MENU

RN POLITICA EM DIA 2012 ENTREVISTA:

quinta-feira, 1 de junho de 2023

INFLUENCIADORAS SÃO INVESTIGADAS POR RACISMO APÓS DAREM BANANA E MACACO DE PELÚCIA PARA CRIANÇAS

Dupla que tem mais de 14 milhões de seguidores nas redes sociais divulgou vídeo do momento que humilham as duas crianças. 

A dupla de influenciadoras Kerollen Cunha e Nancy Gonçalves, mãe e filha, é alvo de uma investigação da Polícia Civil do Rio de Janeiro, após publicarem um vídeo onde davam uma banana e um macaco de pelúcia para duas crianças negras. A denúncia foi feita pela advogada criminalista Fayda Belo, que repudiou a ação em um vídeo publicado nas redes sociais. 

Os perfis da dupla nas redes sociais têm juntos mais de 14 milhões de seguidores. Nos vídeos em questão, Kerollen Cunha aparece perguntando para crianças negras o que elas preferem: um presente ou uma nota de R$ 10. Quando o menino e a menina escolhem ser presenteados, ela entrega para um deles uma banana e para o outro um macaco de pelúcia. 

Fayda Belo, que é especialista em direito antidiscriminatório, denunciou o caso e disse que a conduta se enquadra como "racismo recreativo". De acordo com a advogada, este crime acontece quando alguém discrimina pessoas negras com o intuito de diversão. 

Segundo Fayda, quem comete esse crime pode receber uma pena de até oito anos de cadeia. “Paralelo a isso, é bom lembrar que o artigo 17 do Estatuto da Criança e Adolescente diz que é inviolável integridade moral do menor, bem como a sua imagem deve ser preservada. Não pode sair por aí usando imagem de criança não embaixo o [artigo] 18 diz que é proibido expor menores de idade a constrangimento, a vexame a humilhação e a ridicularização em público”, frisou a advogada nas redes sociais. 

A Polícia Civil do Rio de Janeiro informou à Itatiaia que a Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi) instaurou um procedimento investigativo. Além disso, o órgão tambem afirmou que os vídeos serão analisados e que diligências estão em andamento para identificar todos os envolvidos e apurar os fatos.

Em comunicado à imprensa, as influenciadoras afirmaram estar consternadas com as alegações que foram feitas e repudiam veementemente qualquer forma de discriminação racial. Elas também alegaram que não tinham a intenção de fazer qualquer referência a temáticas raciais ou a discriminações de minorias.

Confira a íntegra da nota:

"Em relação às acusações de racismo feitas contra as influenciadoras Kérollen Cunha e Nancy Gonçalves, а assessoria jurídica, reconhece a seriedade e a importância de tratar o assunto com responsabilidade e diligência.

A assessoria jurídica ressalta que as influenciadoras, estão consternadas com as alegações que foram feitas e repudiam veementemente qualquer forma de discriminação racial.Reforçam ainda, o compromisso em promover a inclusão, diversidade e igualdade em suas plataformas.

Ressaltam que naquele contexto não havia intenção de fazer qualquer referência a temáticas raciais ou a discriminações de minorias.

Fonte: Ana Luisa Sales/Itatiaia

Foto: Reprodução Redes Sociais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.