MENU

RN POLITICA EM DIA 2012 ENTREVISTA:

quinta-feira, 31 de agosto de 2023

ALEXANDRIA: INCÊNDIO PROPOSITAL TROUXE NUVEM DE FUMAÇA QUE COBRIU TODA A CIDADE

Não é baseado em perícias ou algo do tipo. E sim, afirmação de quem reside próximo.

O incêndio que mobilizou populares, o governo municipal e o corpo de bombeiros de Pau dos Ferros, que ao ser acionado estava atendendo uma outra ocorrência, teve como autor que simplesmente entendeu que ao atear fogo, poderia diminuir o montante de lixo e esqueceu que o próprio fogo toma, em poucos segundos, proporções inimagináveis.

No começo da tarde de hoje, o local conhecido como "lixão", localizado nas proximidades do Conjunto Edilberto Oliveira, foi mais uma vez responsável por cobrir toda a cidade de Alexandria de tensa nuvem de fumaça. O simples respirar no centro da cidade e na maiorias dos bairros, ficou insuportável.

Se dificultou a respiração de pessoas saudáveis, imaginemos de crianças e/ou idosos que tenham problemas respiratórios?

É bem verdade, que a questão do lixo é de difícil solução imediata. As esferas jurídicas têm uma série de exigências, que infelizmente dificulta as ações emergenciais. E, por enquanto, a conscientização da população para não agir conforme o bem entender, é a única atitude possível.

O governo municipal estará em breve tempo, dando o destino mais adequado ao lixo produzido por toda população, com uma espécie de estação coletora dos resíduos sólidos. O terreno para a construção desta estação já foi doado e diminuirá consideravelmente o depósito deste lixo no local que hoje habita centenas de famílias.

"Necessário é que as pessoas, antes de criticar abertamente, entendam que não há, ainda, como controlar quem passa pelo local onde o famoso lixão está localizado. Só nos resta, por enquanto, reeducar está parcela do nosso povo que por vezes ateiam fogo no local, para que não tomem uma atitude que coloca em risco a saúde de toda uma população. E, aqueles que insistem em somente criticar, antes procurem saber o que e quem está realmente na linha de frente, quando questões do tipo, ocorrem. Hoje, tivemos a certeza de que alguns criticam, sem ter nenhuma noção de como deu-se. E, para ser sincero, não vi um único representante direto da população, fazendo algo para auxiliar a combater o incêndio. Mas, vamos enfrente, trabalhando diariamente como temos feito, para dar uma qualidade de vida melhor para nossos irmãos e irmãs alexandrienses. Aqui, sim, trabalhamos de verdade. E, preciso fazer justiça e parabenizar os populares, moradores anônimos que se uniram á nós e ao corpo de bombeiro, para controlar as chamas. Amanhã, os guerreiros do corpo de bombeiros retornam, para fazer o rescaldo e assegurar que as chamas não volte", disse ao RN POLÍTICA EM DIA, o secretário de obras, Émerson Fernandes.

SANTA CRUZ/PB: GESTÃO JOÃO AZEVEDO É APROVADA POR 53,83% DA POPULAÇÃO

A pesquisa de opinião pública LOGOS, após ouvir 7,48% do contingente eleitoral da cidade de Santa Cruz, no sertão da paraíba, constatou que 11,05% dos entrevistados, avaliam a administração estadual capitaneada por João Azevedo, como "ÓTIMA". Outros 42,78% afirmam ser "BOA", o que resulta numa aprovação total de 53,83%, por parte dos moradores daquele município.

Veem a forma de governar de João Azevedo como "REGULAR", 30,76% dos ouvidos. este percentual não pode ser considerado como aprovação ou rejeição. o próprio termo já evidencia que tem regularidade, não aprovação ou reprovação.

Reprovam veementemente a gestão estadual, 8,16%, dividido em 5,76% que asseguram ser "RUIM" e 2,40% que consideram ser "PÉSSIMA".

Não responderam ou não souberam responder, alcançou 7,21%.

Neste levantamento, foram ouvidos 416 pessoas nas zonas rural e urbana. O número de questionários empregados, é equivalente a 7,48% de todo universo eleitoral de Santa Cruz, que é de 5.559 eleitores.

Foto: Reprodução

ALEXANDRIA: ADVOGADA EXPÕE DOCUMENTAÇÃO QUE MOSTRA PROPOSITURA DE EZEQUIEL FERREIRA EM VÁRIOS BENEFÍCIOS PARA O MUNICÍPIO

Na última terça-feira (29), a advogada e servidora da assembleia legislativa, Klarissa Ferreira, nos enviou documentação onde comprova ter sido de autoria do deputado estadual e presidente da assembleia legislativa potiguar, Ezequiel Ferreira, seis ofícios onde consta ser do parlamentar em tela, a autoria do envio de um veículo utilitário para servir a polícia civil de Alexandria, assinado em 18 de dezembro de 2019; uma ambulância para o município; estudo de viabilidade para execução de saneamento básico e calçamento, além de perfuração e instalação de poços artesianos, com ofícios assinados em 06 de setembro de 2022 e uma outra reivindicação para o aumento do efetivo de PM's para o município em tela.
Já em 15 de agosto do corrente ano, um sexto ofício, requerendo uma viatura de maior porte para a polícia militar que server em Alexandria.

Conforme postagem de Klarissa Ferreira, em suas redes sociais, a advogada afirmou que o objetivo de tornar ainda mais público tais ações do deputado Ezequiel Ferreira, dar-se para que "inverdades sejam evitadas".

Klarissa tem fortes laços com o presidente da assembleia legislativa e teve seu nome ventilado para concorrer ao governo municipal alexandriense, no pleito de 06 de outubro do ano vindouro.

RODOLFO FERNANDES: DUELO DEVE TER MONTEIRO NETO X CLAUDINHA. OPOSIÇÃO MANTÉM A LIDERANÇA

Situação demora para escolher nome. O que tem beneficiado grupo oposicionista.

A terceira rodada de pesquisa de opinião pública promovida pela empresa LOGOS - Assessoria & Pesquisa de Gestão, na cidade oestana de Rodolfo Fernandes, mostra que a pré-candidata oposicionista Ana Cláudia, "Claudinha" mantém a dianteira, liderando a corrida pela sucessão municipal.

No quesito espontâneo, Claudinha obteve 45,83% das intenções de voto, contra 13,19% do empresário e ex-prefeito Monteiro Neto. Ressaltar se faz mais do que necessário, que Monteiro neto não afirmou publicamente que pretende postular o pleito de 2024. Rumores dão conta que uma pequena questão de ordem relacionada ao mandato em que foi gestor, o impede. Mas, conforme o mesmo nos informou, nada que possa trazer consequências maiores.

O atual prefeito, que já anunciou que não disputará a reeleição, mesmo assim aparece com 2,77%.

Não pretendem votar no pleito vindouro, soma 4,86% e não souberam ou preferiram não opinar, alcançou 33,33%.

A LOGOS ouviu 288 pessoas, nas zonas rural e urbana da cidade de Rodolfo Fernandes, no Oeste potiguar, na última terça-feira..

Este número de ouvidos equivale a 6,94% do contingente de votantes, que é de 4.147 eleitores.

Paulatinamente, o RN POLÍTICA EM DIA haverá de veicular os quesitos estimulado, que é quando o entrevistado apresenta as opções e o confronto direto entre Monteiro Neto X Claudinha.

SANTA CRUZ/PB: NOS OITO PRIMEIROS MESES DA ADMINISTRAÇÃO LULA, GOVERNO FEDERAL TEM 74,99%

A pesquisa de opinião pública LOGOS, esteve na cidade de Santa Cruz, no sertão paraibano, onde ouviu 416 entrevistados nas zonas rural e urbana do município. Este número de questionário aplicados, equivale a 7,48% do contingente eleitoral que é de 5.559 eleitores.

Dentre a intenção de voto para o pleito 2024, aferiu-se também alguns pontos da área administrativa, tanto na esfera municipal, como estadual e federal.

O governo Lula, obteve aprovação de 74,99%. este índice encontra resguardado em 22,59% da população que classifica este novo mandato de Luiz Inácio como "ÓTIMO" e 52,40% que avalia como "BOM".

Entendem ser "REGULAR", 17,30% dos ouvidos.

Reprovam a gestão de lula, 6,24% dos santacruzenses, que está dividido em 2,88% que asseguram ser "RUIM" e 3,36% que afirmam ser "PÉSSIMO".

Não responderam ou não souberam responder, 1,44%.

Foto: Valter Campanato/EBC/Agência Brasil

ALEXANDRIA: ACIDENTE ENVOLVENDO DUAS MOTOCICLETAS PODERIA SER FATAL

Que este acidente sirva de exemplo, para que seja proibido o trânsito de pessoas não habilitadas e menores guiando veículos automotor.

Na manhã de ontem, na esquina da igreja matriz de Alexandria, um acidente despertou a necessidade de mais uma vez ressaltar o perigo de se guiar todo e qualquer veículo sem carteira de habilitação e/ou em velocidade acima do que é permitido.

Temos presenciado principalmente motos, pilotadas por menores que aparentemente perderam a noção do perigo. Dentre tantos pontos onde presenciamos o fato de velocidade excessiva, a rua Professor Emiliano Arnaud, que tem seu início por trás da igreja matriz e seu término nas proximidades do bairro Cascalho, é uma reta onde a incidência deste delito é mais constante.

Ontem, por muito pouco não registramos um acidente que poderia ter causa fatalidade nos ocupantes de duas motocicletas.

Enquanto uma delas transitava sentido lateral da igreja/escola estadual Waldemar de Sousa Veras, uma outra fazia o percurso contrário, saindo da frente da igreja para a secretaria de saúde. Independentemente de qualquer fato, na contramão.

Possivelmente, devido a imperícia de quem não é habilitado, o rapaz que pilotava a segunda motocicleta, entrou para acessar a secretaria de saúde e chocou-se com uma outra moto que vinha na mão correta, ocasionando a queda destes, tendo a pessoa que vinha na garupa, sofreu escoriações leves e uma pancada no tórax. O piloto, devidamente habilitado, teve uma escoriação no braço. O rapaz que pilotava a moto causadora do acidente, por está na contramão, teve arranhões na perna. Mas, todos os envolvidos poderiam, com a queda, ter batido a cabeça contra o calçamento e causar maiores danos.

PENA E MULTA

Pilotar motocicleta ou dirigir carro sem a devida autorização, que é a Carteira nacional de Habilitação (CNH), é uma infração gravíssima prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), passível de multa de R$ 880,41. Caso você seja flagrado nessa situação, o veículo ficará retido até a apresentação de um condutor habilitado. Além de que, o CTB considera crime de trânsito permitir, confiar ou entregar a direção de veículo automotor a pessoa não habilitada ou que esteja com habilitação cassada ou com o direito de dirigir suspenso. A pena é de detenção, de seis meses a um ano, ou multa.

Infelizmente, este não é o único caso de menores transitando carros e motos em Alexandria. Necessário é uma fiscalização constante, pelos órgãos competentes, para coibir tal prática delituosa, tanto de quem guia, como de quem entrega o veículo a pessoas sem a CNH.

SÃO MIGUEL: VEREADOR CHAMA PREFEITO CÉLIO DE ELIZEU DE "CARA LISA" E MANDA GESTOR PASSAR ÓLEO DE PÉROBA


Ao que se ver a cobra já está fumando, na cidade oestana de São Miguel. pelo menos entre o vereador Alyson Colaça e a gestão Celio de Elizeu.

Em um vídeo postado em suas redes sociais, o parlamentar micaelense, ao expor a reclamação do prefeito com a queda do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), afirmou que o prefeito pratica hipocrisia, com tal reivindicação por recursos.

Segundo o vereador, no site do Banco do Brasil, é possível ver que os recursos aumentaram. No mês de agosto de 2019, a gestão do então prefeito Zé Gaudêncio, recebeu R$ 3 milhões e 200 mil. neste mês de agosto de 2023, os cofres públicos de São Miguel recebeu quase R$ 6 milhões. Além de que, neste mesmo mês a administração micaelense teria recebido R$ 1,5 milhão para a saúde, no último dia 28.

Só? O vereador afirma que a péssima gestão Zé Gaudância faz 4 anos atrás, recebeu "só"... O parlamentar esqueceu de citar, que o governo Zé Gaudêncio foi um dos piores que São Miguel já teve. na verdade, o município de São Miguel, não tem tido sorte alguma com os últimos governantes. Se colocarmos na balança, não se tem como defender o anterior, Zé Gaudêncio e o desastre administrativo que foi e o atual, Célio de Elizeu, que te mostrado uma imensa falta de conhecimento em administração.

A cidade de São Miguel, que chegou a ter na legislatura passada, dois deputados estaduais da terra, que quase nada fizeram pelo município, hoje está muito atrás de cidades menores, onde o gestor tem zelo pelo que público é.

Na verdade, o já falecido Raimundo Fernandes e o ainda deputado estadual Galeno Torquato, foram e são imensamente inúteis para sua cidade, e por que não dizer para o Rio Grande do Norte. A inoperância é o sobrenome de ambos. 

Ressaltar é necessário, que não é de agora, que critico esta dupla... esteja "A" ou "B" em vida ou não, sempre os apontei como culpados diretos do marasmo que tornou-se São Miguel, que sofre com o desemprego; com a limpeza pública; com a saúde e muito mais.
Vamos deixar de demagogia e querer passar chão para quem nada ou quase nada fez pelo município.

Tomara que a nova safra de mulheres e homens públicos micaelenses, possam soerguer  aquele município e colocá-lo no lugar de destaque que lhe é justo. O povo de São Miguel merece.  

FRUTUOSO GOMES: JANDA JÁCOME PARTICIPA DAS FESTIVIDADES DA ESCOLA ERNESTO FERREIRA

Um educandário que muito ajudou e ajuda na formação dos cidadãos e cidadãs frutuosogomenses. A escola Municipal Ernesto Ferreira chega a sua bodas de Coral, tendo o mais fiel significado ao que designa 35 anos.

O amadurecimento e a fortificação do relacionamento entre alunos e professores, direção e município, é uma constante na conhecida "Ernesto", como a população a conhece. Uma escola que tanto fez e tem feito pela comunidade. São incontáveis, os hoje profissionais das mais diversas áreas, que sentaram nos bancos do estabelecimento educacional em tela, no princípio de suas vidas na educação.

Chegar aos 35 anos com a história consolidada de uma grande fonte de saber, faz da escola Municipal Ernesto Ferreira, um símbolo de dedicação e empenho, onde dezenas e dezenas de mestres, ajudaram a construir o caráter e a disciplina de muitos.

"Como professora, sei bem que a educação é o maior legado que podemos deixar para nossos filhos. É através da educação que formamos e preparamos para que eles tenham um futuro promissor.

Como prefeita, sinto-me com o dever cumprido, diante do quanto nossa educação avançou. E a escola Municipal Ernesto Ferreira, é o maior símbolo de educação que temos. Esta "jovem senhora", de 35 anos, presenciou muitos e muitos fatos, que ajudaram a edificar e colocar Frutuoso Gomes no caminho de uma educação de qualidade e que não se acomoda em querer crescer mais e melhor. Foi aqui, no "Ernesto", como carinhosamente conhecemos a escola, que a grandiosa maioria de nós, frutuosogomenses, demos o primeiro passo na formação dos homens e mulheres que somos hoje. Como educadora e gestora, tenho a alegria de prestigiar este instante, tendo a certeza de que é um marco que ficará registrado na memória daqueles que valorizam a educação", afirmou com exclusividade ao RN POLÍTICA EM DIA, a prefeita Jandiara Jácome.

DR. BERNARDO SAI EM DEFESA DOS MUNICÍPIOS EM AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE O FPM

O deputado estadual Dr. Bernardo, usou a tribuna da assembleia legislativa, nesta quarta-feira (30), durante a audiência pública promovida pela FEMURN, que contou com elevado número de prefeitos e prefeitas potiguares, para prestar solidariedade aos gestores de todo Rio Grande do Norte, que sofrem com a redução do Fundo de Participação dos Municípios (FMP).

"Um exemplo tenho dentro de casa, já que minha filha, Jéssica Amorim, é prefeita de Almino Afonso e eu vejo a dificuldade", disse o deputado.

O parlamentar afirmou que as prefeituras não podem mais passar pela agonia constante do FPM, que não se sabe exatamente o que virá daqui a um ano, por que a oscilação é imensa. O deputado sugeriu a bancada federal do estado, que avaliem a possibilidade de um projeto de Lei, onde os gestores saibam que, os recursos desta fonte, que chegam, por exemplo, dia 10 de janeiro do ano que vem, seja equivalente, no mínimo ao que foi destinado no dia 10 de janeiro do ano anterior, acrescido do índice da inflação. Isso para que os prefeitos e prefeitas possam organizarem-se.

Outro ponto que Dr. Bernardo citou, foi a atualização da tabela do SUS (Sistema Único de Saúde), que faz 25 anos que não tem reajuste.

"Este tema é algo que venho questionando faz tempo. Mas o faço, por que sei que um dos grandes gargalos da saúde pública, é exatamente pela defasagem que há na tabela de pagamento do SUS. Para realizar uma cesariana, necessitamos de quatro médicos, sendo dois cirurgiões; um pediatra e um anestesista. E, o que o governo federal paga, está na tabela do SUS, é o valor de R$ 155,00 para os quatro médicos. E aí, que arcar com o "pato", digamos assim, é o município é que, não o governo federal, por que quem vai trabalhar para dividir este valor para quatro profissionais? O que vai ficar para cada um daqueles que tanto estudaram para salvar vidas?", questionou.

Outra situação delicada, o parlamentar referiu-se a questão oncológica:

"Para citar outro exemplo, recorro a área de oncologia e lembro o município de Umarizal, que existem pessoas com câncer, que precisam de cirurgia, e aquela cidade só tem disponível duas cirurgias deste tipo, por mês. Na fila daqueles que aguardam uma cirurgia desta natureza, somente em Mossoró, tem 270 pacientes esperando para ter o direito a ser operado", finalizou Dr. Bernardo.

CRIME PREMEDITADO EM RODOVIA: HOMEM CAUSA ACIDENTE PARA MATAR A EX-ESPOSA

Depois da colisão entre veículos, o suspeito ainda atirou contra a mulher.

Luciane, de 39 anos, foi morta pelo ex-marido em São José do Rio Preto, interior de São Paulo. Segundo a polícia, a vítima estava na garupa da moto do atual namorado, quando o casal foi atingido por um carro. O veículo era dirigido pelo ex-companheiro de Luciane. Assim que a moça caiu no chão, o suspeito atirou contra ela. O atual companheiro da vítima não foi baleado, mas está internado em estado grave devido a colisão.

Fonte: Cidade Alerta

Foto: Reprodução

PASTORES GERENCIAVAM CLÍNICA QUE PARECIA "CAMPO DE CONCENTRAÇÃO", DIZ POLÍCIA

Prefeitura afirma que mulher será exonerada.

Uma operação da Delegacia do Idoso (Deai) em Anápolis desarticulou, na noite de terça (29), uma clínica clandestina que cometia irregularidades contra cerca de 50 pessoas que pagavam por tratamentos. Os responsáveis por gerenciar a clínica, de acordo com a Polícia Civil, eram o pastor da Igreja Batista Nova Vida, Klaus Júnior, e a esposa dele, a pastora Suellen Klaus, que tinha cargo comissionado na prefeitura da cidade.

Segundo a polícia, as pessoas internadas tinham entre 14 e 96 anos, foram resgatadas com graves ferimentos e em estado de desnutrição em uma espécie de “campo de concentração”, em Anápolis. A ação policial ocorreu na terça-feira (29) e prendeu seis pessoas responsáveis pela clínica clandestina – o casal proprietário e quatro funcionários.

Segundo a Polícia Civil, as vítimas eram mantidas em cárcere privado e tortura. Os pacientes eram levados de forma ilegal e involuntária ao local, onde eram trancados mediante pagamento de, no mínimo, um salário mensal. Entres os pacientes estão pessoas com deficiência intelectual e física, além de dependentes químicos.

O Mais Goiás procurou a prefeitura de Anápolis para comentar sobre a pastora comissionada como gerente na Companhia Municipal de Trânsito e Transporte (CMTT) do município. Em nota, o município informou: “A Prefeitura de Anápolis ao tomar conhecimento da situação irá exonerar a servidora no Diário Oficial de hoje.”

Fonte: Mais Goiás

Foto: Reprodução/Redes Sociais

quarta-feira, 30 de agosto de 2023

JUAZEIRINHO/PB: O DESCASO COM O ESPORTE

Recebemos informações que o esporte está escanteado no município paraibano de Juazeirinho.

O município de Juazeirinho, que é governado faz décadas por membros da família Matias, deve observar as demandas do esporte, com urgência.

Amanhã, matéria exclusiva sobre mais este descaso.

SANTA CRUZ/PB: CONHEÇA A APROVAÇÃO/REJEIÇÃO DO GOVERNO FEDERAL E ESTADUAL

Semana passada, pesquisadores estiveram na cidade paraibana de Santa Cruz, onde aferiram além da intenção de voto para 2024, as aprovações dos governos Lula; João Azevedo e Paulo Cesár.

Amanhã, o RN POLÍTICA EM DIA começa a publicar alguns dados da pesquisa de opinião pública em tela. As aprovações dos oito primeiros meses dos governos Lula e João Azevedo já serão conhecidas nesta sexta-feira (31).

ALEXANDRIA: KLARISSA FERREIRA APRESENTA DOCUMENTOS QUE ASSEGURAM SER DEPUTADO AUTOR DE INDICAÇÃO DA VIATURA

A advogada e servidora da Assembleia legislativa do Rio Grande do Norte, Klarissa Ferreira, entrou em contato com o RN POLÍTICA EM DIA no dia de ontem, e enviou documentos relacionados a indicação da viatura L200 para a policiamento de Alexandria.

Amanhã, no seu RN POLÍTICA EM DIA.

ALEXANDRIA: ROTARY DISPÕE DE CADEIRAS DE RODAS PARA EMPRÉSTIMO

O Rotary de Alexandria, acabou de receber por adoção, duas cadeiras de rodas, que serão emprestadas pela entidade, para aqueles que necessitarem.

Após, por qualquer motivo, não mais está sendo utilizada, deve ser entregue de volta ao Rotary, já que, conforme citado claramente acima, é por empréstimo.

Segundo Wellington Diniz, um dos integrantes do Rotary Alexandria, os interessados devem procurar a senhora Fransquinha de Hernani.

Parabéns ao Rotary pela prestação deste serviço.

ALUNO É COLOCADO PARA FORA DE SALA DE AULA POR ESTAR DE CHINELO

A mãe do aluno de escola pública disse que ele foi de chinelo porque seu tênis tinha rasgado.

Ficamos chocados com o caso do aluno que foi colocado para fora da sala de aula por estar de chinelo. 

De acordo com o G1, a mãe do jovem contou que ele tinha ido à escola de chinelo pois seu tênis tinha furado e não tinham dinheiro para comprar um novo.

A secretaria de educação de São José, em Boa Vista, disse que vai apurar o caso por não existirem regras sobre os calçados dos alunos que frequentam a escola.

“Ele me ligou e falou ‘mãe, eu estou aqui no terminal, não tem ônibus para voltar [para casa]’. Ele me ligou chorando, dizendo ‘mãe, aconteceu que me tiraram da escola'”, relatou a mãe, acrescentando que o menino ficou cerca de 2 horas na rua, fora da escola porque não tinha como ir embora

Fonte: Kátia Flávia/Jornal de Brasília

RESULTADO DE PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA NÃO PERMITE "AJUSTES"


Números não mentem. E nem adianta tentar burlar, por que a verdade, neste caso, está com quem fez o levantamento.

É apenas um alerta. E que sirva para gregos e troianos.

Compreendido? Muito bem compreendido?

Massa.

RODOLFO FERNADES: GOVERNO FÁTIMA BEZERRA CONTA COM APROVAÇÃO DE 18,74%

E o governo Fátima Bezerra vem consolidando-se como um dos piores do Rio Grande do Norte.
Os números não mentem.

A pesquisa LOGOS questionou os entrevistados, sobre como veem a gestão Fátima Bezerra neste desastroso segundo mandato.

A aprovação é pífia, alcançando 18,74% da aceitabilidade do povo de Rodolfo Fernandes. Analisam como "ÓTIMA", 1,38% dos rodolfo-fernandenses. Já 17,36% classificam como "BOA".
É, de longe, um dos piores índice de aprovação da governadora, em cidades do Rio grande do norte, onde a LOGOS realizou pesquisa de opinião pública.

entendem ser "REGULAR", 22,91% dos entrevistados.

Rejeitam o modelo administrativo da governadora petista, 43,74%, que encontram-se divididos em 22,91% que afirmam ser "RUIM" e 20,83% que dizem ser "PÉSSIMO".

Não souberam ou preferiram não responder, totalizou 14,58%.

A empresa ouviu 288 pessoas, nas zonas rural e urbana da cidade de Rodolfo Fernandes, no Oeste potiguar, no dia de ontem.

Este número de ouvidos equivale a 6,94% do contingente de votantes, que é de 4.147 eleitores.

Foto: Pedro Stropasolas

RODOLFO FERNANDES: GOVERNO LULA TEM APROVAÇÃO DE 55,54%

A pesquisa LOGOS aferiu, dentre outros tantos itens, a opinião da população rodolfo-fernandense, sobre o governo do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

Os oito primeiros meses de administração petista, é visto por aprovado por 55,54% da população. este índice está amparado por 13,88% que consideram "ÓTIMO" e 41,66% que avaliam como "BOM".

Observam como "REGULAR", 23,61%.

Reprovam a gestão federal, 11,10%, sendo 8,33% que analisam como "RUIM" e 2,77% que asseguram ser "PÉSSIMO".

Não responderam ou não souberam responder, totaliza 9,72% dos ouvidos.

A empresa ouviu 288 pessoas, nas zonas rural e urbana da cidade de Rodolfo Fernandes, no Oeste potiguar, no dia de ontem.

Este número de ouvidos equivale a 6,94% do contingente de votantes, que é de 4.147 eleitores.

Foto: TV Globo/Reprodução

DEPUTADO ESTADUAL É ALVO DE OPERAÇÃO DA PF POR 8 DE JANEIRO

Corporação cumpre 2 mandados de busca e apreensão em Goiânia e Piracanjuba contra Amauri Ribeiro.

A PF (Polícia Federal) deflagra nesta 3ª feira (29.ago.2023) a 15ª fase da Operação Lesa Pátria contra suspeitos por envolvimento nos atos extremistas do 8 de Janeiro. São cumpridos 2 mandados de busca e apreensão contra o deputado estadual Amauri Ribeiro (União Brasil-GO) em Goiânia (GO) e Piracanjuba (GO). 

Em nota, Amauri disse que aguarda informações oficiais sobre o andamento do processo para se pronunciar sobre o assunto. Também declarou que suas falas sobre os acampamentos no QG do Exército foram tiradas de contexto.

Em junho deste ano, o deputado admitiu que bancou os acampamentos os acampamentos de eleitores que não aceitavam o resultado do 2º turno das eleições de 2022. 

“Eu também deveria estar preso. […] Eu ajudei a bancar quem estava lá. Pode me prender, eu sou um bandido, eu sou um terrorista, eu sou um canalha, na visão de vocês. Eu ajudei, levei comida, levei água e dei dinheiro. Eu acampei lá e também fiquei na porta porque sou patriota”, declarou à época durante sessão ordinária da Alego (Assembleia Legislativa de Goiás), em resposta ao questionamento do colega Mauro Rubem (PT-GO) sobre quem teria financiado os atos extremistas.

Segundo a PF, os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.

Fonte: Poder 360

POR QUE RONDÔNIA É O ESTADO QUE MAIS MATA MULHERES NO BRASIL

Estado tem a maior taxa de feminicídio do país, quase o triplo da média nacional. Despreparo da polícia, impunidade e avanço de igrejas fundamentalistas contribuem para cenário, apontam especialistas.

Faz três meses que Carla* (que teve o nome alterado pela reportagem) não vê os filhos. Na última vez que tentou, na véspera do dia das mães, ela foi esfaqueada pelo ex-marido em frente da casa. Os golpes deixaram marcas no peito, no braço e nas mãos. O agressor só parou porque um motoboy que passava na rua o segurou, e Carla conseguiu fugir.

“Ele tentou arrancar o meu olho e quebrar o meu pescoço”, conta Carla à DW. “Ele só não me matou porque ele não tinha uma arma”, afirma a vítima por telefone.

Para viver, Carla, 34 anos, se escondeu. Ela era casada desde os 18 com o agressor, que sempre foi ciumento. O problema escalou quando ela passou num concurso público e foi fazer um treinamento fora. Foi quando ela descobriu que estava sendo espionada por meio de um aplicativo instalado secretamente no celular pelo marido.

A tentativa de feminicídio está sendo investigada pela polícia civil de Rondônia, onde o crime ocorreu. O estado tem a maior taxa de feminicídio do Brasil: foram 3,1 vítimas por 100 mil habitantes em 2022. O número é mais que o dobro da média nacional, que ficou em 1,4, apontam os dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública.

O estado também é campeão em homicídios femininos – a taxa foi de 11,2 vítimas por 100 mil habitantes, quase quatro vezes acima da média do país (3,9).

“Aqui, como em toda a sociedade, a gente ainda vive um sistema do patriarcado muito arraigado, muito forte, com ideologias machistas. Isso contribui para a objetificação e o subjugo da mulher”, comenta Débora Machado, da Defensoria Pública de Rondônia, que acompanhou o caso de Carla.

Ausência e despreparo do Estado

Os estudos sobre feminicídio classificam esse crime como “parte final” de um processo de agravamento da violência, marcado por terror, menosprezo ou discriminação à condição de mulher. Considerado hediondo pela Lei nº 13.104, de 2015, o feminicídio é evitável: políticas públicas de prevenção, proteção e acolhimento são apontadas como ferramentas eficientes.

“A mulher denuncia e muitas vezes ela não tem para onde ir. Mesmo quando existe medida protetiva dada pela Justiça, o agressor não deixa de perseguir a mulher porque ele imagina que a polícia não vai chegar a tempo de evitar o crime. E não chega mesmo”, analisa Benedita Nascimento, ativista e membro fundadora do Fórum Popular de Mulheres e do Movimento Articulado de Mulheres da Amazônia, em Rondônia.

Para Nascimento, que atua na rede de enfrentamento contra a violência doméstica na capital Porto Velho, o empenho de delegadas e promotoras é notável, mas a falta de pessoal ajuda a explicar a alta taxa de feminicídio.

“Há um déficit de serviço na área de segurança pública. As delegacias da mulher não têm o aparelhamento necessário, equipe técnica e policiais suficientes. É por isso que as mulheres estão morrendo”, justifica, pontuando que há oito delegacias especializadas para todos os 52 municípios de Rondônia.

LEIA MATÉRIA COMPLETA AQUI

Fonte: ABJ

ALEXANDRIA: RELATÓRIO DO LEGISLATIVO MOSTRA DADOS QUE CHAMAM MUITA ATENÇÃO

Diante da ampla repercussão da matéria intitulada ALEXANDRIA: RELATÓRIO DA PRESIDÊNCIA DA CÂMARA DE VEREADORES MOSTRA AÇÕES DOS PARLAMENTARES DESDE O INÍCIO DO ATUAL MANDATO, ( VER AQUI ), o RN POLÍTICA EM DIA está preparando uma nova matéria, com base unicamente nas próprias informações do relatório  disponibilizado pela câmara de vereadores de Alexandria e que consta no site daquele poder legislativo.

As informações são e devem ser de interesse público e todos devem tomar ciência do trabalho desempenhado por quem é eleito pelo, para trabalhar pelo povo e que recebe salários provenientes do dinheiro deste mesmo povo.

TRIBUNAL COMEÇA A JULGAR SÉRGIO MORO EM NOVEMBRO

O senador Sergio Moro (União) começará a ser julgado pelo plenário do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná em27 de novembro, em sessão presencial. A informação é do Blog do Esmael.

O relator do Caso Moro é o desembargador Dartagnan Serpa Sá, que tem mandato até 14 de dezembro deste ano. Moro é acusado em ações movidas pelo PT e PL de prática de caixa dois e abuso de poder econômico nas eleições de 2022.

Caso o ex-juiz da Lava Jato seja cassado, haverá eleição suplementar para o Senado em data a ser definida pelo TRE-PR. A lista de pré-candidatos ao cargo já soma uma dúzia de nomes.

A lista de pré-candidatos ao cargo já soma uma dúzia de nomes [Alvaro Dias, do Podemos; Gleisi Hoffmann, Roberto Requião, Zeca Dirceu e Requião Filho, todos do PT; Paulo Martins, do PL; Sergio Souza, do MDB; Osmar Dias, do PDT; Rafael Greca, do PSD; Ney Leprevost, do União; Ricardo Barros, do PP; e Luizão Goulart, do Solidariedade.

No entanto, até lá, existe um caminho processual a ser seguido pelo tribunal.

Iniciado o julgamento de Sergio Moro pelo plenário do TRE-PR e ocorrendo pedido de vista, pelo prazo máximo de dez dias, o regimento interno da corte prevê a possibilidade de os juízes anteciparem seu voto.

Como o judiciário entrará em recesso entre 20 de dezembro e 6 de fevereiro, provavelmente o julgamento de Moro seja concluído até fevereiro de 2024.

Anteriormente, como chegou a anunciar o Blog do Esmael, havia expectativa de que o julgamento de Sergio Moro só começaria em março do ano que vem.

No entanto, o processo será deflagrado no dia 27 de novembro deste ano.

Fonte: Ângelo Rigon/Maringá News

INFLUENCER MORRE APÓS BALADA DURANTE VIAGEM A GRAMADO

Jovem passou mal em uma boate em que estava. Namorado acredita que a bebida dela possa ter sido "batizada" com droga.

Larissa Borges, de 33 anos, influenciadora digital de Brasília, morreu após sofrer uma parada cardíaca durante uma viagem a Gramado, no Rio Grande do Sul. A jovem, que realizava trabalhos de divulgação, estava acompanhada do namorado. A família suspeita que a bebida da garota possa ter sido adulterada em uma boate. 

Waldson Almeida, pai de Larissa, relatou ao site de notícias Mais Goiás que ela e o namorado chegaram a Gramado em 20 de agosto e frequentaram uma boate na cidade. Após passarem a noite no estabelecimento, Larissa mencionou pela manhã, por volta das 9 horas, que estava sentindo-se “elétrica”.

“O namorado dela ficou surpreso, porque ambos haviam consumido as mesmas bebidas e estavam bem. Ele questionou e suspeita que alguém possa ter adulterado a bebida de Larissa”, afirmou Waldson.

Larissa começou a apresentar sonolência e vomitou na boate. Eles retornaram ao hotel onde estavam hospedados. “Ela chegou ao hotel em um estado meio debilitado. Tomou um banho e vomitou novamente. Colocaram ela deitada na cama de barriga para cima. Por causa disso, aspirou o vômito e teve dificuldades para respirar. Essa situação desencadeou um infarto, e ela foi levada ao hospital”, disse o pai.

Larissa ficou internada em estado grave por cerca de uma semana. Ela teve uma nova parada cardíaca, nesta segunda-feira (28), e não resistiu. “Minha filha era pessoa exemplar, trabalhava muito. Viajava bastante e corria atrás dos sonhos. Uma menina jovem, que era muito amada”, comentou o pai sobre a filha ao site Mais Goiás.

Fonte: Jornal Floripa

Foto: Reprodução/Instagram/ND

terça-feira, 29 de agosto de 2023

JUAZEIRINHO/PB: OPOSIÇÃO DEVE FECHAR COM RAÍLSON NA LUTA CONTRA A HEGEMONIA "MATIAS"

Necessário é, conhecer bem profundamente a política do município de Juazeirinho, região próxima a Campina Grande, na paraíba, para entender o emaranhado de "teias" por qual é composta a "hegemonia Matias".

Por décadas, governada por membros da mesma família, Juazeirinho teve a grande chance de encerrar o ciclo desta saga, em 2020, mas uma manobra mais do que jocosa, afastou do páreo o líder de todos os levantamento estatísticos sérios da época. O comando do partido ao qual fazia parte, criou dentro do diretório, uma manobra e lançou um nome que poucos conheciam, nitidamente para derrubar o "castelo" construído em torno do vereador Martins Júnior, que tinha amplas possibilidades de vencer o embate.

Agora, com a atual prefeita, Anna Virgínia busca a reeleição, é a vez do empresário Raílson Gonçalves ir à luta. Como apoio de quase toda oposição, Raílson já intitula-se como pré-candidato e enfrentará o poderio "matiense", tendo sua possível adversária, com os adornos que a governança proporciona.

Consciente disso, o jovem empresário arregaçou as mangas e partiu para inicialmente estruturar o nome nas hostes da oposição. Isso conseguido, frente a frente com 06 de outubro, deve realizar os doze trabalhos de Hércules, para objetivar o que anseia. 



RODOLFO FERNANDES: O TRIO DE DOIS

O grupo que governa o município, tem uma espécie de "pacto" (só isso explica o fato de quatro destes não ter postulado o segundo mandato), ou algo do tipo, que não permite os prefeitos, desde 2012, tentar a reeleição. Na época, Maria Bernadette Dantas de Queiroz foi a primeira deste ciclo, a não busca mais quatro anos de governo.

E para 2024, a questão já está fechada: Flávio de tico seguirá a regra e o ex-prefeito Monteiro Neto é o pré-candidato ao governo rodolfo-fernandense.

Ou seja, pode voltar a disputar o cargo, mas não em seguida...

Já em 2020, o bloco de um mandato só, já viu o arrocho que o nome da ex-secretária de saúde, Ana Cláudia Almeida, provocou. Claudinha, como é comumente conhecida, obteve 43,40% da votação computada. Enfrentou o empresário Lilico Monteiro, que além da turma de ex-prefeitos, ainda tinha uma estrutura ímpar, à seu dispor. Vencendo, após 62 dias, deixou aqueles que acreditaram nele, enxugando gelo. Renunciou e assumiu o vice, Flávio de Tico.

Para 2024, Ana Cláudia deve voltar ao embate, desta feita, enfrentando o irmão de quem á venceu no pleito passado. Monteiro Neto tem o dever de sair vencedor e manter a "hegemonia" do quadriênio.

Correndo por fora, o ex-presidente da câmara, Paulo Henrique, "PH", busca um espaço para quem sabe, emplacar a composição de uma das chapas majoritárias. 
Por isso, ao nosso ver, um trio de dois...

Pesquisa realizada ontem naquela cidade, traçou detalhadamente onde cada um pontua melhor e em que área precisa melhorar.

PRINCESA ISABEL/PB: ENTRADA DE RÚBIA MATUTO PODE COLOCAR "FOGO NO PARQUINHO"

Guardado o devido respeito, não é muito fácil, desbancar o bloco formado pelo prefeito Ricardo Pereira, que está em seu segundo mandato e terá que "repassar o bastão" da chefia do executivo da histórica Princesa Isabel, no sertão da Paraíba. E ele tem dois nomes de peso, para o embate de outubro do ano vindouro.

Na oposição, o herdeiro político do ex-prefeito José Sidney Oliveira, conhecido "Dr. Sideny", Sidney Filho, tenta seguir os caminhos do pai, contudo, falta algo maior e melhor para ser o que foi o médico e ex-gestor. 

Talvez a sagacidade e visão política seriam as maiores carências de Sidney Filho. Mas eis que surge o nome da líder sãojoseense, Rúbia Matuto, como vertente para dar o gás que o bloco contrário a atual gestão, precisava.

Depois que ventilaram o nome de Rúbia, que é comanda a política da vizinha cidade de São José de Princesa, a dor de cabeça em alguns, começou a incomodar.

Só não se sabe se a entrada da família Matuto na política de Princesa Isabel é só especulação ou se veem com vontade de mudar o cenário. Os próximos meses dirão. 

Mas que já colocaram fogo no parquinho, isso já o fizeram.

TAVARES/PB: QUATRO NOMES E UMA CADEIRA

Com a oposição apagada e sem nenhuma "luz no fim do túnel", que possibilite enfrentar a ala situacionista, o adversário do projeto de reeleição do prefeito Coco de Odálio, deve sair das hostes governista.

Na linha de frente, a advogada Maévia Suassuna, que é irmã do ex-prefeito Aílton, parece não abrir mão de sua candidatura. Aparentemente, ao seu lado, o empresário Maércio Diniz, busca no lugar ao sol e também pleiteia a cabeça de chapa.
Entretanto, segundo informações, ambos comungam da ideia de formar um grupo que tenha forças para derrotar o desejo de segundo mandato do gestor.

Em cadeira cativa, o médico e ex-prefeito Aílton Suassuna, que apoiou Coco de Odálio em 2020, é a incógnita em pessoa. Mas uma coisa é certa: para onde pender dará um forte impulso e importante impulso a quem encabeçar a chapa. Além, claro, da real possibilidade de ele mesmo postular o cargo de prefeito.

POTIRETAMA: UM DUELO QUE PROMETE SER ACIRRADO

A população de Potiretama, no sertão cearense, ver com expectativa o pleito de 2024, depois do anúncio da pré-candidatura do pecuarista Almeida de Dodó.

Antes, o grupo oposicionista não contava com uma figura que fizesse frente ao governo Luan Dantas. Entretanto, na atualidade, apesar de ter a vantagem de possuir sob seu comandado a máquina administrativa, as opiniões se dividem.

Esta semana, uma equipe de pesquisadores estiveram naquele município, onde ouviram um elevado número de moradores das zonas rural e urbana, na terceira pesquisa de opinião pública realizada no município pela LOGOS este ano.

O duelo nas urnas, Luan Dantas X Almeida de Dodó, promete daqui até 06 de outubro de 2024, uma verdade disputa de Titãs, em busca de governar Potiretama. E, para readequar situações e ações que já estão sendo desencadeadas, é necessário um minucioso estudo dos índices em bairros e localidades rurais.

O RN POLÍTICA EM DIA deve divulgar alguns dados, no que se refere a aprovação das gestões estadual e  federal, entre hoje e amanhã.

 

PILOTOS MORTOS EM ACIDENTE NA MOTO1000GP RECEBEM HOMENAGENS NAS REDES SOCIAIS

Familiares, amigos e companheiros da motovelocidade lamentam tragédia em Cascavel.

O mundo da motovelocidade está em luto após o acidente que causou as mortes de Érico Veríssimo da Rocha e André Veríssimo Cardoso, no Campeonato Brasileiro de Motovelocidade, em Cascavel, no domingo. Familiares, amigos e companheiros da categoria prestaram homenagens nas redes sociais.

O sobrenome os unia por mera coincidência - não havia nenhum grau de parentesco entre André e Érico Veríssimo. Eles tinham em comum a paixão pela motovelocidade e também o incentivo para quem estava começando no esporte.

O corpo de André já foi liberado para translado, e o velório será em São Bernardo do Campo-SP, a partir das 7h de terça-feira. O sepultamento será às 11h.


Érico será velado no Recife. A família chegou a Cascavel nesta segunda-feira para o reconhecimento. Ainda não há data nem local dos atos fúnebres.

— Érico era uma pessoa maravilhosa. Ele brincava com todo mundo e sempre vivia sorridente. Era muito fácil amar a pessoa que ele era. Um paizão, louco pelo filho. Foi o melhor patrão para todos lá no salão, os funcionários amavam ele demais. Como amigo, como irmão. Jamais vamos esquecer tudo o que vivemos com ele - disse Kamilla Noblat, amiga de Érico, ao ge.

André, que sofreu a queda e caiu no meio da pista, tinha 42 anos de idade. Não deixa filhos. Segundo apuração do ge, ele corria o Moto 1000GP para treinar para o Super Bike Brasil.

— O André sempre foi um cara de energia boa. Um cara sensacional. Onde ele chegava ele contagiava. Quem estava de mau humor não tinha como sustentar o mau humor perto dele. Sempre pró-ativo, pronto para ajudar. Foi um cara que me ensinou muita coisa, me ajudou muito, me botou consciência dentro da pista. Foi um irmão mais velho para mim e a perda dele é inestimável, tanto como pessoa quanto como piloto. Não tenho palavras para descrever - disse Murilo Tom, amigo de André, ao ge.

LEIA MATÉRIA COMPLETA AQUI

Fonte: Raylane Martins/Globo Esporte

Fotos: Redes Sociais

PRÉ-CANDIDATO A PREFEITO DE RODOLFO FERNANDES, MONTEIRO NETO, NO PODCAST "ENCONTRO MARCADO"

O empresário do ramo farmacêutico, ex-prefeito e pré-candidato ao executivo de Rodolfo Fernandes, Cícero Monteiro Neto, confirmou minutos atrás ao RN POLÍTICA EM DIA", que em setembro estará participando do podcast "ENCONTRO MARCADO" que realiza-se todas as sextas-feiras, sempre ás 19h, no perfil do instagram
@rnpoliticaemdia.

Monteiro Neto governou aquela cidade entre 2013 e 2016. E tem o sonho de voltar ao poder em 1º de janeiro de 2025. Mas possivelmente terá pela frente, um páreo duro de roer. A empresária Ana Cláudia Almeida Cavalcante, "Claudinha" está disposta a quebra a hegemonia do bloco que governa o município faz décadas.

POLÍCIA RODOVIÁRIA FEDERAL FAZ "PENTE FINO" NAS ESTRADAS DO ALTO OESTE

O RN POLÍTICA EM DIA tomou conhecimento que equipes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), estão vasculhando as rodovias que cortam o Alto Oeste do Rio Grande do Norte, abordando motoristas e fiscalizando não somente a documentação do transporte, como os itens e acessórios que são indispensáveis para  o devido funcionamento do veículo.

Outra informação que ainda merece confirmação, tendo em vista não se ter certeza, dar conta de que houve fiscalização em lojas conhecida por "ferro velho" numa cidade da região.

7º GRITO DA PESCA NACIONAL EM MANAUS DISCUTE DESAFIOS ENFRENTADOS PELAS COMUNIDADES PESQUEIRAS

Representantes da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) participaram, nesta sexta-feira (25/08), do 7° Grito da Pesca Nacional, organizado pela Confederação Brasileira dos Trabalhadores da Pesca e Aquicultura (CBPA). O evento aconteceu no Centro de Convenções Studio 5, bairro Crespo, zona sul de Manaus. 

O encontro contou com a presença de representantes de 26 municípios do interior do Amazonas e de 22 estados brasileiros. De acordo com o secretário executivo de Pesca e Aquicultura da Sepror, Alessandro Cohen, o Grito Nacional da Pesca reúne toda a classe de pescadores do Brasil, para desenvolver ainda mais as políticas pesqueiras em benefício do pescador e da pescadora. 

“Foi elaborado um documento para ser encaminhado ao presidente Luiz Inácio Silva, com todas as propostas de pescadores do Brasil, para a criação de políticas públicas, visando o desenvolvimento da pesca artesanal no Amazonas, e em todo o Brasil”, ressalta Cohen. 

O evento contou com a participação do titular da Sepror, Daniel Borges; do ministro da Pesca, André de Paula; e do presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Alessandro Stefanutto. Além desses, estavam presentes os líderes comunitários, prefeitos do interior do Amazonas, pescadores e pescadoras, ribeirinhos, especialistas em sustentabilidade, acadêmicos, e representantes da categoria pesqueira de outros estados do Brasil.

Fonte: Portal Marcos Santos

Foto: Divulgação/Thiago Aguila/Sepror

VOTO DE ZANIN NO MARCO TEMPORAL VIRA PREOCUPAÇÃO NO GOVERNO

Lula faz oposição tímida ao projeto no Congresso, mas espera que STF decida por rejeitar tese.

O Supremo Tribunal Federal (STF) volta a julgar a tese do Marco Temporal das terras indígenas na próxima quarta-feira (30/08). Integrantes do governo temem que o voto do mais novo dos ministros da Corte, Cristiano Zanin, siga a mesma tendência da última semana, quando o indicado de Lula (PT) foi mais “conservador” do que “progressista”.

Uma ala petista diz que Zanin está decepcionando com sua postura. Em menos de um mês como ministro, o ex-advogado do presidente:

* Votou para derrubar impedimento de juiz que julga parte cujo escritório tem parente;

* Foi o único contra injúria à população LGBTQIA+; 

* Não reconheceu insignificância num furto de R$ 100;

* Foi contra a descriminalização da maconha;

* Votou por tornar GCM em Polícia Municipal e;

* Votou contra o reconhecimento de violações de direitos de indígenas.

Este último ponto é visto como uma antecipação do voto do ministro no caso do Marco Temporal.

Há uma ala do PT que ainda confia em Zanin. Deputados da base dizem que o ministro está votando estrategicamente de forma conservadora em pautas já decididas no STF. Um voto contrário em um tema que já possui maioria, segundo esses deputados, é mostrar à oposição que Zanin não será o “advogado de Lula” no STF. “8×3 ou 9×2 é a mesma coisa”, dizem.

O voto de Zanin é imprevisível. Não há um congressista ou integrante do governo que aposte qual lado o ministro vai tomar no julgamento que pode impactar 303 terras indígenas, que somam 11 milhões de hectares e onde vivem cerca de 197 mil pessoas.

Fonte: Vinícius Nunes/Metropóles

Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles