MENU

RN POLITICA EM DIA 2012 ENTREVISTA:

sexta-feira, 29 de outubro de 2021

GOVERNO E ENTIDADES DO RN APONTAM AUMENTO EM CASOS DE COVID E PEDEM ESFORÇO CONJUNTO

Preocupados com o aumento da taxa de ocupação de leitos em todo o estado do Rio Grande do Norte e também o aumento de casos Covid, representantes da sociedade e o governo do Estado do Rio Grande do Norte se reuniram e escreveram uma nota conjunta com medidas preventivas importantes no combate à pandemia. 

As prefeituras, os Ministérios Públicos e a Defensoria Pública têm acompanhado, nas duas últimas semanas, alterações do mapa do indicador composto evidenciando um aumento do número de casos em todo Estado. O indicador composto, parâmetro utilizado para dar cor ao mapa do RN tem mostrado o Estado mais amarelo e isso é um sinal de alerta para todos os potiguares. Além disso, está havendo, dia a dia, aumento da taxa de ocupação e do número de solicitações por leitos críticos no REGULARN.

De acordo com dados do Governo do Estado, no início de outubro, havia 164 pacientes internados, dos quais 108 não estavam vacinados. Ao todo, 64% das internações foram de pessoas não idosas que não estavam vacinadas. Hoje, a plataforma Regula RN aponta 46,2% de ocupação de leitos críticos no Rio Grande do Norte. 47,6% na região metropolitana, 38,6% na região Oeste e 58,3% na região do Seridó, que há poucos dias apresentava uma ocupação abaixo dos 10%. 

Diante disso, no dia 27 de outubro, reuniram-se, num momento de retomada do movimento "Pacto Pela Vida", o Governo do Estado, Prefeitos de vários municípios representados pela FEMURN, Ministério Público Estadual, Ministério Público Federal, Ministério Público do Trabalho, Defensoria Pública Estadual,  Procuradoria Geral do Estado, COSEMS e vários Secretários Municipais de Saúde, além das representantes das URSAP’s, para discutir estratégias de como fazer esse novo enfrentamento numa fase da pandemia em que é evidente que o principal ponto é o aumento da cobertura vacinal, ou seja, a aplicação da segunda dose da vacina, visto que o estado tem hoje 206.357 pessoas que não retornaram para garantir sua segunda dose. 

"Esse é o ponto mais importante em nossa discussão, devido a eficácia comprovada da vacinação. Somente com a vacina que conseguiremos atingir um patamar de controle da pandemia. Além disso, é importante ressaltar a importância do Passaporte Vacinal para acesso a ambientes e aglomerações que será a garantia de que as pessoas estejam vacinadas.", afirma Lyane Ramalho, secretária adjunta da SESAP. 

A nota convoca e reforça a importância da manutenção dos protocolos sanitários e completar o esquema vacinal. 

"O problema principal é aumentar a aumentar a cobertura vacinal, principalmente a da segunda dose da vacina, bem como ressaltar a importância do passaporte vacinal para acesso a ambientes de aglomerações. No RN, segundo a  plataforma RNMAISVACINAS, temos mais de 200 mil pessoas que não voltaram para fazer a sua segunda dose e é provado que o aumento do número de internações e ocorrência de óbitos estão relacionados, em boa parte dos casos, à ausência de imunização ou de completude do esquema vacinal ou ausência da 3ª dose de reforço", diz a nota.

Assinaram a nota a Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte, Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Norte, Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte, Ministério Público do Rio Grande do Norte, Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Norte, Procuradoria da Republica no Rio Grande do Norte e Defensoria Pública do Rio Grande do Norte.

Fonte: Tribuna do Norte

Foto: Evandro Leal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.