No dia de ontem, percorrendo as cidades de Tenente Ananias e Paraná, ambas no Oeste potiguar, deparamos com homens trabalhando na rodovia que liga os dois municípios. Mais precisamente na região que pertence ao território da "Terra dos Crediaristas".
Paramos e questionamos uma das pessoas que ali estava, sobre por que será que os tais tapa buracos são tão frágeis?
Perguntamos por que fazer o serviço de reparo (lembrando que muito mal feito em muitos casos), onde a ondulação do "remendo" sempre fica muito maior do que o nível do próprio asfalto. A surpresa da resposta foi hilária:
"A recomendação é economizar".
Ficando acima do nível, evidentemente é uma quantidade maior de material. Mas o grande segredo é a qualidade do material, conforme nos foi tido pelo presente ao local.
Ainda não satisfeito, interrogamos sobre por que somente os maiores são reparados, ficando os menores. a resposta foi mais "trágica' ainda.
"Acho que é para ter o que fazer, depois".
O lado bom da conversa, foi saber que o serviço era uma parceria da prefeitura de Tenente Ananias com o DER/RN. Máquinas e funcionários da prefeitura e o asfalto do DER. Contudo, a coordenação, ressaltamos, é por completo, do órgão estadual.
Critica-se quando entendesse necessário. Aplaudisse quanto merecedor é. Certíssima a atitude do governo municipal de Tenente Ananias, no intento de propiciar uma qualidade melhor de transitar-se por sua área territorial, em aceitar a parceria. Todavia, fica a observação que o valor do IPVA e outros impostos pagos por proprietários de veículos, fica totalmente om o o governo do estado, que deveria, ser digno ao ponto de ofertar rodovias que justificassem o montante que arrecadam.
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