MENU

RN POLITICA EM DIA 2012 ENTREVISTA:

UPANEMA: PESQUISA "DESENHOU" O CENÁRIO POLÍTICO DA ANTIGA "CURRAL DA VÁRZEA"

No dia de ontem e hoje, pesquisadores visitaram centenas de residências nas zonas rural e urbana no município de Upanema, para traçar o panorama político de momento.

A pesquisa é para consumo interno e não será divulgada.

Faltando 46 dias para o pleito que escolherá prefeitos e vereadores em todo país, Upanema vivencia uma disputa entre dois nomes.

A oposição vem com Manoel Carlos de Oliveira, "Manezinho", dos quadros do MDB, que tem como candidato a vice-prefeito, Mário Lino Mendonça Neto, "Mário Neto".

Já o situação deseja manter o poder e disputa o embate com o nome do jovem Renan Mendonça Fernandes, "Renan", que é das fileiras do PL, que conta como companheiro de chapa, o vereador Carlos Alberto Costa Medeiros, conhecido "Carlinhos Garcia".


ALEXANDRIA: BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO DE 30 DE SETEMBRO

A secretaria de saúde de Alexandria, notificou mais um caso de coronavírus no município. Uma jovem de 17 anos. A mesma recebeu todas as orientações necessárias para o tratamento, assim como seus familiares, que estão em isolamento social.

CASOS DE CORONAVÍRUS AUMENTAM NO RN E OCORRERAM 09 ÓBITOS NAS ÚLTIMAS 24 HORAS

O número de casos confirmados com a Covid-19 nas últimas 24 horas volta a subir no Rio Grande do Norte com a notificação de 420 casos divulgados, em coletiva, pelo secretário estadual de saúde, Cipriano Maia no início da tarde desta quarta-feira (30).

“Um sinal de alerta”, disse ele que fez um apelo para a manutenção da vigilância e obediência aos protocolos de segurança em saúde emitidos pelo governo do estado por meio de decreto. “Desde a última semana de agosto que nós já devíamos ter uma aceleração do declínio que não vem ocorrendo, ela vem se mantendo em patamares do final de agosto quando deveríamos já ter acelerado essa queda”, alertou Cipriano.

Com esses novos casos, o acumulado atinge os 69.433. Houve um aumento de 438 casos suspeitos desta terça para quarta, contabilizando um total de 36.318. Subiu também o total de casos descartados, já são 143.424 pessoas testadas que tiveram o resultado negativo para a doença.

Cipriano relatou que o Comitê Científico acredita que o estado não passará por uma segunda onda, mas prevê um prolongamento da primeira. “Muitos países, estados estão vivendo a segunda onda ou se perguntando, Nós fazíamos esse debate ontem (29) no comitê, e aí, nós teremos segunda onda? Nós, possivelmente não, mas possivelmente teremos uma primeira onda mais alargada com oscilações”.

Nas últimas 24 horas, três pessoas morreram no estado vítimas da Covid-19, somados às seis que foram confirmadas hoje, um total de nove se acrescentam ao número de mortos decorrentes da doença no RN. Com isso, o quantitativo chega a 2.393. Outras 319 estão no aguardo da investigação da causa.

O índice de transmissibilidade geral está em 0,78 no estado, porém três regiões estão em alerta por ultrapassarem a faixa 1,0, consideradas pelo Comitê Científico em saúde, um nível adequado. Na região do Mato Grande, o indicador se encontra em 1.31, e em Trairi/Potengi está em 1,15, enquanto na região Metropolitana, cai para 1,07.

Fonte: Robson Pires




ALEXANDRIA: OPOSIÇÃO MARCA A 1ª PASSEATA PARA 03 DE OUTUBRO

O grupo oposicionista de Alexandria, realizará no próximo sábado, dia 03 de outubro, seu primeiro ato político, intitulado 1ª Passeata da Mudança.
Encabeçada pelo médico David Abrantes candidato a prefeito e seu candidato a vice-prefeito, professor Karli Robson, o bloco promete levar uma grande multidão as avenidas da Terra da Barriguda.

 

ANTÔNIO MARTINS: ADVOGADO JOÃO VENÂNCIO DESISTE DE CANDIDATURA PARA PREFEITO

O advogado João Venâncio, divulgou na manhã de hoje, em sua página de rede social, a desistência de forma oficial e definitiva, na campanha 2020, quando, com a chapa devidamente registrada, pleiteava o cargo de prefeito da cidade de Antônio Martins.

João Venâncio teria sido vítima de sequestro na quarta-feira da semana passada, no trecho de acesso a cidade de Pau dos Ferros e libertado na sexta-feira à noite, em Pereiro, no estado do Ceará.


Na nota, João Venâncio cite diversos motivos que formaram sua definição, em afastar-se do pleito 2020.



Abaixo, a NOTA NA ÍNTEGRA.



IRMÃOS DE 5 E 7 ANOS FICAM DIAS AO LADO DE CADÁVER APÓS MÃE MORRER EM CASA

Dois irmãos, de 5 e 7 anos, ficaram dias convivendo com o cadáver de sua mãe após ela passar mal e morrer em casa, no Texas, Estados Unidos. O caso só foi descoberto após professores dos garotos se preocuparem com a ausência deles nas aulas e chamarem a polícia. 

Connie Taylor, de 71 anos, caiu desmaiada na casa e os garotos tentaram usar o telefone para pedir socorro, mas eles não conseguiram desbloquear o aparelho. Sem os meninos aparecerem na escola desde o dia 21 de setembro, os professores do distrito escolar do norte do Texas não tiveram um retorno sobre os irmãos e decidiram chamar a polícia, que bateram na porta e foram informados pelas crianças que a mãe havia desmaiado e estava caída no chão.

Segundo o CBS DFW, o chefe de polícia da cidade de Talty, Bill Carmack, disse que as crianças não conheciam os vizinhos e estavam com medo de sair de casa. Ambos se alimentaram com a comida que encontraram na dispensa e da geladeira, mas que eles estavam saudáveis. 

Connie morreu de causas naturais, de acordo com a polícia. Ela havia finalizado recentemente o processo de adoção das crianças e tinha a custódia dos irmãos. Agora os garotos voltam aos cuidados do Serviço de Proteção à Criança. Porém, um dos filhos adultos de Taylor já trabalha para ter a guardas dos irmãos adotivos.

Fonte: UOL

Foto: Reprodução CBS




terça-feira, 29 de setembro de 2020

ALEXANDRIA: BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO DE 29 DE SETEMBRO

A secretaria de saúde de Alexandria, registrou 05 novos casos de coronavírus. Destes, 03 foram diagnosticados como IGG+, que ocorre quando o pessoa já teve o vírus e curou-se naturalmente.

Dois outros casos, estão ativos. São duas mulheres, ambas de 42 anos de idade. Todas foram orientadas ao tratamento domiciliar, assim como suas famílias.


PREFEITO DE MANAUS COGITA DECRETAR LOCKDOWN PARA EVITAR SEGUNDA ONDA DO CORONAVÍRUS

O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio, disse que gostaria de decretar lockdown na capital amazonense, pois ele entende que essa medida poderia ajudar a frear uma eventual "segunda onda" da Covid-19 na Cidade. Para isso, entretanto, Virgílio quer o apoio do governador do Amazonas, Wilson Lima.

"Gostaria de decretar lockdown, mas tem que ver com o governador. É coisa para ele entrar junto. Aceito o lockdown por entender que isso pode matar de vez a ameaça de uma segunda onda, que seria catastrófica", disse o prefeito, em entrevista à CNN Brasil.

Para Virgílio, a atuação do governo do Estado é fundamental para que o lockdown dê resultado. "Senão a decretação será desmoralizada por pessoas sem máscara ou que vão simplesmente sair na rua. É preciso cobertura policial para chegar a essa medida", afirmou.

Autoridades locais decidiram na última sexta-feira (25) proibir festas e reuniões de pessoas pelo período de 30 dias. Os horários de shoppings e restaurantes também foram restringidos.

Manaus foi uma das cidades brasileiras mais afetadas pela pandemia do novo coronavírus. Entre abril e maio, a Covid-19 fez com que os hospitais entrassem em colapso. Além disso, os cemitérios não conseguiam cavar covas com a rapidez necessária, por causa do grande número de mortes causadas pela doença.

Fonte: SantaPortal

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Arquivo Agência Brasil



CARRO BATE EM CICLISTA DURANTE PROTESTO POR SEGURANÇA NO TRÂNSITO EM NATAL

Manifestação aconteceu na noite desta segunda (28).

Um carro bateu em uma ciclista na noite desta segunda-feira (28) durante um protesto por mais segurança no trânsito em Natal. O acidente aconteceu na BR-101 e o motorista teve que rebocar o carro porque, segundo ele, a chave do veículo foi confiscada por outros ciclistas. A ciclista envolvida no acidente teve ferimentos leves e não precisou ser levada a um hospital.

O protesto começou no cruzamento das avenidas Salgado Filho e Bernardo Vieira e reuniu centenas de ciclistas. A manifestação aconteceu justamente depois do atropelamento de uma ciclista na última sexta-feira (25) na Avenida Engenheiro Roberto Freire. Na ocasião uma servidora pública de 39 anos foi atropelada enquanto pedalava na avenida e o motorista não parou para prestar socorro.

Na noite desta segunda (28), os manifestantes pediam respeito mútuo entre ciclistas e motoristas. A principal reivindicação é a instalação de uma faixa compartilhada na Avenida Engenheiro Roberto Freire - projeto semelhante ao existente na Avenida Prudente de Morais, onde não há acidentes há 4 anos.

"Só queremos respeito. A Roberto Freire é um trecho importante da cidade, liga a Via Costeira e a Rota do Sol, que também são muito utilizadas por ciclistas. A faixa compartilhada com os ônibus é a solução mais viável para evitar acidentes", disse Lucas Raniery, do bike clube Soltando o Freio, organizador do ato.

A Secretaria Estadual de Infraestrutura informou que na próxima quarta-feira (30) vai reunir o DER, Detran, a STTU e a empresa responsável pela sinalização na Roberto Freire para viabilizar a implantação da faixa compartilhada. A medida seria uma solução provisória até a construção da ciclovia definitiva prevista no projeto da nova Roberto Freire, obra prevista inicialmente para a Copa de 2014.

Fonte: Sérgio Henrique Santos - Inter TV Cabugi/G1



VOLTA AS AULAS APRESSADA É ANTESALA DO NOVO DESASTRE

Embora Doria tenha se diferenciado positivamente do governo federal ao não minimizar a gravidade da Covid-19 no início da pandemia, agora o governador recua no que diz respeito à volta às aulas. Pressionado por grandes corporações do setor, o governo estadual insiste em acelerar o retorno de alunos e professores às escolas mesmo sabendo que o estado não possui uma curva descendente da doença e já soma quase um milhão de casos comprovados. Só na cidade de São Paulo, já foram contabilizadas cerca de 34 mil mortes em decorrência da doença, o que faz da capital a segunda cidade do mundo em número de vítimas fatais.

Contrariando tal realidade, Doria e seu secretário de Educação, Rossielli Soares, reiteraram em entrevista coletiva na última sexta, 18 de setembro, a liberação da volta às aulas. O retorno às atividades teria início nas redes privada e municipais em todos os níveis de ensino a partir do dia 7 de outubro, mediante autorização das respectivas prefeituras, e a partir de 3 de novembro no ensino fundamental estadual, que compreende cerca de 500 escolas.

Ainda que o plano estadual indique a adoção de restrições, como a redução do número de alunos por sala, intervalos de aulas não coincidentes, exigência de equipamentos de proteção e álcool, e merenda não manipulada nas escolas, o governo não se responsabiliza por sua implementação, que ficará a cargo de cada prefeitura. Isso representa um risco sério à saúde da população, dado que atualmente boa parte das escolas da rede pública não possui condições de garantir o cumprimento das medidas, inclusive na capital, como aponta Guilherme Boulos, candidato à prefeitura pelo PSOL.

De acordo com Boulos, as escolas da rede pública, especialmente aquelas que estão localizadas em territórios periféricos e/ou empobrecidos, já sofrem com uma infraestrutura material precária, e não possuem nem mesmo equipamentos e materiais de higiene básicos. Os próprios edifícios de várias unidades, cuja arquitetura se assemelha mais a de presídios do que locais de aprendizado, possuem poucos espaços abertos e salas com ventilação adequada. Para piorar tal situação, com os cortes orçamentários que estão previstos, não seria possível garantir os recursos necessários para cumprir de forma mínima as medidas sanitárias que deveriam ser implementadas.

Fonte: Isa Penna/Carta Capital

Foto: Matheus Pereira/Gov BA



AUXÍLIO EMERGENCIAL: PAGAMENTO DOS R$ 300,00 DEVE COMEÇAR NESSA QUARTA-FEIRA PARA NÃO BENEFICIÁRIOS DO BOLSA FAMÍLIA

A Caixa Econômica Federal deverá começar a pagar a segunda etapa do auxílio emergencial de R$ 300 para quem não é beneficiário do Bolsa Família a partir dessa quarta-feira, 30 de setembro. Conforme ocorreu nos calendários anteriores, primeiro será efetuado o crédito em conta digital e só depois os valores serão liberados para saques e transferências para outras contas.

Uma portaria do Ministério da Cidadania com as datas deverá ser publicada em edição extra do Diário Oficial da União ainda nesta segunda-feira.

A partir do crédito na conta digital, os beneficiários poderão movimentar os recursos para pagar contas de concessionárias e boletos via aplicativo Caixa Tem.

Os beneficiários do Bolsa Família seguem outro cronograma, com liberação automática dos saques. A Caixa começou a efetuar a nova etapa do auxílio emergencial no dia 17 de setembro, de acordo com o Número de Identificação Social (NIS). As próximas próximas parcelas estão programadas para 19 de outubro, 17 novembro e 10 de dezembro para esse grupo.

Na segunda etapa do auxílio estão previstas quatro parcelas mensais no valor de R$ 300. Segundo estimativas do Ministério da Cidadania, cerca de seis milhões de beneficiários deverão ficar de fora por causa da fixação de critérios mais rígidos de aferição de renda na medida provisória que prorrogou o benefício. Até agora, foram beneficiados ao todo 67 milhões de pessoas.

Além disso, a MP estabelece que não será possível acumular parcelas. O pagamento começou em abril no valor R$ 600 por três meses. Em junho, o governo prorrogou o auxílio em mais duas parcelas no mesmo valor.

Com a MP, quem começou a receber em julho, por exemplo, prazo final para requerer o auxílio, receberá cinco parcelas de R$ 600 e mais uma de R$ 300. Em agosto, somente cinco de R$ 600, segundo o Ministério da Cidadania.

Fonte: Geralda Doca/Extra



segunda-feira, 28 de setembro de 2020

MINISTÉRIO PÚBLICO DENUNCIA FLÁVIO BOLSONARO E QUEIROZ POR "RACHADINHA" NA ALERJ

Senador é acusado de peculato, lavagem de dinheiro e de liderar organização criminosa.

Depois de mais de dois anos de investigação, o Ministério Público do Rio (MP-RJ) denunciou nesta segunda-feira ao Tribunal de Justiça do Rio o senador  Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ) e Fabrício Queiroz, subtenente da reserva da Polícia Militar e assessor do senador no período em que foi deputado estadual no Rio.

Flávio  foi apontado como líder da organização criminosa, e Queiroz, como o operador do esquema de corrupção que funcionava no antigo gabinete na Assembleia Legislativa. Ambos foram acusados pelos crimes de peculato, lavagem de dinheiro e organização criminosa. A denúncia possui cerca de 300 páginas.

A partir dos dados das quebras de sigilo bancário e fiscal, os promotores apontam que o senador usou, pelo menos, R$ 2,7 milhões em dinheiro vivo do esquema das rachadinhas. Os valores somam os três métodos pelo qual o filho do presidente Jair Bolsonaro "lavou" o dinheiro em espécie.

Em junho, Queiroz foi preso na casa do advogado Frederick Wassef, em Atibaia, no interior de São Paulo. Wassef era advogado de Flávio na investigação até aquele momento. Ele foi trazido ao Rio para cumprir a prisão em Bangu, mas um habeas corpus do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), permitiu que ele fosse para prisão domiciliar em seu apartamento na Taquara, na Zona Oeste do Rio.

A investigação do MP-RJ teve início em julho de 2018, depois que um relatório do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) identificou a movimentação atípica de R$ 1,2 milhão na conta de Queiroz.

Além disso, foi apontado no documento que oito assessores de Flávio faziam repasses para Queiroz, alémde estar assinalada a participação de integrantes da família do ex-assessor. Foram identificadas transferências e depósitos de Márcia Aguiar, Nathália e Evelyn Queiroz, mulher e filhas do subtenente.

Quando o MP-RJ avançou nas investigações, após a quebra de sigilo bancário e fiscal de 106 pessoas e empresas em abril de 2019, verificou provas de um esquema no qual assessores eram nomeados e tinham que devolver a maior parte de seus salários para Fabrício Queiroz. Muitos, inclusive, não atuavam efetivamente e eram "funcionários fantasmas".

O dinheiro era repassado por transferências, depósitos, mas também em espécie. Depois, segundo a investigação, o dinheiro era lavado e voltava para Flávio por meio de transações imobiliárias, na loja de chocolates e também no pagamento de despesas pessoais com dinheiro vivo, o que oculta a origem.

São 23 os ex-assessores citados em relatórios do Grupo de Atuação Especializada no Combate à Corrupção (Gaecc) do MP-RJ. Eles são divididos em três grupos. O primeiro, composto por 13 ex-funcionários, é o núcleo ligado a Queiroz, formado por seus familiares, além de vizinhos e amigos indicados por ele para o gabinete.

LEIA MATÉRIA COMPLETA AQUI

Fonte: Agência O Globo/Último Segundo

Foto: Pablo Jacob/Agência O Globo




CORONAVÍRUS: BRASIL TEM 14 ESTADOS COM TENDÊNCIA DE QUEDA NO NÚMERO DE MORTES

O Brasil registrou nas últimas 24 horas 16.412 novos casos e 385 novas mortes por Covid-19. Com isso, são 4.748.327 infectados e 142.161 vidas perdidas para o coronavírus desde o começo da pandemia, segundo o boletim das 20h do consórcio de veículos de imprensa desta segunda-feira.

A média móvel do número de mortes foi de 687, com variação de -15% em relação há duas semanas. Qualquer valor entre -15% e 15% indica estabilização. Desde 12 de agosto, o resultado do cálculo está abaixo de mil e, desde o dia 7 de setembro, abaixo de 800.

A média móvel faz uma média entre o número de mortes do dia e dos seis anteriores. Ela é comparada com média de duas semanas atrás para indicar se há tendência de alta, estabilidade ou queda. O cálculo é um recurso estatístico para conseguir enxergar a tendência dos dados abafando o "ruído" causado pelos finais de semana, quando a notificação de mortes se reduz por escassez de funcionários em plantão, impactando também os números das segundas-feiras.

O país tem três estados com tendência de alta na média móvel de óbitos: Amapá, Amazonas e Roraima. Em 14, além do Distrito Federal, a tendência é de queda: Acre, Alagoas, Ceará, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, São Paulo e Sergipe.

Nove unidades federativas têm tendência de média móvel estável: Bahia, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Tocantins.

O consórcio de veículos de imprensa é formado por O GLOBO, Extra, G1, Folha de S.Paulo, UOL e O Estado de S. Paulo e reúne informações das secretarias estaduais de Saúde. A iniciativa dos veículos da mídia foi criada a partir de inconsistências nos dados apresentados pelo Ministério da Saúde.

A pasta informou, esta noite, que foram contabilizados um total de 4.745.464 casos de Covid-19 e 142.058 mortes da doença no país. Nas últimas 24 horas, foram confirmados 13.155 novos casos e 317 mortes. Segundo estimativas do ministério, há 4.084.182 de pessoas recuperadas da doença no país.

Isolamento

Enquanto muitos brasileiros têm ‘furado’ a quarentena após quase sete meses de pandemia, lotando praias e bares, outros, por sua vez — ainda que em minoria — têm seguido à risca os protocolos desde março, mês em que os casos de Covid-19 começaram a aumentar no país. Reunimos três histórias de quem está seguindo de verdade o isolamento social e ajudando a controlar a disseminação da doença.

Fonte: Extra

Foto: Márcia Folleto/Agência O Globo



YUKO TAKEUCHI, ATRIZ DE "O CHAMADO", É ENCONTRADA MORTA AOS 40 ANOS

Segundo a BBC, a polícia investiga o caso e trabalha com a suspeita de suicídio.

A atriz japonesa Yuko Takeuchi foi encontrada morta em sua casa, em Tóquio. 

Segundo a BBC, a atriz de 40 anos foi encontrada pelo marido Taiki Nakabayashi. 

Yuko teve a morte confirmada em um hospital.

De acordo com a publicação, a polícia abriu uma investigação sobre a morte e a suspeita é de suicídio.

Popular no Japão, ela é conhecida por seu trabalho no filme “Ring: O Chamado” (1998), que foi adaptado por Hollywood como “O Chamado” (2002).

A atriz também participou da série “Miss Sherlock”, em 2018. Yuko Takeuchi levou por três anos o prêmio de Melhor Atriz pela Academia Japonesa.

Em um comunicado, a agência que representa a atriz se disse "chocada e triste com a notícia".

Fonte: G1

Foto: John MacDougall/AFP


PROJETOS AUMENTAM PUNIÇÃO PARA QUEM PRATICAR FRAUDE EM CANAIS ELETRÔNICOS

Na medida em que o brasileiro passa a usar cada vez mais os canais eletrônicos para realizar transações financeiras, em especial o e-commerce, tem crescido também o registro de fraudes envolvendo esse tipo de operação. Pesquisas apontam que com a pandemia de covid-19 e a adoção de medidas de isolamento, a população passou a recorrer ainda mais às plataformas digitais multiplicando também a ação de golpistas por esses canais. De acordo com pesquisa realizada pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), houve aumento de 70% nos registros de tentativa de golpe usando links com o nome dos bancos como isca para fisgar o consumidor e roubar dados. 

Preocupados com esse cenário, parlamentares apresentaram projetos que estabelecem desde o aumento da punição para quem pratica este tipo de crime como também sugere mudanças na legislação para agilizar o processo de investigação.

O autor de uma das propostas, senador Izalci Lucas (PSDB-DF), considera que a legislação brasileira é branda e não pune com severidade os golpistas. Para ele, o Brasil acaba se transformando em terreno fértil para os criminosos seguirem impunemente aplicando golpes, até mesmo em benefícios assistenciais, como o auxílio emergencial.

Apresentado por Izalci, o PL 4.554/2020 propõe alterações no Código Penal para fixar pena de reclusão de quatro a oito anos ao criminoso que praticar fraude por meio de dispositivo eletrônico ou de informática, conectado ou não à internet, com ou sem a violação de mecanismo de segurança, ou com utilização de programa malicioso. A pena ainda é prevista para os casos em que o condenado se vale de dados eletrônicos fornecidos pela vítima ou por terceiro induzido ao erro, seja por meio de redes sociais, contatos telefônicos ou envio de correio eletrônico fraudulento.

A pena será aumentada em um terço caso o crime seja praticado por meio de um servidor mantido fora do território nacional e de dois terços se for aplicado contra pessoa idosa.

De acordo com a pesquisa da Febraban, durante o isolamento social, as mensagens enviadas pelos golpistas para atrair a atenção dos brasileiros quase sempre mencionavam as palavras "covid", "auxílio" e "Caixa" — expressões que mais cresceram no período. Estima-se também que 600 mil fraudes foram praticadas somente no pagamento do benefício.

Para Izalci, o país precisa avançar e punir com rigor a prática desse crime que, segundo ele, já gerou prejuízos ao Brasil de aproximadamente R$ 1 bilhão além de perdas de poder aquisitivo e abalos emocionais às famílias brasileiras.

“O Jornal O Globo de 14 de julho informa inclusive que os cibercriminosos brasileiros estão expandindo suas atividades aplicando fraudes nos Estados Unidos, na Europa e na China. Líderes em segurança contra fraudes lamentam todo o esforço para combater esse tipo de crime enquanto a legislação considerar essa prática como um crime menor, cujas penas são muitas vezes substituídas por penas alternativas”, justifica o senador na apresentação do projeto.

LEIA MATÉRIA COMPLETA AQUI

Fonte: Agência Senado

foto: Pedro França/Agência Senado



POLÍCIA CIVIL: UM SERVIDOR QUE TEM FEITO HISTÓRIA

São 28 anos de serviços prestados na Polícia Civil do estado do Rio Grande do Norte. 12 destes somente na cidade de Alexandria. Inclusive, foi homenageado com o Título de Cidadão Alexandriense e por vezes, indicado a premiação dos "Destaques do Ano", como policial civil, em evento promovido pelo colunista social Marcos Almeida.

Raniere Fernandes tem tido um papel importantíssimo na elucidação dos casos mais relevância que ocorreram na abrangência da 8ª Delegacia Regional de Polícia Civil.

O delegado titular de Alexandria, Aroldo Chaves, expressou o quanto Raniere Fernandes tem sido necessário nas atividades da PC:

"Raniere é de fundamental importância para as investigações da 8ª DRP. Para quem observa seu serviço, não parece ter tantos anos de polícia e ter a idade que tem. Sempre pronto, não mede distância para atender as ocorrências para quais é convocado. Temos os menores índices de violência do estado. E isso, graças ao trabalho incessante de diversas pessoal, dentre estas, é obrigatório citar o papel de Raniene Fernandes", afirmou Aroldo Chaves.




A IMPUGNAÇÃO DE CLÁUDIA REGINA

A ex-prefeita Claudia Regina sofreu Ação de Impugnação de Registro de Candidatura (AIRC) em Mossoró. A ação foi impetrada pelo promotor Lúcio Romero Marinho, do Ministério Público Eleitoral (MPE).
Segundo a AIRC, "o termo final de sua inelegibilidade ainda não se esgotou, tendo em vista que a data das eleições do ano de 2012 (7 de outubro), e, no momento de informar a Justiça Eleitoral as suas condições de registrabilidade (condições de elegibilidade e não incidência das causas de inelegibilidade), é no momento do protocolo do requerimento do registro de Candidatura, que no caso, ainda não se expirou". Portanto, o promotor tem outro entendimento sobre definição do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de consulta sobre a inelegibilidade de políticos condenados por crimes eleitorais em 2012, provocada pelo deputado federal Célio Studart (PV-CE).
A candidata emitiu uma nota sobre o assunto:
É com surpresa que a coligação “Juntos por Mossoró” recebe a notícia de que o Ministério Público Eleitoral - MPE entrou com ação pedindo impugnação de registro de candidatura da democrata Cláudia Regina alegando “suspensão dos direitos políticos”, coincidentemente, à véspera do primeiro dia de campanha eleitoral.
A decisão julgada no dia primeiro de setembro de 2020 pelo Tribunal Superior Eleitoral – TSE autoriza a candidatura de Cláudia Regina. Neste sentido, a candidata manifesta seu respeito à atuação do Ministério Público, órgão de extrema importância para o exercício da democracia, ao passo que reitera sua plena confiança no exercício da Justiça e no transcurso propositivo da campanha eleitoral à Prefeitura de Mossoró. 

Fonte: Blog da Carol Ribeiro, com informações do Blog Carlos Santos
Foto: Web

"COMO PASTOR, EU TENHO MINHAS PRÓPRIAS CONVICÇÕES

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, voltou a se justificar sobre a declaração na qual ele atribui a homossexualidade de jovens “a famílias desajustadas”.
Em visita a Londrina, ele afirmou neste domingo que tem suas “próprias convicções” como pastor e que não queria ofender ninguém.
“Naturalmente eu tenho minha liberdade também de opinião e ali eu estava me referindo não propriamente aos adolescentes, mas às crianças. Eu respeito muito as opções como ministro de estado. Como pastor, eu tenho minhas próprias convicções. Mas, como ministro de estado, eu sou ministro de todos.”
Na última sexta-feira, a PGR pediu ao Supremo Tribunal Federal a abertura de inquérito sobre o ministro por suposta prática de homofobia.

Fonte: O Antagonista

NÚMERO DE ELEITORES ENCOLHE EM 40% DAS CIDADES DO PAÍS. TRÊS NOVOS MUNICÍPIOS, PORÉM, PODERÃO TER 2º TURNO

O eleitorado de quase 40% das cidades do país diminuiu desde as últimas eleições municipais, realizadas em 2016. Dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apontam que o número de eleitores encolheu em 2.190 cidades do país, incluindo cinco capitais. Em quatro municípios, o número se manteve o mesmo; já nos outros 3.374, houve aumento no eleitorado
Já o número de cidades com 200 mil eleitores ou mais e que, por isso, podem ter segundo turno nas eleições, passou de 92 em 2016 para 95 neste ano. As novatas de 2020 são Petrolina (PE), Paulista (PE) e Ribeirão das Neves (MG). A única capital do país que não atingiu a marca de 200 mil eleitores e que, por isso, não poderá ter segundo turno é Palmas (TO).

Fonte: Robson Pires


GTO DE APODI PRENDE DOIS HOMENS FORAGIDOS DA JUSTIÇA DO CEARÁ PORTANDO DUAS PISTOLAS

O GTO de Apodi com apoio da RP prendeu no inicio da tarde deste sábado (26), dois elementos foragidos da justiça e de alta periculosidade que estavam circulando no município em um automóvel.
Segundo informações repassadas ao portal radar apodiense, por volta das 12:30h o GTO de Apodi se encontrava realizando patrulhamento no município de Apodi, quando na BR 405 realizou a abordagem a um automóvel, tipo pick-up Strada, cor prata, placa QGM-8791/RN.
Durante a abordagem os policiais encontraram no interior do veículo 2 pistolas calibre 380, ambas municiadas com 02 carregadores cada, sendo uma das pistolas com a numeração raspada.
Os policiais realizaram uma consulta no sistema do Infoseg e descobriram que os nomes dos dois flagranteados Kelvis Lopes de Oliveira e Francisco Felipe Barbosa de Souza conhecido como "Felipe Neguin" constavam no sistema com vários crimes no estado do Ceará.
A polícia de Apodi entrou em com a polícia do Ceará e foram informados que Kelvis e Felipe já cometeram só no ano de 2020 mais de 20 homicídios na região de *Morada Nova*.
Existe ainda a suspeita de que o veículo apreendido seja clonado, e será investigado pela polícia a procedência do veículo.

Fonte: Instagram PMRN


MPE ACIONA A JUSTIÇA CONTRA CANDIDATO EM UPANEMA POR MOTOCARREATA

Os candidatos a prefeito e vice-prefeito do município de Upanema, respetivamente o advogado Renan Mendonça e o comerciante Carlos Medeiros, iniciam a corrida para suceder o prefeito Luiz Jairo (tio de Renan) respondendo uma representação eleitoral. Quem representou contra Renan e Carlos foi o Ministério Público Eleitoral, tomando como base o fato de que o prefeito Luiz Jairo e secretários, pessoalmente, “convidaram” e adotaram providências para realizar uma grande motocarreata em benefício dos dois.
O evento, que o MPE considera que foi propaganda política antecipada (a campanha só pode ser realizada a partir do dia 27), foi realizado no dia 16, após a convenção partidária que homologou a candidatura de Renan e Carlos no município de Upanema.
Para o MPE, a convenção partidária se transformou numa “grande carreata com show pirotécnico em Upanema” e isto fere o Art. 36, &3º, da Lei das Eleições.


ALEXANDRIA: HOMEM É ASSASSINADO NO BAIRRO ESTAÇÃO

Na noite de ontem, por volta de 9h10, um homem de nome Carlos César Ferreira Cabral, conhecido por "Cezinho", de 40 anos, residente na comunidade rural de Canudos, município de Bom Sucesso, Paraíba, foi assassinado com diversos tiros.

O homicídio deu-se ao lado do prédio da Estação, próximo a um espetinho que ali funciona.

Segundo informações, dois homens em uma motocicleta aproximaram-se da vítima e dispararam contra o mesmo, que teve morte instantânea.

No local foi encontradas inúmeras cápsulas de Pistola Ponto 40.

Após assassinarem Carlos César, ambos fugiram com destino ignorado.

O motivo ainda é desconhecido.




BOLSONARO ASSISTE INDIFERENTE AO TIRO QUE MICHELLE DEU NO PRÓPRIO PÉ

Ele tem medo de quê? 

O vídeo com a música “Micheque”, da banda de rock Detonautas, não parecia destinado a virar um campeão de audiência no Youtube quando ali foi postado no último dia 4. 
De autoria de Tico Santa Cruz, vocalista da banda, a letra da música foi inspirada pela descoberta de que Fabrício Queiroz depositou 89 mil reais na conta de Michelle Bolsonaro. 
Mas aí, na quinta-feira dia 25, a primeira-dama prestou queixa na Delegacia de Crimes Eletrônicos do Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC), em São Paulo.
Ela quer que sejam processados por calúnia, injúria e difamação todos os que passaram a chamá-la de “Micheque” nas redes sociais, inclusive os roqueiros da banda. Resultado?
Foi um tiro no pé. Até a quinta-feira, a sátira dos Detonautas somava quase 700 mil visualizações. No início desta madrugada, ultrapassou a marca de 1 milhão e 330 mil. Um sucesso!
Não foi a música que colou em Michelle o apelido de “Micheque”. O apelido foi replicado quase 9 milhões de vezes no Facebook, Twitter e Instagram entre 22 de agosto e 21 de setembro.
A banda apenas surfou na onda e se deu bem. O que espanta é que ninguém no governo, nem mesmo o presidente Jair Bolsonaro, tenha aconselhado Michelle a não fazer o que fez.
A ira da primeira-dama é justa. Ela nada teve a ver com o dinheiro depositado em sua conta. Foi usada. Ao que tudo indica, o dinheiro era um negócio particular entre Queiroz e seu marido.
Bolsonaro poderia ter poupado a mulher do constrangimento a que se vê exposta. Por que não se apressou em esclarecer o motivo pelo qual Queiroz depositou 89 mil reais na conta dela?
Que tipo de vantagem política imagina extrair da iniciativa que teve Michelle de procurar a polícia? Por que insiste em permanecer calado? Está com medo do quê? 

Fonte: Ricardo Noblat/Veja 
Foto: Isac Nóbrega/PR