MENU

RN POLITICA EM DIA 2012 ENTREVISTA:

sábado, 18 de fevereiro de 2023

LULA ACERTA LIGAÇÃO COM ZELENSKY. KIEV ACEITA PROPOSTA BRASILEIRA NA ONU

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve telefonar nos próximos dias para o presidente da Ucrânia, Volodymir Zelensky, em mais um sinal do esforço do Brasil de se posicionar como interlocutor para um eventual processo de mediação na guerra que completa um ano na Europa. 

Há um pedido do líder ucraniano para uma conversa com o brasileiro desde a posse de Lula. Mas a oferta ganhou forma depois que os chanceleres dos dois países se reuniram, neste sábado, em Munique (Alemanha).

A data da conversa deve ser definida depois do Carnaval no Brasil. Em abril, o chanceler russo, Sergei Lavrov, fará também uma visita ao país. 

Em entrevista ao canal CNN, Lula disse que a Rússia cometeu um "erro histórico" de promover a invasão ao território ucraniano e, em notas conjuntas com outros governos, o Brasil passou a aceitar o fato de que o agressor é o governo de Vladimir Putin. Mas Brasília insiste que isso não significa que o país entrará na guerra em apoio aos ucranianos. 

O governo de Kiev também sinalizou de forma positiva com a proposta do Brasil de incluir, pela primeira vez, um apelo pelo fim das hostilidades em uma resolução que será colocada para o voto na Assembleia Geral da ONU, na semana que vem. A resolução marca um ano do conflito e reforça a condenação contra a invasão. Assim como o Brasil fez em 2022, o Itamaraty deve voltar a dar seu apoio ao texto, diante do sinal verde dos ucranianos para aceitar o pedido de um fim das hostilidades.

LEIA MATÉRIA COMPLETA AQUI

Fonte: Jamil Chade/UOL

Foto: Yuriy Dyachyshyn/AFP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.