MENU

RN POLITICA EM DIA 2012 ENTREVISTA:

quinta-feira, 22 de junho de 2023

"CASAS" DE 15 METROS QUADRADOS? COMO A MÍSIA SILENCIA AS LUTAS POR MORADIA DIGNA

Por que a mídia hegemônica, com fortes vínculos com o mercado imobiliário, silencia há tempos quem luta pelo direito à moradia adequada?

Ganhou notoriedade nas últimas semanas uma notícia sobre a construção de “embriões” de casas, com 15m², em Campinas (SP), na realocação da Ocupação Nelson Mandela. O tema teve visibilidade por uma indignação coletiva (e justa) com uma suposta “casa”, indefensável, de 15m². Mas como a voz e a luta dos moradores da ocupação foi considerada nesse debate?

Uma suposta, repentina (e hipócrita) preocupação da mídia hegemônica com a condição das famílias ocupantes ignora que os mesmos veículos não dão voz para as lutas e duras conquistas pelo direito à moradia da Ocupação Nelson Mandela e do movimento de moradia em geral. Muitas matérias sequer ouvem os ocupantes ou os criminalizam como invasores.

Em 2017, a mesma ocupação foi removida em um processo violento, em um terreno que seis anos depois segue ilegal e sem cumprir função social alguma, sem que isso desperte grande debate na imprensa. Cem famílias resistiram, ocuparam outro terreno abandonado e as lutas contra o despejo da nova ocupação vêm tendo uma cobertura midiática marcada por silenciamento e criminalização, assim como acontece com diversas outras lutas de movimentos sociais por direitos básicos.

LEIA MATÉRIA COMPLETA AQUI

Fonte: André Pasti/Carta Capital

Foto: Eduardo Lopes/Prefeitura de Campinas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.