MENU

RN POLITICA EM DIA 2012 ENTREVISTA:

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2023

ALTO SANTO: JOVEM PEREGRINA PARA FAZER CIRURGIA NO JOELHO. VÍDEOS MOSTRAM DARCILENE AOS GRITOS DE DOR. INACEITÁVEL

Faz 23 dias que mulher está internada esperando regulação, conforme informação da irmã.

Uma agricultora de Alto Santo, Antônia Darcilene Falcão Almeida, 32 anos, residente na comunidade do Juremal, cofre faz dois anos, com problemas no joelho esquerdo. Após procurar ajuda médica, descobriu-se que a mesma sofre de Púrpura trombocitopênica imunológica (PPI), uma doença autoimune que se caracteriza pela destruição das plaquetas, ligadas ao processo de coagulação inicial do sangue. O nome está diretamente relacionado às principais manifestações da enfermidade. isso, pautado nas informações de Darcileide Falcão Almeida, "Leidinha Almeida", irmã da paciente em tela.

Depois de percorrer caminhos por atendimento e solução para o problema enfrentado por Darcileide Falcão, o veredicto é de cirurgia. Aproximadamente seis meses atrás, a paciente teve uma trombose e faz 15 dias, foi realizada uma monografia que detectou inflamação que estaria causando o acúmulo de líquido não só no joelho, mas espalhando-se pela perna.

Darcilene já procurou diversos meios para acelerar a cirurgia, contudo, esbarra na fila de regulação, mecanismo que visa avaliar caso a caso, a real necessidade de urgência. O intento é fazer que casos mais urgentes ganhem maior celeridade, sendo encaminhado para o devido atendimento.

Questionei se o secretário de saúde do município de Alto Santo, Fernando Fernandes, já havia sido procurado pela família. O que foi nos informado que não, mas as pessoas de Aline e Genileuda, ambas profissionais de saúde, assim como a diretora do hospital local, Vanessa, já havia sido procuradas, mas não haviam obtido êxito pleno, no que tange a equacionar o problema, exatamente pela questão da fila de regulação.

Nas redes sociais, vídeo com Antônia Darcileide aos gritos, pedindo ajuda e demonstrando dores fortes, sensibilizaram centenas de pessoas. O vídeo está disponível na página do facebook leidinha.almeida.39 e no instagram @altosantoenoticia , que encabeçou esta luta, além de outras páginas da região

Ontem, a família entrou com uma ação na justiça, para tentar obter celeridade no atendimento a Antônia Darcileide. E a decisão deve sair em muito breve. Enquanto isso, conforme vídeo que circula nas redes sociais, a jovem senhora grita e grita de dor, como suplicio pelo incomodo que somente ela, sabe descrever.

Hoje, a família entrou em contato com o secretário de saúde de Alto Santo, Fernando Fernandes, que nos informou:

"Esta paciente está há 23 dias sob os cuidados do Hospital de Alto Santo. Estamos empenhados na sua regulação pra um outro nível de assistência. O quadro dela está sendo atualizado diariamente na Central de Regulação do Estado. A qualquer momento ela será transferida.

Toda assistência que está ao nosso alcance está sendo dada. Enfim, dependemos da disponibilidade de vaga nos hospitais de maior complexidade da rede estadual. Estamos dando toda assistência possível e focados nessa regulação.", afirmou Fernando Fernandes.


ATUALIZANDO ÀS 14:33

PACIENTE ESTARÁ SENDO TRANSFERIDA EM INSTANTE. VEJA AQUI

Um comentário:

  1. Infelizmente essa peregrinação se ver em vários municípios, as pessoas dependendo da solidariedade das pessoas em tirar um bilhete de rifa, de ação solidária para pagar cirurgias, enquanto as secretarias de saúde recebem recursos e deviam cuidar do povo. É muita humilhação aos mais pobres medigando para arrecadar recursos. Pena que quando chega as eleições o povo esquece, e também geralmente os nomes que se apresentam para representar o povo é cada um pior que o outro. Ninguém quer nada além, só que as gestões públicas cuidem das pessoas, especialmente os mais pobres que lhes falta tudo.

    ResponderExcluir

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.