 e quais medidas foram efetivamente adotadas pela pasta para mitigar eventuais prejuízos aos aposentados.
“Como amplamente noticiado pela imprensa, a Controladoria-Geral da União (CGU), a Polícia Federal e o Poder Judiciário, iniciaram a elucidação de um esquema de fraude nos benefícios previdenciários do INSS, que consistia no desconto indevido de parte dos benefícios de aposentados e pensionistas. Dada a gravidade das suspeitas e constatações, uma série de questionamentos legítimos têm surgido no seio da população”, declarou o parlamentar no pedido de informações.
Como mostramos, o governo Lula (PT) nomeou na quarta-feira, 30, o procurador federal Gilberto Waller Júnior como novo presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Waller Júnior assume o posto deixado por Alessandro Stefanutto, demitido após operação conjunta da Polícia Federal e da Controladoria-Geral da União revelar um esquema bilionário de descontos indevidos de aposentados e pensionistas.
Assinada pela ministra-chefe substituta da Casa Civil, Miriam Belchior, a nomeação foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União.
A decisão foi tomada pelo presidente Lula (PT) à revelia de Carlos Lupi.
Fonte: O Antagonista
Foto: Adriano Machado/O Antagonista
Nenhum comentário:
Postar um comentário
COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.