MENU

RN POLITICA EM DIA 2012 ENTREVISTA:

domingo, 27 de fevereiro de 2022

PUTIN COLOCA SISTEMA DE ARMAS NUCLEARES EM ESTADO DE ALERTA

Objetivo é dissuadir membros da Otan a entrarem no conflito; presidente russo disse que aliança militar faz "declarações agressivas" contra seu país.

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, subiu alguns degraus na escalada do conflito contra a Ucrânia, que chegou neste domingo, 27, ao seu quarto dia. Em meio aos apelos para que os países sentem para negociar um cessar-fogo, Putin mandou um recado aos aliados da Ucrânia na Otan de que não pretende tolerar que países do Ocidente se metam em sua guerra. 

Durante uma reunião transmitida pela TV estatal russa na manhã deste domingo, Putin ordenou aos seus chefes militares que coloquem o sistema de armas nucleares em estado de alerta máximo. Putin disse que, para além das sanções econômicas anunciadas recentemente, aliados da Ucrânia na Otan têm dado “declarações agressivas” contra o seu país. 

Putin não usou o termo nuclear em sua fala, mas a ordem foi para colocar as “forças de dissuasão” em modo de combate. Ou seja, ele mandou que o arsenal esteja pronto para o seu emprego efetivo.

“Vocês estão vendo que o Ocidente não está tomando apenas ações não amigáveis contra nosso país na área econômica. São ações ilegítimas que todos conhecem bem. Mas os oficiais sêniores dos países da Otan também estão dando declarações agressivas contra o nosso país. Dessa forma, eu ordeno que o ministro da Defesa e o chefe do Estado Maior transfiram as forças de dissuasão do exército russo para  o modo especial de serviço de combate”.

LEIA MATÉRIA COMPLETA AQUI 

Fonte: Lucas Vettorazzo/Veja

Foto: Thibault Camus/AFP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.