MENU

RN POLITICA EM DIA 2012 ENTREVISTA:

segunda-feira, 11 de novembro de 2024

DEPUTADOS TIVERAM QUE TRABALHAR, EM MÉDIA, 1 DIA E MEIO POR SEMANA

Cálculo considera dias em que congressistas foram “obrigados” a participar em 2024; Congresso é alvo de críticas nas redes por falta de adesão a uma PEC que quer acabar com jornada 6×1 no país

Levantamento do Poder360 mostra que, em 2024, os deputados federais tiveram de trabalhar em só 67 dias dos 315 completos até esta 2ª feira (11). Daria uma média de 1,5 dia por semana do ano. 

O jornal digital considerou apenas os dias em que todos os 513 congressistas da Casa tiveram sessões deliberativas (com votações), em que são obrigados a participar, sob risco de terem descontos em seus salários. Não leva em conta as sessões com homenagens, em que não são obrigados a ir, ou dias só com comissões, quando só os integrantes comparecem.

Há também o fato que as reuniões foram virtuais ou semipresenciais em todos os 67 dias com sessões deliberativas. Isso significa que os deputados não precisaram estar presencialmente no Congresso, em Brasília, para votar ou discursar. Puderam fazer isso por meio de um aplicativo em seus celulares. 

PEC QUER FIM DA JORNADA 6X1 

A proposta para acabar com a jornada 6×1, ou seja, 6 dias de trabalho para 1 de descanso, é um dos assuntos mais comentados do X. 

De autoria da deputada federal Erika Hilton (Psol-SP), o texto pede a redução da carga horária de 40 horas semanais para 36 horas.  

Por se tratar de uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição), precisa de ao menos 171 assinaturas de deputados para começar a tramitar. O projeto tinha 79 apoios até sábado (9.nov.2024), segundo Hilton.

LEIA MATÉRIA COMPLETA AQUI

Fonte: Naomi Matsui/Poder 360 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.