MENU

RN POLITICA EM DIA 2012 ENTREVISTA:

quinta-feira, 1 de junho de 2023

LIRA DÁ VOTO DE CONFIANÇA A LULA E CÂMARA APROVA MP DA ESPLANADA

Presidente da República liberou valor recorde de emendas ao Orçamento, lubrificou máquina da fisiologia e disse que vai atuar mais para coordenar articulação política.

Depois de vários dias de escalada da tensão entre Câmara e Planalto, os deputados aprovaram nesta 4ª feira (31.mai.2023) a medida provisória 1.154 de 2023 que reestruturou a Esplanada, aumentando de 23 para 37 o número de ministérios no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). 

A votação foi expressiva, com 337 votos a favor, 125 contrários e uma abstenção.

Para conseguir a vitória, Lula teve de pressionar seus ministros para que fosse reservado R$ 1,7 bilhão de emendas ao Orçamento para beneficiar obras indicadas por congressistas. Azeitou assim a máquina da fisiologia que há décadas funciona como principal motor para um presidente que precisa de apoio no Legislativo. 

Além disso, o petista conversou com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), que comanda cerca de 300 deputados de maneira muito firme. Lira disse aos seus aliados que daria um último “voto de confiança” ao Palácio do Planalto porque ouviu de Lula uma promessa de melhora na coordenação política do governo. 

A medida precisa ser votada no Congresso até 5ª feira (1º.jun) para não perder validade. 

O texto correu risco de nem mesmo ser votado em plenário e a votação ficou incerta até o início da noite desta 4ª feira. Prevista para de manhã, a votação só começou às 21h17. Na 3ª feira (30.mai), Lira adiou a votação da proposta. Prevaleceu o entendimento entre os deputados de que a medida teria dificuldades para ser aprovada, caso fosse pautada.

LEIA MATÉRIA COMPLETA AQUI

Fonte: Emilly Behnke/Poder 360

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.