O município de Frutuoso Gomes, dando continuidade ao abril azul, realizou no dia de hoje, mais um evento alusivo à causa autista.
O evento reuniu grupos da área da saúde, CAPS e UBS.
O TEA (Transtorno do Espectro Autista) está presente em 1 em cada 36 crianças em 2024, segundo o CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA). A prevalência de pessoas com TEA vem aumentando progressivamente: Em 2004, 20 anos atrás, o número divulgado pelo CDC era de 1 a cada 166.
Em 2012, esse número estava em 1 para 88. Já em 2018, passou a 1 em 59. Em 2020, contabilizava-se 1 autista a cada 54 neurotípicos . Esse aumento expressivo dos casos, levou a ONU (Organização das Nações Unidas), em 2007, a instituir 02 de abril o Dia Mundial e de Conscientização sobre o Autismo, com o objetivo de trazer visibilidade para o tema, promover debates sobre inclusão social e respeito acerca das pessoa com TEA (Transtorno do Espectro Autista).
E é respaldado nestes dados, que o governo Janda Jácome, em conjunto com as secretarias envolvidas, têm buscado investir mais ainda no bem estar dos autistas de Frutuoso Gomes.
Valorizar as capacidades, respeitando os limites, incentivando a sociedade a olhar além das dificuldades comumente associadas ao autismo e valorizar o potencial único de cada indivíduo, é o lema da administração municipal. Afinal, existe a necessidade de abordar o autismo sob uma perspectiva mais integral e positiva, destacando que a neurodiversidade é uma parte valiosa da sociedade, refletindo um movimento crescente de conscientização e inclusão social em todos os aspectos da vida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.