MENU

RN POLITICA EM DIA 2012 ENTREVISTA:

quarta-feira, 7 de abril de 2021

PRODUÇÃO DE BIO-MANGUINHOS CHEGA A 900 MIL DOSES DE VACINAS ANTICOVID POR DIA

As duas linhas de produção da vacina contra Covid-19 no Bio-Manguinhos (Instituto de Biotecnologia em Imunobiológicos) já fabricam 900 mil doses por dia, segundo divulgou nessa 3ª feira (6.abr.2021) a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), à qual o instituto é vinculado. Nesse ritmo de trabalho, de 5 a 6 milhões de doses são produzidas por semana na Fiocruz.ebc Produção de Bio-Manguinhos chega a 900 mil doses de vacina anticovid por diaebc Produção de Bio-Manguinhos chega a 900 mil doses de vacina anticovid por dia

A vacina produzida no instituto é a desenvolvida pela farmacêutica AstraZeneca, em parceria com a Universidade de Oxford.

O próximo passo do escalonamento da produção será a entrada do 2º turno de trabalho, que elevará o número de doses fabricadas para 1,2 milhão por dia. Apesar do ritmo acelerado, todas as doses precisam passar por um rígido controle de qualidade, que dura cerca de 20 dias. No momento, 11 milhões de doses estão nesse processo, que é necessário para garantir que as vacinas são seguras e eficazes.

Entre a 1ª entrega da vacina AstraZeneca/Oxford produzida em Bio-Manguinhos, em 17 de março, e a última 6ª feira (2.abr), 4,1 milhões de doses já foram liberadas pelo instituto ao PNI (Programa Nacional de Imunizações). Outras 4 milhões de doses da vacina foram importadas prontas, em janeiro e fevereiro, da Índia, onde foram produzidas pelo Instituto Serum. Essas doses prontas também passaram por Bio-Manguinhos para checagens de qualidade e rotulagem em português.

A Fiocruz atualizou na 2ª feira (5.abr) o cronograma de entrega de vacinas ao PNI e divulgou que vai disponibilizar 18,4 milhões de doses até a semana encerrada em 1° de maio. Estão programadas as entregas de 2 milhões de doses da vacina nesta semana; mais 5 milhões, de 12 a 17 de abril;  4,7 milhões, de 19 a 24 de abril; e 6,7 milhões, de 26 de abril a 1º de maio.

A previsão é que as entregas cresçam em volume nos próximos meses e cheguem a 21,5 milhões, em maio; 34,2 milhões, em junho; e 22 milhões, em julho.

LEIA MATÉRIA COMPLETA AQUI

Fonte: Robson Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.