MENU

RN POLITICA EM DIA 2012 ENTREVISTA:

sábado, 2 de setembro de 2023

ALEXANDRIA: NO DIA SEGUINTE AO INCÊNDIO PROPOSITAL, É FEITO O RESCALDO

No dia de ontem, o corpo de bombeiros de Pau dos Ferros, realizou o chamado rescaldo do incêndio proposital que atingiu o local denominado "lixão", na cidade oestana de Pau dos Ferros.

O rescaldo é o conjunto de ações necessárias para completar a extinção dos focos do incêndio, impedir a reignição e colocar o local em condições de segurança. Ou seja, localizar focos escondidos que por ventura possam existir na parte abaixo da matéria (no caso em tela, no lixo), atingida.

Após esta fase, fatalmente, com o vento, nuvens de fumaça podem gerar prejuízos para os moradores mais próprios. Contudo, não há o que fazer de forma imediata.

O grande culpado pelo que passa nestes dias, principalmente a população dos conjuntos Edilberto Oliveira e Novo Horizonte, é de quem indevidamente, ateou fogo no local.
Esta prática, de acordo com a Lei de Crimes Ambientais, nº 9.605, tem descrito no artigo 54, a queimada urbana, como crime de poluição, que coloca em risco a saúde da população, a segurança de animais, e a destruição da flora. Queimar lixo doméstico pode causar sérios problemas a pessoas que sofram de doenças respiratórias; provocar risco de incêndio em proporções maiores, podendo destruir a vegetação, residências além de causar a morte de animais nas redondezas.

Ontem à noite, recebemos diversas fotos, mostrando o cenário daquelas comunidades urbanas. Entramos em contato com um profissional da área, que nos informou: 
"Isso deu-se exatamente pela fumaça provocada por pequenos focos que ainda há no local e que com a brisa da noite, produzi um efeito muito mais perceptível que o período diurno. Aparentemente foi um incêndio criminoso, que deve ser investigado e o autor punido na forma da lei."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.