Segundo pesquisa do CIEE, em parceria com o Datafolha, três em cada quatro jovens aprendizes são efetivados nas empresas em que atuam.
A comemoração de Kassilly também é compartilhada por muitos outros jovens que estiveram na busca e conseguiram o primeiro emprego. A experiência é referendada por um levantamento feito pelo Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), responsável pela formação de jovens aprendizes. Segundo a pesquisa realizada em parceria com o Datafolha, três em cada quatro jovens que aderem ao programa são efetivados nas empresas em que atuam.
No Rio Grande do Norte, empresas têm se esforçado para que estes jovens sejam inseridos no mercado de trabalho ainda sem experiência profissional. Na JMT Service, instituição especializada na terceirização de mão de obra, os jovens aprendizes recebem suporte dos líderes de cada setor para que se destaquem na função a qual foi designada. "Essa é uma metodologia que usamos para que eles aprendam na prática sobre sua área de atuação, geralmente assistente administrativo. Isso também é importante para que estejam preparados para o mercado de trabalho como um todo, seja adquirindo conhecimentos técnicos ou sabendo se relacionar com os colegas no ambiente de trabalho", explica a gerente administrativa Jerlani Alves.
No programa Jovem Aprendiz, o participante dá expediente na empresa contratante por quatro dias e, uma vez por semana, participa de capacitação no CIEE, onde realiza diversas atividades sobre a área de atuação escolhida e desenvolvimento interpessoal.
Marcos Antônio dos Santos, de 21 anos, detalha que antes de ser efetivado como assistente administrativo não tinha proximidade com recursos de informática e que a experiência o tem ajudado a vencer a timidez. "Hoje em dia já sei fazer planilhas e, além disso, a rotina de trabalho me ajuda a superar a timidez", comemora.
João Victor Nunes, de 20 anos, que se prepara para cursar medicina, conta que a experiência como assistente administrativo o levará a voos mais altos. "A convivência com as outras pessoas e o dia a dia no ambiente trabalho é sempre muito importante e gratificante. A experiência do primeiro emprego irá me ajudar para tudo o que eu for fazer na vida, inclusive nas demandas da faculdade", frisa.
Para participar do programa Jovem Aprendiz, é necessário inscrever-se no site do CIEE.
Fonte: G1 RN
Foto: Divulgação


Nenhum comentário:
Postar um comentário
COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.