MENU

RN POLITICA EM DIA 2012 ENTREVISTA:

quarta-feira, 13 de novembro de 2024

CHUVA EXTREMA VOLTA A ATINGIR A ESPANHA E INUNDA MÁLAGA

Novo episódio de chuva extrema por uma baixa segregada (Dana) castiga neste momento a Espanha e atinge a região de Málaga

Chuva extrema volta a atingir a Espanha com inundações catastróficas neste momento em algumas cidades, especialmente nas áreas de Málaga e Granada. O novo episódio de precipitações excessivas, poucos dias depois do desastre na região de Valencia com mais de 200 mortos, é consequência de uma novo sistema de baixa pressão segregada, que os espanhóis denominam de DANA. 

A Agência Meteorológica Aemet emitiu alerta vermelho desde a manhã de quarta-feira devido a possíveis fortes chuvas na província de Málaga e o alerta laranja em Granada, embora as províncias de Sevilha, Córdoba e Almería também tenham regiões em aviso amarelo. 

Málaga registou 113 mm na estação meteorológica Málaga Puerto, na capital Málaga, nas últimas 24 horas. Os acumulados locais, entretanto, devem ser muito maiores e vários rios da região já transbordaram com cotas até dois metros acima dos recordes anteriores.

Segundo o site da Aemet, na província de Málaga o aviso vermelho de chuva vigorará até à meia-noite. Da mesma forma, a Aemet ativou o alerta laranja para tempestades em ambas as áreas ao longo do dia. 

O governo de Málaga ativou integralmente o Plano Municipal de Emergência depois de ter sido instalado parcialmente ontem. Todos os serviços de transportes públicos estão suspensos e a Polícia Local fez bloqueios devido às inundações em várias ruas da capital Málaga.

Há pânico na localidade de Benamargosa, em Málaga, em Axarquía, onde o rio transbordou e está a provocar as primeiras cheias. A Câmara Municipal desta localidade, com apenas 1.558 habitantes, lançou um alerta através das redes sociais informando que a barragem de Solano transbordou e representa um perigo. 

Quatro unidades da Polícia Local, incluindo Gruprona, Bombeiros e Serviços Operacionais, conseguiram libertar 39 cães e 41 cavalos do Clube Equestre de Málaga, que estavam em perigo devido ao transbordamento de um riacho. Todos foram resgatados com vida. O Clube solicitou ajuda porque não conseguiu libertar os animais, que estavam em caixas onde estava acumulado um metro de água e lama.

Fonte: Metsul

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.