MENU

RN POLITICA EM DIA 2012 ENTREVISTA:

sábado, 28 de dezembro de 2024

CASA QUE DESABOU E DEIXOU TRÊS PESSOAS MORTAS ESTAVA SOB RISCO

Vizinhos relatam que imóvel fica localizado na frente de uma mina de água. Chuvas fortes contribuem para aumento do risco geológico

A casa que desabou na tarde deste sábado (28/12) no Bairro Paraíso, na Região Leste de Belo Horizonte, matando pelo menos três pessoas, estava sob risco. A informação foi passada pelo tenente Marco Moura, do Corpo de Bombeiros. Segundo o militar, a Defesa Civil Municipal já havia comparecido na casa e fez uma vistoria. Uma vizinha do imóvel disse à reportagem que toda a região em volta corre riscos durante as chuvas.

"Aqui atrás é uma mina de água. Tem uma nascente de água. É tudo muito alagado. As árvores aqui atrás já estão ocas e já tombando. Dá para ver que é situação de risco. E está muito perigoso. E eu não sei porque a gente acomoda e deixa a coisa acontecer e chegar num ponto desse", detalha a cuidadora de idosos Maria de Fátima Ribeiro Martins, de 54 anos.

A casa que desabou fica localizada próximo uma encosta onde o Córrego dos Joões se conecta com o Córrego do Navio, um dos maiores da Região Leste e que deságua no Ribeirão Arrudas. A região, inclusive, fica em uma área de risco de inundação, conforme aponta o mapa oficial da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH).

O desabamento aconteceu por volta das 12h30. Durante a noite de sexta-feira (28) e o começo da manhã de sábado, Belo Horizonte enfrentou fortes chuvas. Todas as regionais da cidade estão sob alerta de risco geológico até a próxima sexta-feira (3). A região Leste é a única que está sob risco moderado - todas as outras estão sob risco alto.

"A gente considera esse período de chuvas muito propício para este tipo de desastre. Hoje tinha um risco moderado de movimento de massas na cidade. Então, possivelmente a gente atribui essa queda [da casa] à chuva", explica o tenente Marco Moura, do Corpo de Bombeiros.

Segundo a coronel Amanda Cristina Miranda, também do Corpo de Bombeiros, não chovia no momento do desabamento, e a perícia realizada pela Polícia Civil irá investigar o que pode ter motivado a queda do imóvel.

"O que a gente já pode apurar de informações preliminares é que no ano de 2022 a Defesa Civil esteve e constatou algumas patologias na edificação que deveriam ser sanadas, e eles foram notificados. Agora, a perícia vai fazer a busca dessas informações, juntamente com os registros e a perícia in loco, para dizer o que realmente poderia ter causado este desabamento", detalha

De acordo com a vizinhança, na hora em que a casa desabou foi ouvido um barulho semelhante ao de uma bomba. Com a queda, a residência inteira foi ao chão. "Quando cheguei na varanda vi a casa terminando de cair", conta uma moradora do imóvel ao lado do desabamento.

Fonte: Estado de Minas

Foto: Túlio Santos/EM/D.A Press

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.