MENU

RN POLITICA EM DIA 2012 ENTREVISTA:

quarta-feira, 23 de agosto de 2023

OFICIAL DE JUSTIÇA PODE PERDER CARGO APÓS VÍDEO RACISTA CONTRA RITUAL DE MATRIZ AFRO

TJ-CE abre sindicância para apurar conduta de João Ivan Sobrinho Dutra, que chamou pessoas que participavam de uma celebração de matriz afro de "negrada".

O oficial de Justiça João Ivan Sobrinho Dutra, que atua na comarca da cidade de Bela Cruz, no Ceará, divulgou através das redes sociais, no último sábado (19), um vídeo de teor racista em que ataca com falas preconceituosas pessoas que participavam de uma celebração de religião de matriz africana em uma praia no município de Cruz, Norte do estado. 

Na gravação, João Dutra zomba do ritual e se refere às pessoas que participavam da celebração como "negrada". Ele ainda ironiza afirmando "faz o L", em referência ao gesto de apoio ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e diz que a cena mostrada no vídeo se tratava de "macumba mandada pelo SUS".

A declaração do oficial de Justiça faz referência à resolução recente do Conselho Nacional de Saúde (CNS) que recomenda ao Ministério da Saúde reconhecer terreiros e barracões de umbanda e candomblé como locais de práticas complementares à saúde - e não espaços de tratamento médico, como vem sendo ventilado por bolsonaristas. 

“Faz o L, negrada. Já chegou aqui na Praia do Preá um terreiro de macumba mandado pelo SUS, viu? Olha aí, faz o L, tá chegando aí!", dispara João Dutra no vídeo em questão.


LEIA MATÉRIA COMPLETA AQUI

Fonte: Revista Fórum

Foto: Reprodução

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.