MENU

RN POLITICA EM DIA 2012 ENTREVISTA:

quinta-feira, 9 de janeiro de 2025

MARÍA CORINA É SOLTA APÓS SER DETIDA EM PROTESTO CONTRA MADURO, DIZ OPOSIÇÃO

Líder da oposição havia convocado manifestações nesta quinta-feira, 9, contra a posse de Nicolás Maduro para mais um mandato

A oposição venezuelana disse que María Corina Machado, principal líder contraria ao governo na Venezuela, teria sido presa por agentes do governo ao deixar um protesto na tarde desta quinta, 9. Horas depois, ela teria sido libertada.

"Hoje, 9 de janeiro, saindo da concentração em Chacao, Caracas, María Corina Machado, foi interceptada e derrubada da moto em que se deslocava. Armas de fogo foram disparadas. A levaram detida à força. Durante o período de sequestro, ela foi forçada a gravar vídeos e depois foi liberada. Nas próximas horas, ela se dirigirá ao país para explicar os fatos", disse o perfil Comando ConVlza, que tem sido usado pela oposição para convocar protestos.

Corina é atualmente a principal opositora de Maduro. Nesta quinta, ela convocou uma série de protestos em todo o país contra a posse de Maduro, marcada para sexta-feira, 10, na qual ele iniciará seu terceiro mandato. A oposição acusa Maduro de ter fraudado a eleição.

Ela foi deputada e tentou se candidatar à Presidência, mas foi barrada pelo governo. Ela apoiou a candidatura do ex-diplomata Edmundo González. A oposição considera que González venceu a disputa e defende que ele tome posse da Presidência no dia 10.

Os protestos da oposição desafiam o medo que se instalou em julho após uma repressão brutal às manifestações que eclodiram depois do anúncio da vitória de Maduro. nas eleições. Houve ao menos 28 mortos, quase 200 feridos e mais de 2,4 mil presos.

A líder não era visto em público há cinco meses, por medo de represálias, e estava dando entrevistas de um local desconhecido.

Fonte: Rafael Balago/Exame

Foto: Pedro Mattey/AFP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.