MENU

RN POLITICA EM DIA 2012 ENTREVISTA:

domingo, 12 de novembro de 2023

SÃO RAFAEL: DISPUTA 2024 PROMETE FORTES EMOÇÕES

O RN POLÍTICA EM DIA mostra o panorama para 2024, na cidade de São Rafael.

A pesquisa LOGOS realizada na cidade seridoense de São Rafael, mostra que 2024 será de muito trabalho para todos aqueles que desejam disputar a sucessão municipal.

Após ouvir 4,99% do contingente eleitoral do município nas zonas rural e urbana do município, o levantamento evidencia que a corrida eleitoral promete ser das mais acirradas. Pelo menos é o que se registra até o momento.


ESPONTÂNEA

No quesito espontâneo, quando não se apresenta opções para apreciação do entrevistado, o prefeito atual, Reno Marinho, alcança 20,44% da intenção de votos. Contudo, necessário é lembrar que o gestor está em seu segundo mandato e não pode ser candidatar-se novamente.

Em segundo lugar, aparece o ex-prefeito José de Arimatéria, com 12,70% da predileção dos rafaelenses. Seguido, aparece o secretário municipal Luiz Henrique, com 11,60% e o vice-prefeito Maguinho, que obteve 7,73%. A secretária municipal Rosana Santos ocupa a quinta posição, com 2,20% e Fábio de Lulu, que antes nunca havia aparecido em sondagens da LOGOS, chega a 1,10%.

Não pretendem votar no embate de 06 de outubro do ano que vem, 1,65% e não souberam ou preferiram não responder, totaliza 42,54%.

ESTIMULADA (1º CENÁRIO COM A CITAÇÃO DE CINCO NOMES) 

Na questão estimulada, o cenário muda radicalmente. O nome do atual prefeito não é mencionado pelos entrevistados, exatamente por não ter a possibilidade de postular outro mandato. Além de que, neste quesito, os entrevistados apresentam, em ordem alfabética, os nomes dos pré-candidatos que podem disputar o pleito 2024.

No questionário, seguindo a ordem alfabética: Canindé da Farmácia; José de Arimatéia; Luiz Henrique; Maguinho e Rosana Santos. Também foi sugerido a opção de "outro nome", além dos tradicionais, não votará e não sabe.

Eis os índices:

Liderança a corrida eleitoral 2024, o pré-candidato Luiz Henrique, com 24,30%, sendo seguido de perto por José de Arimatéia, que alcançou 19,33% da intenção de voto. o vice-prefeito Carlos Magno, "Maguinho", ocupa a terceira posição, com 18,78%. Estes, segundo observação, com reais chances, até este instante, de disputa o embate, verdadeiramente.

Na segunda parte da disputa, o empresário Canindé da Farmácia, que todos sabem não tem nenhum interesse em disputar a eleição de 2024, com 9,39% tem empate técnico com Rosana Santos, que chegou a 8,83% da vontade dos entrevistados,

Outro nome, teve 0,55%; não pretende votar em outubro do ano vindouro, 8,28% e não souberam ou não quiseram responder, chega a 10,49%.

ESTIMULADA (2º CENÁRIO COM A CITAÇÃO DE TRÊS NOMES)

O secretário Luiz Henrique, continua liderando, atingindo 32,04% da intenção de voto. Aumentando assim, 7,74 pontos percentuais em relação a questão com quatro outros nomes. O ex-prefeito José de Arimatéia, que está longe do poder à anos, segue em segundo, com 26,51% da escolha popular. O acrescido é de 7,18% comparado ao cenário com outros quatro nomes. 

O vice-prefeito Maguinho, que tem sido um verdadeiro guerreiro, na luta pelo poder, partindo do princípio que não tem base estrutural alguma, e tem conseguido manter-se entre os mais citados, conseguindo no cenário com dois outros nomes, obter 19,88% da intenção de voto. Na verdade, o aumento do índice de Maguinho, com relação ao quesito do cenário 1, é perfeitamente compreensivo, tendo em vista que estaria o vice-prefeito Carlos Magno, entre dois verdadeiros "leões", sendo um ex-prefeito, com histórico de serviços prestados a parte da população e um pré-candidato que tem as benções do poder executivo.

Escolheram a opção "outro nome", 6,62% dos entrevistados.

Não pretende votar sendo estes três nomes os concorrentes, 3,31%. Não souberam ou preferiram não responder, 11,60%.

REJEIÇÃO

O quesito em tela, aborda a repulsa dos entrevistados, em votar em terminado nome. ressaltar que trata-se da questão de não votar. Não que o entrevistado tenha algo contra os nomes apresentados.

Dentre os cinco nomes apresentados aos entrevistados, José de Arimatéia tem 23,75% de rejeição dos entrevistados. Maguinho, chega a 19,88%, seguido por Luiz Henrique, com 12,70%. Os dois menos rejeitados, são Rosana Santos, com 9,94 e Canindé da Farmácia, que tem a menor rejeição: 3,86%.

Não souberam ou preferiram não responder, 29,83%.

A pesquisa LOGOS ouviu 362 pessoas em todo o município de São Rafael, entre os dias 07 e 08 de novembro. A margem de erro é de 3,68% para mais ou para menos, diante da distância para o pleito 2024, que na data da coleta era de pouco menos de 11 meses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.