MENU

RN POLITICA EM DIA 2012 ENTREVISTA:

sábado, 3 de abril de 2021

GOVERNO DO RN RECOMENDA QUE MUNICÍPIOS GUARDEM VACINAS PARA GARANTIR 2ª DOSE

Os municípios do Rio Grande do Norte foram surpreendidos com uma “nota informativa” enviada pela Secretaria de Saúde na tarde de sexta-feira da Paixão.

Nota longa e detalhada para reforçar a importância da vacinação nos fins de semana e feriados.

Até aí, tudo bem…

O que deixou as Secretarias de Saúde municipais intrigadas foi a recomendação de não usar as novas doses recebidas para aplicação de primeira dose:
(…) contudo este quantitativo está diretamente associado com o quantitativo de doses recebida, assim como sua finalidade: primeira dose (D1) ou segunda dose (D2).
E continua…
Ressaltamos ainda que até o presente momento não há um cronograma fixado pelo Ministério da Saúde (MS) com datas, quantitativo  de doses a serem entregues e a finalidade de uso dessas doses, o que impossibilita a realização de planejamento antecipado de como se dará a operacionalização da vacina diante do recebimento de uma nova remessa de vacinas, assim, atualmente o planejamento do progresso da campanha de vacinação tem ocorrido em até 24horas da distribuição (até em menos tempo) das doses aos municípios, diretamente condicionado ao recebimento do Informe Técnico publicado pelo MS.
ÚLTIMA REMESSA VEIO TODA DESTINADA PARA 2ª DOSE 
Ao recebermos o Nono Informe Técnico do MS (em anexo) nos deparamos com o quantitativo  de doses remetido ao estado sendo praticamente todo destinado para uso como D2, sendo disponibilizados unicamente 1.306 doses ao público de 65 a 69 anos e 1.038 doses referente a forças de segurança e salvamento e forças armadas (Nota Técnica 297 – anexo 2).

Tendo conhecimento de que a distribuição dessas D1 aos municípios implicaria num pequeno volume de doses por município, a Sesap procedeu com a ampliação do volume de doses, dispondo de doses da reserva técnica, alcançando o montante de 5.390 doses, contudo, sabe-se que ao distribuir proporcionalmente esse quantitativo de doses aos 167 municípios ainda não é possível alcançar um quantitativo razoável para avanço na campanha de imunização.
A SESAP tem seguido as recomendações do MS e do PNI, sobre o uso adequado das doses para a sua finalidade, e NÃO orienta aos municípios a utilização da D1 (primeira dose) direcionada a um determinado grupo, como D2 (segunda dose). Tal conduta pode prejudicar a ampliação e garantia do acesso aos públicos prioritários que ainda não tiveram acesso à primeira dose.

É sabido que nesta distribuição o volume maior de doses recebidos pelos municípios destina-se a D2, e que está previsto o uso/aplicação apenas a partir  do meio da próxima semana.

ESPERAR NOVA REMESSA PARA GARANTIR 

Vale lembrar que ainda na próxima entrega da Butantan será também mais um quantitativo expressivo de D2 para fechar os 100% das 2a doses das D1 anteriormente enviadas.

Se utilizarem de outra forma não temos como assegurar D2, pois apesar de esperarmos a entrega do Butantan não há confirmação formalizada “.

O Documento foi  assinado eletronicamente por ALESSANDRA LUCCHESI DE MENEZES XAVIER FRANCO, Subcoordenadora de Vigilância Epidemiologia do RN.

DO TL 

PARANIMIM JA SUSPENDEU 1ª DOSE

Municípios como Parnamirim, na grande Natal, já suspenderam a vacinação que avançaria na faixa etária neste sábado.

Sem justificar, mas tudo faz crer que  em razão da determinação da Sesap ontem à  tarde vai impactar em reações como esta.

Natal continuou vacinando normalmente em seus Drives- Thru para pessoas maiores de 67 anos. E, até agora, NÃO HÁ qualquer previsão de suspensão.

Mossoró também segue vacinando idosos com mais de 64 anos.

Fonte: Laurita Arruda/Território Livre/Tribuna do Norte 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.