MENU

RN POLITICA EM DIA 2012 ENTREVISTA:

domingo, 28 de maio de 2023

INDÚSTRIA DE TELECOMUNICAÇÕES SE PREAPARA PARA A FRONTEIRA DA PRÓXIMA GERAÇÃO

Trabalhadores da China Telecom instalam uma estação base 5G em Xuzhou, província de Jiangsu, em 25 de setembro. As empresas de telecomunicações chinesas estão se preparando para um mundo totalmente conectado à Internet.

As empresas chinesas começaram a pesquisar o "6G", a tecnologia de telecomunicações de última geração que provavelmente sucederá o 5G. Eles estão trabalhando para se preparar para um mundo totalmente conectado à Internet.

Atualmente, ainda não existe uma definição universalmente aceita para 6G, a tecnologia sem fio que deve ter latência muito menor, maior velocidade e mais largura de banda do que 5G.

Uma de suas principais características seria permitir a integração de tecnologias de comunicação espaço-ar-solo-mar, disseram executivos e especialistas da empresa.

Nas duas sessões concluídas no início deste mês, Yu Shaohua, deputado do 13º Congresso Nacional do Povo e acadêmico da Academia Chinesa de Engenharia, disse que há uma necessidade premente de a China promover o desenvolvimento de futuras tecnologias emergentes durante o 14º Período do Plano Quinquenal (2021-25).

Mais esforços são necessários para acelerar a pesquisa e o desenvolvimento de tecnologias como 5G e 6G, disse ele.

Ren Zhengfei, fundador da Huawei Technologies Co, disse em uma entrevista no ano passado que a empresa vem realizando trabalhos paralelos em 5G e 6G.

Mas o 6G está em uma fase inicial e ainda há um longo caminho - pelo menos 10 anos - antes de qualquer comercialização, disse Ren.

Por sua vez, a fabricante chinesa de smartphones Oppo disse em 2019 que investiria 50 bilhões de yuans (US$ 7,7 bilhões) nos próximos três anos em P&D. Uma das áreas de foco listadas no orçamento de pesquisa da Oppo é o 6G.

Chen Mingyong, CEO da Oppo, disse na época que a empresa tem "a fé de afiar uma espada em 10 anos" e que "aumentará o esforço para construir nosso próprio fosso técnico".

Em novembro de 2019, o Ministério da Ciência e Tecnologia anunciou que a China havia entrado na corrida global 6G e estabeleceu dois escritórios dedicados, um para elaboração de políticas relacionadas e outro para detalhes técnicos. Este último grupo é composto por 37 especialistas de faculdades, instituições de pesquisa e empresas.

Já em 2018, Miao Wei, então ministro da indústria e tecnologia da informação, principal regulador da indústria do país, disse em uma entrevista que o país iniciou a P&D de 6G por volta do final de 2017.

"À medida que a tecnologia de comunicação móvel avança rapidamente, ela não apenas conecta pessoas com pessoas, mas conecta máquinas com máquinas, bem como máquinas com humanos. É por isso que tivemos que correr para a pesquisa 6G. Queremos nos preparar para esse mundo", Miao disse.

Lyu Tingjie, vice-presidente da China Information Economics Society, um instituto de pesquisa com sede em Pequim, disse que os esforços pioneiros das empresas chinesas em P&D 6G podem ajudar o mundo a ter uma melhor compreensão da tecnologia e ajudar a impulsionar a inovação teórica que pode explicar o que a tecnologia pode fazer no futuro.

Atualmente, ainda não se sabe ao certo o quão rápido o 6G pode ser, com alguns especialistas estimando que poderia estar em algum lugar na região de 100-500 gigahertz, cerca de 100 vezes mais rápido do que os esforços 5G mais modernos.

He Ming, engenheiro sênior do Instituto Chengdu de Pesquisa e Desenvolvimento da China Mobile, a maior operadora de telecomunicações do país, disse em um artigo que o 6G deve ter um nível sem precedentes de capacidade e latência, o que estenderá o desempenho dos aplicativos 5G , além de expandir os recursos de aplicativos futuristas em cognição, detecção e imagem sem fio.

Apesar da descrição promissora, especialistas alertam que mais esforços são necessários primeiro para superar obstáculos técnicos em pesquisa básica, design de hardware e seu possível impacto no meio ambiente, antes de falar sobre qualquer perspectiva de comercialização da tecnologia 6G.

Fonte: Chinadaily.com

Foto: Tong Changhuai?For China Daily

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.