Este blog tem a imparcialidade como maior parâmetro para levar informação aos leitores. Muito obrigado por ser nosso parceiro. Que O GRANDE ARQUITETO DO UNIVERSO nos abençoe, perpetuamente. Whatsapp: (83) 999460031
MENU
RN POLITICA EM DIA 2012 ENTREVISTA:
segunda-feira, 30 de novembro de 2020
ALEXANDRIA: PELO SEGUIDO DIA SEGUIDO, NÚMERO DE CASOS DE CORONAVÍRUS AUMENTA NO MUNICÍPIO
MULHERES SÃO APENAS 12% DOS ELEITOS PARA PREFEITURAS DE TODO O PAÍS
As mulheres ocuparão apenas 12% dos cargos de prefeito a partir do ano que vem. Serão 655 mandatárias do sexo feminino, contra 4.782 do sexo masculino.
A taxa de representatividade também é baixa entre vice-prefeitos e vereadores: 898 dos vices são do sexo feminino (16%), contra 4.539 do masculino (83%).
Taxa semelhante à de vereadores, em que 9.055 são mulheres e 47.357 são homens.
Os dados são do TSE.
Fonte: Guilherme Amado/ EPOCA
SC: CATADOR ENCONTRA BEBÊ RECÉM NASCIDO EM LIXEIRA
De acordo com o Samu, que fez o resgate, a criança era
prematura, e teria nascido com aproximadamente 28 semanas de gestação. A menina
estava de barriga para baixo, respirando com um pouco de dificuldade, mas,
segundo os socorrista, não parecia estar lá há muito tempo.
Fonte: ISTOÉ
FALSA GRÁVIDA É PRESA COM MELANCIA RECHEADA DE COCAÍNA NA BARRIGA
A prisão foi feita pelo 23° Batalhão de Polícia Militar do Interior, quando o ônibus passava pela cidade de Guaratinguetá (SP), com destino ao Rio de Janeiro. A polícia recebeu uma denúncia de que havia uma passageira transportando drogas no coletivo.
SENADOR DIZ QUE PESQUISAS VIRARAM "NEGÓCIO, MANIPULAÇÃO PURA"
O senador Eduardo Girão (Pros), que coordenou a campanha de Wagner, lamentou:
“É muito triste. É um negócio que virou piada. A gente tem que acabar com isso, o Congresso tem que fazer alguma coisa em relação a essas divulgações de pesquisas, principalmente na véspera. Virou um negócio, uma manipulação pura.”
Girão acrescentou que o candidato do Pros enfrentou “a oligarquia, a máquina da prefeitura, do estado, da Câmara Municipal, da Assembleia Legislativa e uma ‘invasão’ de prefeitos aliados do PDT nos últimos dias”.
Fonte: O Antagonista
POLICIAL MILITAR É MORTO A TIROS EM TENTATIVA DE ASSALTO EM NATAL; PAI DELE TAMBÉM FOI BALEADO
Um policial militar foi morto a tiros por volta das 13h deste domingo (29) em uma tentativa de assalto na Praia do Meio, Zona Leste de Natal. O policial foi identificado como sargento Brito. Dois suspeitos foram presos poucas horas depois nas Quintas.
De acordo com a assessoria de comunicação da PM, o sargento estavam indo embora da praia, de carro, acompanhado do pai. Quando parou em uma faixa de pedestre, na Avenida Presidente Café Filho, na orla da Praia do Meio, o PM foi abordado por dois homens armados que queriam roubar o veículo.
"Ele esboçou uma reação e foi baleado", informou o tenente-coronel da PM Eduardo Franco. O sargento morreu no local, ainda dentro do carro. O pai dele também foi baleado e socorrido em estado grave para o Hospital Walfredo Gurgel, segundo a PM.
Poucas horas depois dois suspeitos de terem cometido o crime foram presos no bairro das Quintas. Um deles usava tornozeleira eletrônica.
De acordo com a Polícia Militar, o sargento Brito era lotado no 5º Batalhão e tinha mais de 20 anos de serviços prestados à segurança pública.
Fonte: G1
RN: POLICIAL DESCOBRE MORTE DA FILHA E DO GENRO AO ATENDER OCORRÊNCIA
Conforme o Comando de Policiamento Rodoviário Estadual, devido ao impacto, os jovens foram arremessados e morreram. Ao chegar no local do acidente, o sargento Góis foi surpreendido ao saber que as vítimas eram sua filha e seu genro.
“Infelizmente isso aconteceu, houve a colisão e a fatalidade. O sargento Góis estava de serviço, ao chegar ao local se deparou com a situação e reconheceu que era a própria filha e o genro, recém-casados”, contou o sargento Isaque ao Uol.
De acordo com a polícia, o motorista do caminhão fugiu sem prestar socorro. O local foi periciado e os corpos do casal foram encaminhados para o Instituto Técnico Científico de Perícia.
Fonte: ISTOÉ
DATAFOLHA E IBOPE TENTAM EXPLICAR ERROS GROSSEIROS
ÁGUA NOVA: DAQUI A 4 ANOS...
Explico:
Em 2018, quando da disputa da eleição suplementar, após cassação da então prefeita Rafaela Carvalho, o postulante oposicionista, Francisco Fábio, do MDB, alcançou 1.093 votos, na luta nas urnas contra Francisco Ronaldo.
No embate deste ano, Francisco Fábio voltou a disputar a chefia do executivo aguanovense, e chegou a 1.054 votos, mesmo Francisco Ronaldo, novamente seu adversário, exercendo o cargo por quase dois anos.
Ou seja, no próximo confronto, Ronaldo terá que ter um nome sólido para enfrentar o professor Fábio Araújo, caso este venha a ser postulante mais uma vez.
Motivos para pleitear pela terceira vez, o comando do município, ele tem de sobra. Afinal, apesar de ter aumentando a diferença para o gestor eleito, entre as duas oportunidades, o percentual de votantes que foram fiéis a ele, praticamente se manteve.
Em 2024, o candidato não será mais Francisco Ronaldo, e acrescente a isso o fato do prefeito ter um certo desgaste natural após mais 4 anos de mandato.
BARROSO DIZ QUE ABSTENÇÃO DE ELEITORES FOI MAIOR QUE O DESEJÁVEL
Com 100% das seções eleitorais apuradas, a abstenção dos eleitores foi de 29,50%, equivalente a 11,1 milhões de pessoas. Nas eleições de 2018, 2016 e 2014, o índice de eleitores faltosos ficou em torno de 21%.
Na avaliação do presidente, embora a abstenção tenha sido maior que o desejado, a realização das eleições em meio à pandemia, com a participação de 70,50% dos eleitores, merece ser celebrada.
“É um número maior do que nós desejaríamos, mas é preciso ter em conta que nós realizamos eleições em meio à uma pandemia, que já consumiu 170 mil vidas, e que muitas pessoas, com o compreensível temor de comparecem às urnas, deixaram de votar. Muitas por estarem com a doença, muitos por estarem com sintomas e muitas por estarem com medo”, afirmou.
De acordo com o balanço final das eleições, houve 3,89% (1 milhão) de votos brancos e 8.81% (2,3 milhões) de votos nulos.
LEIA MATÉRIA COMPLETA AQUI
Fonte: André Richter/Repórter da Agência Brasil
ACIDENTE NA ESTRADA ENTRE PARELHAS E EQUADOR, DEIXA 1 MORTO E 4 FERIDOS
As primeiras informações dão conta todos foram socorridos para o Hospital Municipal de Equador, mas, os mais graves, foram transferidos para Campina Grande.
Os dois carros “pegaram” fogo e as chamas queimaram o mato nas margens da estrada.
Segundo informações preliminares, um homem residente na cidade de Junco do Seridó-PB, na Região Metropolitana de Patos, de nome Jasiel, 30 anos, filho de Cidinha, morreu carbonizado.
Além disso, três mulheres e um homem ficaram feridos e foram socorridos para o Hospital de Emergência e Trauma da cidade de Campina Grande.
Veja o vídeo do acidente AQUI
Fonte: Blog Sidney Silva, com Heleno Lima/Folha Patoense
SERGIO MORO É CONTRATADO POR EMPRESA AMERICANA DE COMPLIANCE
Ele disse para o Valor:
“No setor privado brasileiro, principalmente depois da Lava Jato, houve um despertar das empresas, do setor empresarial brasileiro, em relação à necessidade de imprimir políticas de integridade e de compliance. Isso também decorre de um movimento internacional em prol da integridade”.
Ele disse também que o contrato inclui uma cláusula prevendo que ele não atue em casos que possam gerar conflitos de interesse.
A Alvarez & Marsal, de fato, tem em sua carteira de clientes a Sete Brasil, a Odebrecht e a Queiroz Galvão:
“O papel da Alvarez & Marsal não é de atuar em defesa dessas empresas. É buscar o aprimoramento, a reestruturação, em alguns casos, ou, às vezes, como se diz aqui, a adoção de políticas efetivas de conformidade. A Lava Jato teve esse efeito colateral também positivo de não só gerar uma expectativa de mudança no setor público mas de ser um motivador do setor privado para despertá-lo quanto a uma necessidade para qual deveriam ter despertado mesmo sem a Lava Jato.”
RESULTADO DE ELEIÇÕES MUNICIPAIS MUDA CENÁRIO POLÍTICO E ESQUENTA PROJEÇÕES PARA 2022
Eis o resumo do pleito municipal com o segundo turno das eleições, que levou milhões de brasileiros às urnas ontem, mas registrou também uma abstenção de quase 30% dos eleitores.
Siglas como MDB, DEM, PSD, PP saem vitoriosas da votação e vão governar cidades como Salvador, Porto Alegre, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e João Pessoa.
PSDB perdeu em total de municípios na comparação com 2016, mas conseguiu manter São Paulo e continua, assim, à frente da administração da capital e do estado mais populoso do país. A legenda governará o maior número de eleitores, no quadro municipal, ainda que nesse quesito o tamanho do ninho tucano também tenha encolhido.
E mesmo que com a campanha de Bruno Covas ofuscando João Doria, a vitória tucana na maior cidade do país dá sim ao governador paulista credenciamento para a clara pretensão dele de disputar a Presidência da República.
"O nome hoje do PSDB mais projetado a ser o candidato do partido é Doria, que saiu fortalecido dessas eleições, embora Bruno Covas não tenha se atrelado à imagem do governador nessa campanha, já que são de grupos diferentes no partido. Mas num projeto nacional, eles devem se unir. E devem se unir também a DEM e MDB.
LEIA A MATÉRIA COMPLETA AQUI
Fonte: Raquel Miura/ UOL
domingo, 29 de novembro de 2020
MÉDIA MÓVEL DE MORTOS POR CORONAVÍRUS NO ESTADO DO RIO CRESCE 80%
Até este sábado, a Secretaria de Estado de Saúde contabilizou 22.539 óbitos pela doença.
O número de mortes por coronavírus no Estado do Rio de Janeiro cresceu 80% na comparação com 15 dias atrás. Isso porque a média móvel de óbitos dos últimos sete dias foi calculada em 81, ou seja, é como se 81 pessoas tivessem morrido a cada dia da última semana por covid-19.O estado acumula, até este sábado (28), 352.760 casos confirmados e 22.539 óbitos por coronavírus, segundo informações da Secretaria de Estado de Saúde. Há ainda 355 óbitos em investigação. Entre os casos confirmados, 322.135 pacientes se recuperaram da doença.
O aumento no número de casos de contaminados por coronavírus gera impacto direto na rede pública de saúde. No município do Rio de Janeiro, 95% dos leitos de UTI do SUS estão ocupados. Já nas enfermarias da cidade, 72% das vagas estão preenchidas.
Fonte: O Globo
Foto: Gabriel de Paiva/Agência O Globo
PREFEITO ELEITO DE GOIÂNIA, MAGUITO VILELA, LUTA CONTRA CORONAVÍRUS
Eleito, Maguito Vilela continua intubado; filho comemora recuperação.
Maguito Vilela (MDB) venceu a eleição para prefeito de Goiânia, mas não pode comemorar. Ele está com covid-19 e foi internado há mais de um mês. Por isso quem comemorou a vitória foi o filho dele, Daniel Vilela, que disse que o pai está reagindo bem. Também foi divulgado um novo boletim médico sobre o estado de saúde de Maguito.De acordo com o hospital, Maguito está traqueostomizado, sedado e conectado a ventilação mecânica, mas tem "parâmetros satisfatórios de oxigenação" e "mantém a estabilidade hemodinâmica.
O prefeito eleito foi internado em 27 de outubro, teve uma pequena evolução, mas precisou ser intubado novamente no dia da eleição do 1º turno, em 15 de novembro.
O filho de Maguito revelou que, naquela data, foi o pior momento do pai. Mas segundo ele, a situação melhorou ao longo das últimas duas semanas.
"Ele está reagindo, está sendo muito bem assistido. Minha maior convicção é por saber que deus tem um propósito maior para ele. Não ganhamos essa eleição à toa", comemorou Daniel Vilela.
A mensagem publicada no Twitter, para divulgar o boletim médico, também foi de otimismo.
"Nosso amigo e guerreiro Maguito Vilela está vencendo a batalha contra a Covid-19 graças a Deus, suas orações e ao tratamento médico realizado pelo Hospital Albert Einstein, que divulgou neste domingo novo boletim médico. Maguito mantém a estabilidade hemodinâmica".
Fonte: UOL
Foto: Divulgação
Título Nosso
PREFEITA JEANE FERREIRA USA REDES SOCIAIS PARA COMUNICAR QUE CONTRAIU O CORONAVÍRUS
Desta forma, a gestora alexandriense está seguido todas as orientações da secretaria de saúde do munícipio, preconizada nas determinações do Ministério da Saúde, estando recolhida pelo período habitual.
Hoje, Alexandria registrou 08 novos casos de coronavirus, conforme divulgado pelo Boletim Epidemiológico municipal e reproduzido pelo RN POLÍTCA EM DIA.
Jeane Ferreira é o terceiro prefeito da e região, que comunicou está portando o vírus, nos últimos dias. No começo da semana, o prefeito de Viçosa, Antônio Gomes do Amorim também testou positivo, mas está recuperando-se muito bem.
ELEIÇÕES 2020: CINTHIA RIBEIRO, ÚNICA MULHER ELEITA PREFEITA DE CAPITAL BRASILEIRA
Hoje, com os resultados do 2º turno, constatou-se o feito, que assegura a necessidade da participação mais efetiva das brasileiras disputando cargos eletivos. Cinthia Alves Caetano Ribeiro, de 43 anos, fonoaudióloga, viúva e filiada ao PSDB, eleita no 1º turno, prefeita de Palmas, capital do Tocantins, com 36,24% dos votos validados, é a exceção.
Somente para lembra, dentre todos os estados os país, somente o Rio Grande do Norte elegeu uma governadora em 2018. Todos as demais unidades federativas têm como gestores, homens.
PREFEITO ELEITO MAIS JOVEM DO RN PARTICIPA DE MISSA EM AÇÃO DE GRAÇA
Paulo Henrique Bilinho Filho, com 21 anos de idade completados em 26 de agosto passado, que venceu o pleito de 15 de novembro com 51,01% dos votos validados, proporcionou uma das mais acirradas disputas dentre as 167 cidades potiguares. Foram apenas 60 votos de diferença.
O gestor a partir de 1º de janeiro, participou na última sexta-feira (27), de missa de ação de graças, que teve a participação do vice-prefeito eleito, Adaílton Peixoto e do atual prefeito Luiz de Haroldo, que é tio de Paulo Henrique.
ALEXANDRIA: NÚMERO DE CASOS CONFIRMADOS AUMENTA EM 160%. É A MAIOR ELEVAÇÃO DIÁRIA NOS ÚLTIMOS MESES
E, surpreendentemente, nas últimas 24 horas registrou-se um aumento em 160% dos casos confirmados. No Boletim de ontem, (28), contabilizava-se 05 casos notificados. Hoje, este número chega ao patamar de 13 pacientes com o vírus ativo.
Os 08 casos contabilizados hoje, são de pessoas do sexo masculino com idades de 34 e 42 anos. Já do sexo feminino, as pacientes têm idades de 32; 34; 37; 42; 47 e 58 anos.
A secretaria de saúde do município dispõe do Centro de Covid-19, instalado próximo ao Centro de Saúde, atendendo diariamente, de domingo à domingo, especificamente para aqueles que apresentarem sintomas da doença.
JOVEM DE 20 ANOS ESCREVE 500 PROJETOS DE LEI QUE VISAM A GARANTIA DOS DIREITOS DA POPULAÇÃO DE PAULISTA, NO SERTÃO DA PARAÍBA
O jovem Arlindo destaca que se preocupa com o bem estar populacional e deseja que as pessoas de sua cidade vivam bem e com dignidade. Para isso, ele enfatiza que a legislação municipal deve contemplar as necessidades populacionais.
Arlindo Alves de Farias, 20 anos, estudante de Direito pela Universidade Federal de Campina Grande e Professor de Redação por três anos consecutivos, redigiu 500 projetos de lei de acordo com a realidade de sua cidade no Sertão. Segundo Arlindo, o objetivo central dessa ação foi demonstrar que os estudantes devem estar preocupados com a realidade que está presente em seu entorno e, dessa forma, eles podem contribuir diretamente para uma política mais democrática e inclusiva.“Na política, é preciso que haja a participação de todos os cidadãos, seja por meio das redes sociais ou da inclusão populacional nos debates e centros de poder. Dessa forma, enquanto cidadão e ativista pela educação, acredito que só poderemos mudar as nossas realidades com o engajamento próprio e vontade de ver o nosso município crescendo, desenvolvendo-se e dando oportunidade para as gerações futuras”, destacou Arlindo.
Os projetos escritos pelo jovem estão direcionados às diversas áreas da administração pública municipal: esporte, educação, saúde, assistência social, agricultura, criança e adolescente, cultura, turismo, meio ambiente, idoso, fiscalização e obras. Arlindo menciona que a pretensão de estudar essas áreas e criar soluções para os problemas das mesmas surgiu já no Ensino Médio.
“Sempre fui um estudante preocupado com o meio à minha volta. Acredito que a busca pelo comum deve ser uma tarefa de todos, independente de sua posição político-partidária. O próprio economista paraibano Celso Furtado defendia que o progresso é fruto da cooperação governamental cidadã. Dessa forma, em um município como Paulista, esse pensamento não pode ser diferente. É preciso que haja a participação populacional em um setor como o legislativo que é crucial para a construção de leis adequadas para a cidade”, mencionou o jovem.
Arlindo finaliza dizendo estar feliz por poder contribuir para o desenvolvimento de sua terra e se diz otimista quanto às suas proposituras.
“Cada projeto foi escrito com carinho, dedicação e pensado na estrutura social, politica, econômica de nossa cidade. É preciso responsabilidade com cada ação que envolve o interesse público. Tendo em vista esse cenário, reforço o meu compromisso com a defesa principalmente, da educação publica, a qual é indispensável para diminuir cenários de pobreza e falta de instrução. Acredito que cada de um nós pode contribuir com uma parcela, ainda que pequena, do futuro de nossas gerações e o bem-estar social. Agradeço ao Portal pelo espaço concedido e finalizo com uma frase do sociólogo Betinho: “Só a participação cidadã é capaz de mudar um país”.
Fonte: Assessoria de Comunicação
"NÃO ENTREGUE AOS OUTROS O SEU DESTINO"
“Uma vez mais, venho pedir a todos os eleitores: não deixe de votar. Ajude a escrever este segundo e último capítulo das eleições de 2020. Além disso, vote consciente. Você estará decidindo o seu futuro, o futuro dos seus filhos e do seu país. Não entregue aos outros o seu destino”, afirmou Barroso.
O apelo foi feito durante pronunciamento em cadeia nacional de rádio e televisão.
Fonte: O Antagonista
REINO UNIDO DEVE COMEÇAR A VACINAR CONTRA O CORONAVÍRUS NOS PRÓXIMOS DIAS
O Reino Unido encomendou 40 milhões de doses do produto, que as análises preliminares mostraram 95% de eficácia em prevenir a doença entre os voluntários.
Normalmente, as vacinas eram normalmente autorizadas pela Agência Europeia de Medicamentos até o final da transição Brexit, em 31 de dezembro. No entanto, a Agência Reguladora de Medicamentos e Produtos de Saúde do Reino Unido (MHRA, na sigla em inglês) tem o poder de autorizar temporariamente os produtos, em casos de necessidade urgente.
Oxford e AstraZeneca publicaram resultados provisórios de eficácia no último dia 22. Eles mostraram que a vacina pode ser 90% eficaz quando administrada em meia dose seguida por uma dose completa.
Esses dados levantaram dúvidas, embora a MHRA tenha aprovado o uso do regime de meia dose e dose completa aplicadas em um dos grupos de voluntários do estudo.
O principal consultor científico do Reino Unido disse na quinta-feira (26) que os resultados provisórios mostraram que a vacina de Oxford funciona. "O resultado principal é que a vacina funciona e isso é muito emocionante", afirmou Patrick Vallance durante uma entrevista coletiva com o primeiro-ministro Boris Johnson.
Vacina de Oxford
O mesmo processo poderia ser aplicado à vacina desenvolvida pela AstraZeneca e pela Universidade de Oxford. Na sexta-feira (27), o governo britânico escreveu ao órgão regulador, pedindo que revisse a vacina AstraZeneca-Oxford.
A AstraZeneca espera que 4 milhões de doses estejam disponíveis no Reino Unido até o final de dezembro. O secretário de Saúde do país, Matt Hancock, busca iniciar a distribuição da vacina antes do Natal.
"Pedimos formalmente à agência reguladora que avalie a vacina de Oxford/AstraZeneca, para entender os dados e determinar se ela atende aos rigorosos padrões de segurança", disse ele em um comunicado.
A Rússia aprovou a sua vacina contra o coronavírus em agosto, mas o resultado não foi baseado em dados de testes em grande escala.
A BioNTech e a Pfizer submeteram no início do mês os dados da fase três da vacina que desenvolvem, que incluem mais de 43 mil voluntários, ao FDA, órgão regulador dos Estados Unidos.
Fonte: CNN
Foto: Dado Ruvic/Reuters
sábado, 28 de novembro de 2020
INSS MANTÉM PROVA DE VIDA SUSPENSA ATÉ O FIM DO ANO
Com isso, quem não fez o procedimento entre março e dezembro deste ano não terá o benefício bloqueado até o fim de janeiro.
O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) prorrogou até o o final deste ano o prazo de suspensão da prova de vida para aposentados e pensionistas. Isto significa que o pagamento dos benefícios não pode ser cancelado pela falta da prova de vida.A decisão será publicada no DOU (Diário Oficial da União) da próxima segunda-feira (30), em portaria que prorroga por mais duas competências (novembro e dezembro) a interrupção de bloqueios de pagamento por falta da prova de vida.
Com isso, quem não fez o procedimento entre março e dezembro deste ano não terá o benefício bloqueado até o fim de janeiro.
O INSS decidiu suspender a prova de vida para evitar que os idosos precisem se deslocar até o local da prova de vida, por serem considerados do grupo de risco para a covid-19.
Normalmente, os aposentados e pensionistas precisam comprovar que estão vivos uma vez por ano para continuarem recebendo os benefícios. O pagamento é cancelado para aqueles que não realizam a prova de vida na data estipulada.
A prova de vida está suspensa desde março deste ano e, devido à pandemia, foi prorrogada até outubro e agora até o final do ano.
Fonte: R7
Foto: Marcelo Gonçalves/Folhapress
ALEMANHA SE PREPARA PARA CAMPANHA DE VACINAÇÃO EM MASSA CONTRA CORONAVÍRUS
País deve preparar a vacinação de 450 mil habitantes de Berlim até a metade de dezembro. Centros de vacinação estão sendo criados em diferentes regiões da Alemanha.
As autoridades alemãs estão criando centros de vacinação em diferentes regiões do país. O objetivo é deixar tudo pronto caso a vacina criada pela Pfizer e a empresa alemã BioNTech seja aprovada pelas autoridades sanitárias em dezembro.Em Berlim, o hospital montado às pressas para receber os pacientes contaminados em março e abril está fechado e é um dos locais que deve ser utilizado para imunizar a população. Albrecht Broemme, especialista em missões humanitárias no exterior, deve preparar a vacinação de 450 mil habitantes da capital até a metade de dezembro.
O objetivo, diz, é realizar 20 mil injeções por dia. "A ideia é que cada pessoa fique cerca de 1h15 no local", declara. Segundo ele, serão necessárias duas doses. A campanha, disse, deve durar dois meses e apenas idosos e pessoas que pertencem ao grupo de risco, como diabéticos, obesos e hipertensos, serão imunizados.
Em seguida, as vacinas serão feitas pelos médicos em seus consultórios. Antes disso, o governo precisará organizar a logística em torno da conservação da vacina da Pfizer/BioNTech, que deve ser guardada a - 75 ºC, o que exige congeladores especiais.
Os centros de vacinação devem ficar abertos sete dias por semana, das 9h às 19h. O governo pretende convocar enfermeiros aposentados, estudantes de Medicina, recepcionistas e agentes de segurança para auxiliar na campanha. Mais de 300 pessoas já propuseram seus serviços espontaneamente.
Restrições podem continuar até março
Segundo o ministro da Economia, Peter Altmaier, as restrições para conter a propagação do vírus no país, que ganhou força nas últimas semanas, podem continuar até a Primavera. As medidas incluem o fechamento de bares e restaurantes e a limitação de participantes em reuniões privadas
"Temos três ou quatro longos meses de inverno pela frente. Tudo dependerá da chegada das vacinas, mas é possível que as restrições sejam prolongadas durante os primeiros meses de 2021", disse o ministro ao jornal Die Welt.
A Alemanha, considerada durante a primeira onda um exemplo de gestão, foi atingida com força pela segunda e registra mais de 15.500 mortes pela Covid-19, além de um milhão de casos confirmados. O estado-região da Renânia do Norte Westfalia, o mais populoso do país, é o mais afetado, com mais de 250.000 casos, à frente da Baviera, com quase 198.000 infectados, e de Bade-Wurtemberg (quase 143.000). Em Berlim foram registrados cerca de 62.000 casos desde o início da pandemia de Covid-19.
"Ainda temos que fazer esforços (...) o número diário de infecções ainda é muito alto", disse a chanceler Angela Merkel após sete horas de discussões com os líderes dos 16 estados regionais da Alemanha. Por enquanto, bares, restaurantes, centros culturais e esportivos terão que permanecer fechados por mais um mês.
Fonte: Pascal Thibaut - RFI/G1
Foto: Web
ISOLADO, BRASIL É ÚNICO PAÍS A APOIAR TRUMP NA ONU EM VOTO CONTRA OMS
Na semana passada, o voto ocorreu no Terceiro Comitê da Assembleia Geral da ONU. O texto original recomenda "o fortalecimento nacional e internacional da resposta ao impacto da pandemia sobre mulheres e meninas".
Mas, tendo anunciado sua ruptura com a OMS, o governo americano apresentou um projeto de emenda sugerindo que um parágrafo inteiro fosse eliminado do texto original. A Casa Branca queria que o texto que reconhecesse o papel central da agência de saúde fosse abolido.
O trecho vetado dizia que governos reconheciam "o mandato constitucional da Organização Mundial da Saúde de agir como autoridade de direção e coordenação do trabalho internacional no domínio da saúde, e reconhecendo o seu papel-chave de liderança no âmbito da resposta mais vasta das Nações Unidas".
Quando a proposta foi colocada à votação, 161 países votaram contra a emenda americana. Cinco países se abstiveram, entre eles nanicos da diplomacia internacional como Haiti, Lesoto e Tonga. Mas apenas um país em todo o mundo saiu em apoio ao governo Trump: o governo de Jair Bolsonaro. Cerca de outros 30 países não compareceram para o voto.
Nenhum outro aliado de Trump — incluindo Israel, Japão, Hungria, Polônia e outros — seguiu o caminho proposto pelos americanos.
Falando em nome de diversos governos de todos os grupos regionais, a diplomacia da Nova Zelândia criticou a emenda americana, alertando que ela ia contra o trabalho do Comitê e que minava os "princípios do multilateralismo".
LEIA MATÉRIA COMPLETA AQUI
Fonte: Jamil Chade/UOL
Foto: Alan Santos/PR