MENU

RN POLITICA EM DIA 2012 ENTREVISTA:

terça-feira, 31 de janeiro de 2023

PESQUISA: CANDIDATO APOIADO POR ÁLVARO DIAS É O PREFEIRDO DOS NATALENSES PARA A SUCESSÃO 2024

Prefeito ainda não definiu quem vai apoiar em 2024, mas nome já larga na frente na preferência dos natalenses.

Pesquisa do instituto Exatus encomendada pelo jornal AGORA RN aponta que, faltando pouco mais de um ano e meio para o início do processo eleitoral de 2024 – quando os eleitores vão escolher novos prefeitos e vereadores –, o quadro ainda é de muita indefinição quanto à disputa da Prefeitura do Natal. No cenário espontâneo, quando o entrevistado pode citar qualquer nome ao ser perguntado, 50,78% apontam que não sabem em quem votar no próximo pleito para a Prefeitura do Natal e outros 17,18% dizem que deverão votar em branco ou nulo.

Porém, nos cenários de pesquisa estimulada, quando é apresentada uma lista de possíveis candidatos ao entrevistado, o cenário muda e uma liderança política mostra força: o atual prefeito, Álvaro Dias (PSDB), que não pode mais disputar a reeleição. Segundo a pesquisa Exatus, um nome apoiado pelo prefeito para a sucessão municipal (ainda não definido) seria o preferido dos natalenses.

Em um cenário com 10 possíveis candidatos, 22,82% responderam que votariam em um candidato apoiado por Álvaro Dias. Em segundo lugar, aparece o ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT), com 17,18%. Depois dele, vêm a deputada federal Natália Bonavides (PT), com 6,12%; o deputado em fim de mandato Rafael Motta (PSB), com 5,24%; e o policial militar reformado Wendel Lagartixa (PL), com 4,47%. O deputado federal eleito Paulinho Freire (União Brasil) tem 2,82%, seguido do comunicador Bruno Giovanni (sem partido), com 1,26%.

Os demais citados – a deputada estadual Eudiane Macedo (PV) e o secretário de Serviços Urbanos de Natal, Irapoã Nóbrega (MDB) – tiveram menos de 1%. Nesse cenário, 22,91% afirmaram que pretendem votar branco ou nulo, 11,07% não souberam e 4,85% não quiseram responder.

LEIA MATÉRIA COMPLETA AQUI

Fonte: Agora RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.